Todos os significados da Gerbera: a flor da energia positiva


Gerbera Ă© um gĂȘnero de herbĂĄcea, pertencente Ă  famĂ­lia das Asteraceae, a mesma do Girassol e da Margarida. Este gĂȘnero possui cerca de 30 espĂ©cies, muito conhecidas por suas belas flores. Conheça os atributos da Gerbera e saiba todos os seus significados.

Origem da Gerbera

O gĂȘnero Gerbera Ă© encontrado de forma espontĂąnea em regiĂ”es da AmĂ©rica do Sul, da África, MadagĂĄscar e na Ásia, porque se dĂĄ bem em climas temperados.

A espĂ©cie Gerbera jamesonii, de origem sul-africana conhecida por Gerbera-do-Transvaal ou Margarida-do-Transvaal, foi a primeira descrição botĂąnica desse gĂȘnero, publicada por Joseph Dalton Hooker no Curtis Botanical Magazine de 1889.

Origem do nome

A origem do nome se deu em 1737, quando o naturalista holandĂȘs Jan Frederik Gronovius atribuiu o nome Gerbera em homenagem a Traugott Gerber, um mĂ©dico e naturalista alemĂŁo que trabalhou na RĂșssia.

O nome vulgar Gerbera, ou GĂ©rbera, Ă© aplicado Ă s todas espĂ©cies do gĂȘnero e Ă s suas flores, sendo que para distingui-las, se adiciona a uma indicação especĂ­fica da variedade da planta, por exemplo Gerbera-do-Transvaal ou Gerbera-PĂșrpura.

CaracterĂ­sticas e curiosidades da Gerbera

Gerbera Ă© um gĂȘnero de plantas herbĂĄceas perenes, dotadas de folhas basais e flores formadas por grandes capĂ­tulos solitĂĄrios e multĂ­iloros, com cerca de 10 cm de diĂąmetro.

As espécies de Gerbera apresentam floretas bilabiadas, com vinte tonalidades diferentes, entre as quais: amarelo, laranja, branco, vermelho, rosa e roxo.

A Gerbera possui uma haste longa que lhe confere boa sustentação. O capĂ­tulo da flor, que parece uma Ășnica flor, na verdade, Ă© composto por centenas de flores individuais (a isso se deve o nome da famĂ­lia dessa planta – Asteraceae = Compostas).

É muito comercializada por ser uma planta ornamental, utilizada em paisagismo de ambientes. AlĂ©m disso, contĂ©m derivados naturais da cumarina, um princĂ­pio com propriedades fitoquĂ­micas e utilidades farmacolĂłgicas.

As espĂ©cies sul-africanas Gerbera Jamesonii e a Gerbera Viridifolia, sĂŁo os cultivares mais comuns do gĂȘnero dessa planta e a hibridização delas resultaram em outras variedades.

A variedade hĂ­brida mais conhecida Ă© a Gerbera hybrida, com cores que vĂŁo do branco ao amarelo, laranja, vermelho, rosa e pĂșrpura.

As gerberas são a quinta flor mais popular do mundo. Elas estão disponíveis durante todo o ano, sendo uma ótima opção para flores de casamento.

Assim como os girassĂłis, as gerberas se voltam para o sol.

A Gerbera Ă© uma planta que age quimicamente no ambiente purificando e melhorando a qualidade do ar que se respira, alterando a composição dos gases, reduzindo as emissĂ”es de acetona, benzeno e formaldeĂ­do, compostos orgĂąnicos volĂĄteis, que causam danos Ă  nossa saĂșde a longo prazo.

Significados da Gerbera

Para os egípcios as gerberas simbolizavam proximidade com a natureza e devoção ao Sol. Jå os celtas pensavam que as gerberas conseguiam diminuir as tristezas e as tensÔes da vida.

Na Linguagem das Flores, a Gerbera simboliza pureza, inocĂȘncia, beleza da vida e energia positiva da natureza.

Também simboliza sensibilidade, sensualidade, amor leal, nobreza e simplicidade.

Por toda essa positividade, esta flor estĂĄ associada ao sucesso.

Presentear alguém com Gerbera é uma forma de congratulação por uma conquista, uma realização, ou ainda, para desejar sucesso em uma nova empreitada.

A Gerbera irradia o ambiente de energia positiva e vivacidade, pela beleza de suas flores repletas de cores vivas e brilhantes.

Outra virtude dessa planta é a sua propriedade de purificar o ar de uma forma mais acentuada que outras plantas. Por isso a Gerbera estå associada à purificação.

Portanto a Gerbera Ă© uma planta que confere mais pureza e leveza ao ambiente!

Gerberas de cores diferentes representam sentimentos diferentes:

Brancas: pureza, inocĂȘncia

Rosa: representa admiração (perfeita para presentear um amigo, um professor, uma pessoa especial)

Amarela: representa a alegria (Ăłtima para animar um ente querido, triste ou convalescido)

Vermelha: significa “completamente imerso no amor” (perfeita para animar os romĂąnticos que perderam a esperança).

Dicas de Plantio e Cultivo

Neste vĂ­deo, a paisagista Lucia Borges do canal Vida no Jardim dĂĄ vĂĄrias dicas de plantio e cultivo da Gerbera.

A respeito das dicas que ela då para adubar a terra, com farinha de osso e NPK,  faz-se oportuno fazer uma ressalva, e dizer que é mais recomendåvel o uso do adubo vegetal, no lugar da farinha de ossos, que é um subproduto da exploração e crueldade animal.

Uma outra indicação feita no vídeo, sobre o fertilizante químico NPK, saiba que seu uso nem sempre é indicado e necessårio, pois em algumas regiÔes do Brasil o pH do solo jå se encontra ideal para o plantio de determinadas plantas. O uso abusivo de fertilizantes químicos pode prejudicar solo, ågua e a planta.

VocĂȘ mesmo pode produzir seu fertilizante caseiro (adubo lĂ­quido), com a vantagem de praticar um consumo consciente, fazer economia e um plantio sustentĂĄvel e ecolĂłgico, com o reaproveitamento de cascas, talos e folhas que iriam para o lixo.

Para aprender como se faz esse tipo de adubagem e fertilização caseira, consulte o nosso conteĂșdo:

Fontes:

  1. wikipedia
  2. interflora

Talvez te interesse ler também:

PLANTAS PARA DAR DE PRESENTE: QUE PLANTA ESCOLHER PARA UMA PESSOA QUERIDA?

PEÔNIA, A MAJESTADE DO JARDIM, PLANTA DE TANTOS SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

PETÚNIA: SÍMBOLO DE TRANSFORMAÇÃO E SABEDORIA! VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em HistĂłria pela Universidade Santa CecĂ­lia, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentĂĄrio...