Ano Novo, vida nova? Como manter as promessas da virada

  • atualizado: 
Ano Novo vida nova

Quando bate a meia noite da virada, todo mundo, ou quase todo mundo, faz seus pedidos e desejos. Paz, saúde, dinheiro, felicidade. Mas há também quem prometa mudar propondo a si mesmo resoluções para melhorar a própria vida. Agora que o ano começou, como seguir em frente e cumprir tais promessas?

Veja algumas dicas para conseguir atingir, se não todas, pelo menos algumas metas. Não é tão difícil assim:

Metas possíveis

Não adianta prometer coisas muito difíceis ou até impossíveis para si mesmo, o que pode acabar em decepção e mais nada.

Quer emagrecer muito? Comece com a meta de perder peso aos poucos em vez de mirar diretamente na soma final. O mesmo para parar de fumar ou para começar a fazer esportes. Não adianta começar a fazer esporte 7 dias na semana e começar aos poucos a abandonar a meta. O contrário é melhor, começar devagar e aumentar, naturalmente, o ritmo.

Tenha em mente um objetivo claro, possível e determinado no tempo como um cronograma de etapas a cumprir.

Autoconfiança é tudo

Acreditar na própria capacidade é um passo essencial a ser dado. Mesmo duvidando no fundo, adote um pensamento positivo e uma fala propositiva. Aprenda a aumentar a confiança em si mesmo e...Yes! You can! Tudo é possível!

Autoboicote

Cuidado com a autossabotagem. Não começar um plano colocando-se nem no lugar da vítima nem no lugar do último da fila é um bom plano de partida. Também é bom deixar de lado o perfeccionismo, parar de pensar no que pensam de você, no passado ou no futuro.
Concentre-se apenas na tua força de vontade.

Bons exemplos

Você sabia que uma pesquisa científica revelou que quanto menos pessoas fumam, maior o número de fumantes que tentam largar o vício? Se você tem alguns propósitos, evite, pelo menos no início, estar em companhia de pessoas que seguem propósitos contrários aos teus.

Aprenda a dizer não

Pode acontecer de você não conseguir seguir tua meta se esta implicar em ter que dizer não à pessoas queridas. É preciso aprender a dizer não e colocar-se em primeiro lugar em determinadas situações, principalmente quando se tratar de seguir um objetivo.

Leia mais: APRENDA A DIZER NÃO: COMO CONSEGUIR E AS VANTAGENS DE UMA RECUSA

E lembre-se de não ser demasiado exigente consigo mesmo. Ninguém é perfeito. O importante é tentar melhorar sempre, a cada ano, a cada experiência, a cada erro, em busca da felicidade e de um mundo melhor para todos. A mudança começa em nós :)

Especialmente indicado para você

DESAFIOS PARA 2017: O QUE PODEMOS MELHORAR NESTE ANO NOVO

PAPA FRANCISCO: É PRECISO TER ESPERANÇA. PAZ PARA 2017