Tartaruga: animal símbolo da longevidade. Lendas e Significados

  • atualizado: 
tartaruga

A tartaruga é um animal com muitas qualidades, embora aparente lentidão e passividade, ela é tenaz, forte e longeva, por isso, é considerada pelos místicos, símbolo de resiliência, nos passando o seguinte ensinamento: Mesmo devagar, siga em frente...O importante é a persistência!

Esse animal é uma criatura que transmite sabedoria, pois, instintivamente, sabe a hora de se recolher ou de se atirar de uma situação.

Para conhecer melhor os predicados desse animal e as lendas e significados que o envolvem, serão mostrados neste conteúdo, os seguintes aspectos:

1. Etimologia da palavra tartaruga

A palavra "tartaruga" vem do latim - Tartaruca, da qual derivou - Tartaroukhos (no grego): que significa: Ocupa o Tártaro ( mundos subterrâneos), provavelmente, devido ser uma criatura rastejante e no Inverno se esconderem dentro da terra.

2. Lendas sobre a tartaruga

Seguem, de forma sintetizada, algumas passagens de lendas envolvendo a tartaruga:

2.1. Lenda indígena norte-americana

Existe uma lenda sobre a tartaruga proveniente dos nativos americanos e que se relaciona à criação do mundo, que conta a seguinte história:

Em um longínquo tempo, deuses, seres humanos e animais viviam no céu, em comunhão.

Um dia, um dos habitantes do céu, observando uma árvore, percebeu que as raízes atravessavam as nuvens e absorviam nutrientes de um oceano.

Sabendo disso, a tartaruga conclamou todos os animais para uma assembléia geral e solicitou aos presentes que fossem procurar a terra que alimentava as raízes daquela a árvore. O primeiro a iniciar essa missão foi o castor que nadou, nadou e não conseguiu alcançar esse objetivo, o mesmo aconteceu com a lontra.

O sapo, conseguiu trazer um pouco da terra e colocou na carapaça da tartaruga.

Daquele pequeno monte de terra foi se formando uma ilha que, lentamente, foi crescendo e deu origem ao planeta Terra.

2.2. Lenda Grega

Um dia, a ninfa Quelone ousou zombar de Zeus (deus dos gregos).

Ela acabou sendo punida pelos deuses do Olimpo. Foi atirada ao mar, sendo transformada em uma tartaruga e tendo que carregar sua própria casa nas costas.

3. Simbolismos da tartaruga

Os maias, consideravam a tartaruga como símbolo da Criação do Mundo, sendo sua carapaça a representação da abóbada celeste.

Os índios norte-americanos tinham na tartaruga a representação do mundo acima e abaixo de nós, é uma espécie de totem da criação da Terra.

Os chineses possuem uma lenda que conta sobre uma tartaruga marinha, na qual em sua carapaça repousa a Terra.

Na Mongólia, a tartaruga é símbolo da eternidade e grandes imperadores foram representados tendo a figura desse animal ao lado deles.

Na cultura Maori, a tartaruga está associada aos seguintes aspectos: família, fertilidade e prosperidade.

Para os japoneses, a tartaruga é símbolo de felicidade, sorte e imortalidade.

No Xamanismo, a simbologia da Tartaruga, como animal de Poder, está associada à Mãe-Terra, à longevidade e à proteção.

Nos ensinamentos dos indígenas xamânicos, a tartaruga é o mais antigo símbolo do planeta Terra. Como símbolo xamânico representa estabilidade.

Assim como a tartaruga, devemos nos centrar em nossa caminhada, seguindo com equilíbrio, entre movimento e repouso.

A tartaruga alterna sua existência entre a água (emoções e intuição) e a terra (razão e sabedoria), isso nos ensina a fluir em harmonia em todas situações e desafios da Vida.

Esse animal evoca estabilidade, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria, organização, construção, foco e proteção.

Em sonhos, ver uma tartaruga pode ser um aviso de que devemos ir mais devagar, sem ansiedade, mantendo a serenidade e a paciência.

4. A fábula - A Lebre e a Tartaruga

Neste vídeo é ilustrada a fábula de Jean de La Fontaine, em que a lebre era a vencedora invicta de todas as corridas, sempre muito ágil e veloz.

Vencia cada corrida, colecionando, muitos troféus, prêmios e recompensas. De tanto ganhar, a corrida não era tão desafiante.

Ela participava das competições, certa da vitória.

Um dia, apareceu a tartaruga querendo participar de uma corrida. A lebre já se considerada vitoriosa, por ser a única que vencia as corridas e porque sabia que a tartaruga era muita lenta. Convencida de sua vitória a lebre não treinou e, ainda, chegou atrasada na competição.

Quando foi dado o sinal de largada, a lebre saiu em disparada e bem distante da tartaruga, resolveu parar para descansar, encostada em uma árvore que encontrou pelo caminho.

Ela estava tão confiante, que relaxou e dormiu. Enquanto a lebre roncava, a tartaruga a alcançou e quando a lebre acordou, a tartaruga já estava na linha de chegada! A lebre correu desesperada, mas já era tarde demais!

A tartaruga venceu a corrida e deixou a lição que:

Siga em frente, mesmo que seja devagar! Não esqueça do objetivo. Perde oportunidades, quem se acomoda na zona de conforto.

A lebre que tinha tudo para vencer, foi derrotada pelo seu comodismo e arrogância.

A tartaruga, com seu exemplo, mostrou que o que mais vale não é a velocidade para alcançar um objetivo, mas a constância de propósito para torná-lo realidade!

Sobre outros significados, talvez te interesse ler também:

LOUCOS POR UNICÓRNIO! AQUI O SIGNIFICADO ESPIRITUAL

HAMSÁ – A LENDA E O SIGNIFICADO DA MÃO DE FÁTIMA

ÁRVORE DA VIDA - OS SIGNIFICADOS CELTA E BÍBLICO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!