Margarida, a flor do amor! Descubra seu verdadeiro significado


A flor do bem-me-quer, mal-me-quer, a flor do amor. A margarida (Leucanthemum vulgare) na verdade não é uma flor e sim uma inflorescência, o que significa que cada pétala sua, é uma flor! Vamos conhecer o significado desta flor tão conhecida e que fez parte da infância de todo mundo?

Conhecida pelos nomes populares de bem-me-quer, bonina, margarida, margarita, margarita-maior, malmequer, malmequer-maior, malmequer-bravo ou olho-de-boi, a margarida é da mesma família (Asteraceae) do crisântemo, das dálias e do girassol.

A MARGARIDA NA HISTÓRIA

Esta flor tem origens muito antigas e assumiu uma série de significados, geralmente positivos, ao longo dos séculos.

Acredita-se que as margaridas existam há muito tempo, desde pelo menos 2.200 a.C.  Os antigos egípcios cultivavam essas flores com propósitos medicinais, pois eram usadas para aliviar dores de úlcera estomacal, gota e febre.

O chá de margarida é considerado um remédio natural por usas propriedades adstringente (secante), anti-inflamatória, expectorante, calmante e diurética. Sendo usado para tratar tosse, bronquite, distúrbios do fígado, dos rins, inchaço e como “purificador do sangue”.

A flor também era usada para limpar e curar ferimentos, baixar a febre e para disfarçar os cabelos brancos.

Na língua inglesa antiga, a margarida (Daisy) era chamada de “olho do dia” (day’s eye) porque suas pétalas se fecham sobre seu centro amarelo à noite e reabrem durante o dia.

A expressão “fresco como uma margarida” vem daí,  e significa que alguém teve uma boa noite de sono.

Ainda por causa do nome, na medicina popular antiga, acreditava-se que a margarida tinha poderes de cura para doenças oftálmicas.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA MARGARIDA

Como as margaridas são flores compostas que se misturaram em completa harmonia, então, seu principal significado é o amor verdadeiro.

Os apaixonados retiram suas pétalas em busca de uma resposta (bem-me-quer ou mal-me-quer?) na esperança de que seus corações de amantes encontrem reciprocidade de sentimento.

Presentear margaridas a uma pessoa significa prometer-lhe um amor fiel e verdadeiro.

OUTROS SIGNIFICADOS

Dúvida e Reflexão

A margarida também simboliza reflexão (bem-me-quer ou mal-me-quer?) e neste caso, presentear uma pessoa com um buquê de margaridas pode querer dizer que você não está certo de corresponder ao amor esperado pela outra pessoa.

Na Idade Média, as mulheres apaixonadas por seus cavaleiros, colocavam uma coroa de margaridas em torno aos escudos de seus amados; e quando queriam aceitar uma proposta de casamento, elas colocavam na cabeça uma coroa de margaridas.

Leia mais:

Inocência e Pureza

De acordo com uma antiga lenda celta, quando uma criança morria, Deus espalhava margaridas sobre a terra para trazer conforto à dor da perda. Desde então, estas flores foram associadas à inocência e à pureza.

Novos Começos

De acordo com a mitologia nórdica, a margarida é a flor sagrada da deusa do amor, da beleza e da fertilidade. Por isso, simboliza o parto, a maternidade e os novos começos. É uma ótima opção de presente para dar as boas-vindas a um novo bebê!

SIGNIFICADOS DAS CORES DAS MARGARIDAS

Embora sejam mais famosas na versão branca, margaridas podem ser amarelas, rosas, vermelhas e lilases.

As cores das flores têm um significado à parte:

Margaridas brancas

A flor branca representa a pureza, de corpo e de espírito, a inocência, a sensibilidade, a infância e a juventude, o amor, a virgindade e também a paz, a bondade e o afeto.

Margaridas rosas

A cor rosa está para o amor e a juventude, a gentileza e o romance. Também simboliza a energia feminina. Portanto, flores cor-de-rosa são ótimas para presentear qualquer mulher que você admire.

Margarida azul e lilás

Lealdade e confiança, são cores ideais para presentear amigos e pessoas leais. As margaridas azuis  são muito raras de encontrar, mas não impossíveis. Eles se parecem muito com as ásteres, que na verdade são suas parentes.

As cores em tons lilases representam espiritualidade, conexão com o universo, misticismo e esoterismo.

Margarida amarelas e laranja

Essas cores fortes representam felicidade, alegria, amizade e calor. O amarelo, em específico, nos remete ao ouro, portanto à abundância.

Margaridas vermelhas

O vermelho nos remete ao fogo e à paixão. Representam o impulso amoroso do começo das relações.

Curiosidades sobre as margaridas

Além do que já foi dito, saiba ainda mais!

  • Margaridas atraem polinizadores, sendo uma preciosa fonte de alimento para abelhas.
  • A margarida é a flor dos nascidos no mês de abril.
  • As margaridas crescem o ano todo.
  • São encontrados em todos os lugares da Terra, exceto na Antártica.
Resumo: significado da flor margarida

Resumo: significado da flor margarida

Independente da cor, margaridas são ótimos presentes!

São flores simples mas lindas, que adoram o sol e, com certeza, trará um sorriso à quem as receber como presente.

Fontes:

  1. Bloom & Wild
  2. WebMD

Talvez te interesse ler também:

Todos os significados da Gerbera: a flor da energia positiva

Flor Angélica: significado, simbolismo, usos e benefícios

Flor de Lótus: limpeza, pureza e outros significados

Glicínias: significado da flor e dicas de cultivo

Hibisco: todos os significados da flor e outras curiosidades

Flor Íris: significado, simbolismo e curiosidades




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...