Dália, a flor do crescimento, símbolo da união e outros significados. Como plantar?


As dálias são flores nativas do México e possuem diversas cores e tamanhos, podendo ser cultivadas tanto em vasos como em jardins. Suas variadas cores possuem diferentes significados e intenções, vamos saber quais são? Neste artigo também vamos dar dicas de como plantar essa flor tão linda, não deixe de conferir!

Características Gerais

A dália ou Dhalia, é uma planta pertencente à família Asteraceae, originária do México, onde é cultivada desde o tempo dos Astecas, por isso é considerada a flor símbolo do país. Por volta do século XVIII, foi levada para a Europa pelo diretor do Jardim Botânico de Madrid, quando esteve no México.

O nome é derivado do nome do sueco Anders Dahl, que expandiu o cultivo da planta pela região nórdica da Europa, onde é bastante cultivada pelos holandeses e franceses. E foram os holandeses que propagaram essa flor pelo Brasil.

Atualmente existem mais de 3.000 variedades, com diversas cores, formas e tamanhos, que vão desde 30 centímetros de altura até 1,5 metros de altura. O tamanho das flores também varia de acordo com o tamanho das plantas, onde a menor pode ser de apenas 5 centímetros e as maiores com até 20 centímetros de diâmetro.

As flores são parecidas com as das margaridas e dos crisântemos, pois pertencem à mesma família. Na verdade a parte colorida é chamada de inflorescência, pois as flores verdadeiras são os pontinhos amarelos que aparecem em menor ou maior quantidade em seus miolos.

As dálias são consideradas plantas herbáceas, porém possuem uma raiz tuberosa que fica debaixo da terra, servindo como reserva de nutrientes.

Suas florações ocorrem entre a primavera e o verão, pois elas gostam mais do clima quente (tropical e subtropical).

Significados das dálias

A dália representa reconhecimento, harmonia e gentileza.

No Japão, a dália branca é sinal de bom gosto e em muitos países ela é considerada como símbolo de união, comprometimento e esperança.

Seu significado também varia de acordo com as cores de suas inflorescências, por exemplo:

  • Amarela – União recíproca e amor correspondido;
  • Vermelha – Olhos abrasadores e paixão insinuante;
  • Rosa – Delicadeza e sutileza;
  • Roxa – Piedade.

Com relação à dália branca, conta-se que elas são símbolo de paz e felicidade, principalmente quando são dadas aos casais em comemoração ao aniversário de casamento, mas há quem diga ainda que ela significa crescimento e encanto.

Como plantar dálias

As dálias se desenvolvem com sementes, mas são mais comumente plantadas através dos seus tubérculos que permitem escolher previamente as cores de suas inflorescências.

Se quiser obter flores grandes, escolha os tubérculos maiores no momento da compra.

Veja as condições para plantio:

  • Ambiente: A luz solar deve ser direta e durante boa parte do dia, protegendo dos ventos para não quebrar os ramos devido ao peso das flores.
  • Clima: Tropical e subtropical, com temperaturas entre 13 a 25ºC. Quando a temperatura estiver baixa, recomenda-se retirar as raízes, lavar, secar e guardar para preservar os nutrientes e ser cultivada quando o clima esquentar novamente.
  • Propagação: Por sementes no solo ou sementeira, raízes tuberosas e estacas de ramos para dar sustentação.
  • Solo: Pode ser de qualquer tipo, porém o pH deve ser entre 6,5 e 7, argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Recomenda-se uma mistura de terra vegetal, argila e areia.
  • Adubação: Deve ser rica em fósforo e potássio.

Se o plantio for por meio de sementes, este deverá ser realizado no local definitivo a no máximo 0,5 centímetro de profundidade ou em sementeiras para depois serem transplantadas quando estiverem com até 8 centímetros de altura. A germinação leva de uma a 3 semanas.

Se for plantar a raiz tuberosa, enterre no máximo a 15 centímetros, deixando o lado que irá gerar o caule para cima. Para plantar em vaso, use substrato com maior proporção de solo e matéria orgânica, indicando-se o plantio de variedades de porte baixo, nesses casos.

Quanto ao espaçamento, para variedades de porte baixo, utilize espaçamento de 30 a 50 centímetros, já as de porte maiores, o espaçamento deve variar entre 50 a 90 centímetros uma da outra.

No paisagismo, as dálias ficam muito bem em maciços e canteiros, em frente de muros ou jardins, mas também podem ser plantadas em vasos, no caso das espécies menores.

A Dália é PANC

Uma curiosidade sobre esta planta é a de que as flores são comestíveis e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para a extração de um extrato doce, o qual é utilizado como bebida ou aromatizante em cafés, chás, chocolates e sorvetes. Também da raiz, pode ser extraída a frutose do amido, indicado como adoçante para diabéticos.

E aí? Já conhecia esta planta com diversas variedades e significados? Diante de tanta beleza e doçura. Que tal cultivar?

Talvez te interesse ler também:

PEÔNIA, A MAJESTADE DO JARDIM, UMA PLANTA DE TANTOS SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

PETÚNIA: SÍMBOLO DE TRANSFORMAÇÃO E SABEDORIA! VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR

COPO-DE-LEITE: SIGNIFICADO DA FLOR + DICAS PARA PLANTAR E CUIDAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Elizabete Alves dos Santos
    Publicado em 22/12/2020 às 12:12 pm [+]

    Adorei saber sobre as dalihias!o motivo que me levou a pesquisar a flor, foi porque todas as vezes que eu ia numa serta agência de emprego,a dona recebia as candidatas com muito carinho,e quando eu olhava pra ela e eu associava ela a uma linda dalhia vermelha, pois quando eu era criança na minha casa tinha um lindo pé de dalihias, e eu ficava horas e horas olhando aquelas flores lindas.E por incrível que pareça quando eu chegava na agência eu me pegava observando aquela Senhora de cor negra e muito gentil e amorosa com com todos!o nome dela é Dona Alaide.😍😍😍


  2. do-si-dos seeds
    Publicado em 20/03/2021 às 9:14 pm [+]

    A year of snow a year of plenty.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...