Turmalina
Turmalina

Turmalina: significado, tipos e como usar para obter benefícios

Há muito tempo que a turmalina é usada tanto por cientistas quanto por metafísicos. Semipreciosa em termos de joalheria, a turmalina tem propriedades curativas que têm atraído cada vez mais a atenção de quem quer que esteja buscando por um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

 

Significado da Turmalina: o que é?

Em termos práticos, a turmalina é um mineral cristalino composto por elementos como potássio, alumínio, ferro, sódio, magnésio e lítio. A quantidade de cada um destes elementos definirá o aspecto e a cor final da turmalina.

Há alguns tipos diferentes de turmalina na natureza:

círculo verde Schorl

Estima-se que 95% das turmalinas sejam do tipo schorl (ou schorlita). São ricas em sódio e sua cor é geralmente preta ou azul-escuro

círculo verde Dravite

Estas turmalinas são geralmente marrons e possuem altas quantidades de magnésio

círculo verde Elbaite

Raras, as turmalinas deste tipo podem ser ricas em lítio, sódio e alumínio. Podem variar em amarelas, verdes, azuis ou mesmo rosas

círculo verde Turmalina cogumelo (Mushroom)

Variedade extremamente rara, a turmalina cogumelo tem a forma que lembra a de um cogumelo. Tem esta forma de maneira natural desde a sua concepção na natureza.

Como usar para obter benefícios da turmalina

Antigos místicos conheciam bem os poderes surpreendentes das turmalinas. As turmalinas pretas, do tipo Schorl (a que usaremos), eram usadas pelos esotéricos e magos como proteção contra eventuais potestades espirituais malignas. A turmalina é então considerada uma pedra xamânica capaz de lidar com adversidades energéticas.

Hoje em dia, além do evidente benefício que pode ser obtido na confecção de joias através da turmalina, também podemos usá-las em nossa recuperação energética. Por seus polos serem facilmente ionizados, a turmalina também é largamente utilizada na indústria, como a de relógios.

Você precisará de uma turmalina preta para obter os benefícios que serão explicados:

turmalina 2

Turmalina para concentração

A turmalina é capaz de aumentar a concentração e colocar a mente em alerta. Para tal, enquanto estiver no seu ambiente de trabalho onde precise de concentração, basta segurar sua turmalina preta por cerca de 5 minutos para obter este benefício.

Turmalina contra a radiação

A turmalina tem características de polarização poderosíssimas que podem nos beneficiar. Para tal, basta deixarmos uma turmalina próxima de nós enquanto estamos ao computador ou mesmo falando a um telefone celular. A turmalina servirá como um escudo natural, atraindo e filtrando ondas eletromagnéticas e também radiação.

Turmalina para tratar o enjoo

Para fazer uso deste benefício, deite-se de barriga para cima e coloque a turmalina preta sobre a barriga, preferencialmente no umbigo. Fique com ela nesta posição por pelo menos 10 minutos para equilibrar os polos.

Usos diversos das turmalinas

O mero contato com a turmalina é o suficiente para clarear pensamentos, aliviar ataques de pânico, stress e outras condições emocionais. Para quem gosta de experimentar, também é possível utilizar a turmalina para os seguintes fins:

Equilíbrio e limpeza dos Chakras

Enquanto em meditação, você pode colocar uma turmalina sobre cada chakra do seu corpo. Elas limparão e liberarão todos os fluxos energéticos, trazendo os mais variados benefícios para a saúde.

Leia mais: SÍNDROME DO PÂNICO: COMO LIDAR COM ELA. DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

Turmalina contra vampiros energéticos

Querendo ou não, tem gente que parece sugar toda nossa vitalidade e também nossa energia. São os vampiros energéticos. Andar com uma turmalina no bolso ou mesmo em um colar é o suficiente para impedir que um vampiro energético roube toda sua disposição.

Turmalina para purificar ambientes

Há certos lugares que só de entrar já nos sentimos mal. Basta colocar uma turmalina em cada canto do cômodo e deixá-las lá. Com o passar dos dias as turmalinas darão conta de limpar toda a energia do ambiente, trazendo a sensação de bem-estar novamente.

Obtendo respostas das turmalinas

Há quem use a turmalina para obter respostas, e isso acontece desde antigamente. Envolva uma turmalina com a mão e mentalize uma situação de sua vida que necessite de resolução. Concentre-se por alguns minutos. A resposta surgirá na mente como um sopro da natureza.

Curiosidades sobre a turmalina

Ao esfregar uma turmalina com as mãos, você a carregará com eletricidade magnética. Isso pode ser comprovado ao aproximá-la de raspas de metal ou poeira do gênero. Você verá que a turmalina as atrairá para perto de si. Aliás, muito além do magnetismo físico, esfregar uma turmalina é também atrair boa sorte.

Assim, é possível dizer que a turmalina é um talismã natural, um filtro contra energias ruins e desequilibradas, sendo capaz de proteger o organismo e também a mente, trazendo os seguintes benefícios para você:

Melhora na concentração

Filtra poluições magnéticas e radiação

Protege contra mau-olhado

Protege contra vampiros energéticos

Purifica ambientes

Purifica e equilibra chakras

Trata dores localizadas

Melhora a saúde no geral

Orientações gerais sobre turmalinas

Embora as turmalinas possam trazer diversos benefícios para o organismo e também para o ambiente, é importante que ela não seja adotada deliberadamente em substituição de tratamentos em curso ou como único tratamento em casos de mazelas de saúde. Para tal, procure por aconselhamento de um médico ou profissional de saúde.

Especialmente indicado para você:

RELAÇÃO DE PEDRAS E SEUS BENEFÍCIOS

MANDALA DE PEDRAS: COMO PINTAR LINDAS MANDALAS EM PEDRAS

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Anterior Alimentos leves e saudáveis para se comer à noite
Próximo Chulé: veja aqui 5 remédios caseiros

Veja Também

Sua cor predileta revela muito sobre você. Descubra!

O que seria da vida sem as cores? Além de diversidade e beleza, as cores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *