Série fotográfica mostra a beleza do Povo Maoris


A cultura Maori é parte integrante da Nova Zelândia, pois é este o seu povo nativo. Jimmy Nelson, fotógrafo britânico, mostra toda a beleza deste povo de estirpe e língua polinésia em incríveis fotografias.

Altos, morenos e fortes, fisicamente muito parecidos com o polinésios, mas únicos pelas suas características de origens melanésia que dos povos de línguas papuas. Os Maoris se estabeleceram na Nova Zelândia entre os séculos IX e XIII.

Segundo a tradição, eles chegaram àquela que eles chamam de Aoteroa, a “Nova Terra”, com sete canoas liderados pelo líder Kupe, depois de uma longa e difícil navegação.

A sociedade maori é dividida em tribos, clãs e famílias. Cada tribo tem um líder (ariki), sacerdotes (tohunga), nobres (rangatira), guerreiros (Tutuá) e escravos. Os maoris vivem em aldeias que anteriormente eram fortificadas.

“Definir os aspectos da cultura tradicional maori significa falar sobre arte, dança, lendas, tatuagens e comunidades. Embora a chegada dos colonos europeus no século XVIII tenha tido um impacto profundo na vida dos Maoris, muitos aspectos da sociedade tradicional deles sobreviveram no século XXI”, disse Nelson que conseguiu captar a essência deste povo através de suas lentes fotográficas.

Leia também: HAKA NEOZELANDESA: DANÇA, GRITO DE ALMA, CULTURA DE UM POVO

Atualmente, os Maoris, concentrados na Ilha do Norte, são cerca de 300 mil habitantes e o fotógrafo Jimmy Nelson quis documentar este povo maravilhoso antes que eles desapareçam. Suas fotos encerram a beleza dos Maoris e de outros povos em seu livro “Before the pass away”, com o objetivo de capturar a vida das tribos em extinção.

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

foto maori

Fonte fotos




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...