Tartaruga: símbolo da longevidade. Veja lendas e significados


A tartaruga é um animal com muitas qualidades. Embora aparente lentidão e passividade, ela é tenaz, forte e longeva, por isso, é considerada pelos místicos, símbolo de resiliência e longevidade. Conheça todos os predicados desse animal, as lendas e significados que o envolvem.

O maior ensinamento da tartaruga é: mesmo que devagar, siga em frente… o importante é a persistência!

Esse animal é uma criatura que transmite sabedoria pois, instintivamente, sabe a hora de se recolher ou de se atirar em uma situação.

Etimologia da palavra tartaruga

A palavra “tartaruga” vem do latim – Tartaruca, da qual derivou – Tartaroukhos (no grego): que significa: Ocupa o Tártaro ( mundos subterrâneos), provavelmente devido ao fato de ser uma criatura rastejante.

Lendas sobre a tartaruga

Seguem, de forma sintetizada, algumas passagens de lendas envolvendo a tartaruga:

Lenda indígena norte-americana

Existe uma lenda sobre a tartaruga, proveniente dos nativos americanos e relacionada à criação do mundo, que conta a seguinte história:

Em um longínquo tempo, deuses, seres humanos e animais viviam no céu em comunhão.

Um dia, um dos habitantes do céu, observando uma árvore, percebeu que as raízes atravessavam as nuvens e absorviam nutrientes de um oceano.

Sabendo disso, a tartaruga conclamou todos os animais para uma assembléia geral e solicitou aos presentes que fossem procurar a terra que alimentava as raízes daquela a árvore. O primeiro a iniciar essa missão foi o castor que nadou, nadou e não conseguiu alcançar esse objetivo. O mesmo aconteceu com a lontra.

O sapo, conseguiu trazer um pouco da terra e colocou na carapaça da tartaruga.

Daquele pequeno monte de terra foi se formando uma ilha que, lentamente, foi crescendo e deu origem ao planeta Terra.

Lenda Grega

Na mitologia grega, Quelone foi uma ninfa.

Um dia, convidada para o casamento de Zeus, Quelone ficou com preguiça de ir à cerimônia e decidiu ficar em casa.

Como castigo, Hermes atirou ela e sua casa em um lago, transformando ambos em um ser que carrega sua casa mas costas.

Seu nome foi homenageado na ordem Chelonia, da qual fazem parte tartarugas, cágados e jabutis.

Simbolismos da tartaruga

Os maias consideravam a tartaruga como símbolo da Criação do Mundo, sendo sua carapaça a representação da abóbada celeste.

Os índios norte-americanos tinham na tartaruga a representação do mundo acima e abaixo de nós. É uma espécie de totem da criação da Terra.

Os chineses possuem uma lenda que conta sobre uma tartaruga marinha, na qual em sua carapaça repousa a Terra.

Na Mongólia, a tartaruga é símbolo da eternidade e grandes imperadores foram representados tendo a figura desse animal ao lado deles.

Na cultura Maori, a tartaruga está associada aos seguintes aspectos: família, fertilidade e prosperidade.

Para os japoneses, a tartaruga é símbolo de felicidade, sorte e imortalidade.

No Xamanismo, a simbologia da tartaruga, como animal de poder, está associada à Mãe Terra, à longevidade e à proteção.

Nos ensinamentos dos indígenas xamânicos, a tartaruga é o mais antigo símbolo do planeta Terra. Como símbolo xamânico, esse animal representa estabilidade.

Assim como a tartaruga, devemos nos centrar em nossa caminhada, seguindo com equilíbrio entre movimento e repouso.

A tartaruga alterna sua existência entre a água (emoções e intuição) e a terra (razão e sabedoria), isso nos ensina a fluir em harmonia em todas situações e desafios da Vida.

Esse animal evoca estabilidade, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria, organização, construção, foco e proteção.

Em sonhos, ver uma tartaruga pode ser um aviso de que devemos ir mais devagar, sem ansiedade, mantendo a serenidade e a paciência.

A fábula – A Lebre e a Tartaruga

O vídeo conta a fábula de Jean de La Fontaine, em que a lebre era a vencedora invicta de todas as corridas, sempre muito ágil e veloz.

A lebre vencia toda corrida, colecionando muitos troféus, prêmios e recompensas. De tanto ganhar, a corrida não era tão desafiante para ela que participava das competições certa da vitória.

Um dia, apareceu a tartaruga querendo participar de uma corrida. A lebre já se considerava vitoriosa por ser a única que vencia as corridas e porque sabia que a tartaruga era muita lenta. Convencida de sua vitória a lebre não treinou e, ainda, chegou atrasada na competição.

Quando foi dado o sinal de largada, a lebre saiu em disparada e bem distante da tartaruga, resolveu parar para descansar, encostada em uma árvore que encontrou pelo caminho.

Ela estava tão confiante, que relaxou e dormiu. Enquanto a lebre roncava, a tartaruga a alcançou e quando a lebre acordou, a tartaruga já estava na linha de chegada! A lebre correu desesperada, mas já era tarde demais!

A tartaruga venceu a corrida e deixou a lição que:

Siga em frente mesmo que devagar! Não se esqueça do objetivo.

Quem se acomoda em sua zona de conforto perde oportunidades.

A lebre que tinha tudo para vencer, foi derrotada pelo seu comodismo e pela arrogância.

A tartaruga, com seu exemplo, mostrou que o que mais vale não é a velocidade para alcançar um objetivo, e sim a constância de propósito para torná-lo realidade!

Sobre outros significados, talvez te interesse ler também:

Loucos por unicórnio: conheça seu significado espiritual

Hamsá: a lenda e o significado da Mão de Fátima

A árvore da vida: os significados celta e bíblico

A Lua e seus Muitos Significados

A linguagem das flores e o significado de cada flor 

Significado do nome DAVI, origem e curiosidades

Conheça o incrível significado da palavra CORAGEM

Olho de Hórus, o olho que tudo vê! Descubra seu Significado




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Ray
    Publicado em 17/02/2021 às 9:30 pm [+]

    Eu tive um professor quê eu sempre falava más professor eu tenho dificuldades de assimilar os assuntos da faculdade tem pessoas na sala quê me acham lenta não sei se tenho capacidade de concĺuir essa faculdade de enfermagem depois dos quarenta anos aí ele me olhou em no dia em quê estávamos em aula prática no laboratório e disse ,eu quando estava na faculdade tinha uma amiga quê sempre terminava os exercícios sempre por último moral da história essa amiga concluiu a faculdade fez pós graduação coisa quê ele ainda não tinha feito aí ele me falou você é uma tartaruguinha vá dê vagarrinho e sempre sem para quê iráchega lá no seus objetivos, hoje a tartaruguinha concluiu à faculdade de enfermagem, já está no estágio de pós graduação de urgência e emergência tenho orgulho de ser uma tartaruguinha isso devo os conselhos e conversas do meu professor quê me mostrou quê as tartaruguinhas são capazes de chegar à qualquer destino


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:04 am [+]

    Que história linda inspiradora. Agradecemos teu comentário <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...