Autossabotagem: 10 pensamentos que minam a tua felicidade


Ao contrário do que as engrenagens midiáticas tentam incutir em nós o tempo todo, a felicidade é muito mais simples de ser alcançada do que imaginamos. Constantemente somos expostos aos mais variados moldes para se alcançar a felicidade através dos padrões da sociedade, como supostamente aconteceria com uma vida profissional bem-sucedida ou caso encontrássemos um amor perfeito como visto nos folhetins televisivos. Todos estes padrões nos levam à autossabotagem, uma forma de limitarmos a nós mesmos e nos depararmos com a infelicidade. Veremos aqui 10 pensamentos que minam a tua felicidade.

1. Criar expectativas

O primeiro grande ato responsável pela autossabotagem é o fato de criarmos expectativas para tudo, sempre idealizando uma reação perfeita para nossas ações. Na vida nenhum acontecimento pode ser previsto, portanto, quando criamos expectativas estamos na verdade preparando terreno para nos frustrarmos.

2. Viver do passado

Viver do passado é a razão da infelicidade de muitas pessoas. O tempo passa para todos e nossa vida é no momento presente. Quem vive do passado está sempre se remoendo por um fracasso de outrora ou sofrendo por um sucesso que já acabou.

3. Ter medo do futuro

Em contrapartida, há também quem tenha medo profundo do futuro. O medo de não saber o que pode acontecer em alguns meses ou anos é o suficiente para incomodar desde agora até o fim da vida, afinal, o futuro não existe. O sofrimento, neste caso, é sem fim. Viva o presente sem medo, a vida é imprevisível para todos.

4. Pensar que é uma vítima

Vitimizar-se e acreditar que as coisas ruins só acontecem com você é uma forma de negar a realidade que está à sua volta, muitas vezes uma forma de justificar o medo de agir pensado que “isso vai dar errado, portanto não irei nem fazer”. Pode parecer prático evitar o erro, mas neste caso o erro é evitar a ação, gerando infelicidade.

5. Acreditar que outras pessoas são melhores que você

Outra forma muito comum de se autossabotar é acreditar constantemente que outras pessoas são melhores do que você. Não há dúvidas de que há quem toque melhor um instrumento ou quem prepare melhor um prato culinário. A razão para isso é o foco e dedicação aplicada por cada um no que se faz. Que isso sirva de motivação para você querer melhorar ainda mais, e não de limitador de seus atos.

6. Necessidade de estar certo o tempo todo

Não há quem esteja certo o tempo todo, independente da quantidade de conhecimento acumulado. As ciências são diversas e as vivências particulares. Querer estar certo o tempo todo gerará um desconforto não somente nos que estão à sua volta, mas em você, justamente pela inflexibilidade teimosa. Aceite que você errará em determinado momento e que isso seja um caminho para a aprendizagem.

7. Se importar com o que os outros pensam de você

Nada mais destrutivo do que se importar com que os outros pensam de você. Por vergonha ou medo da desaprovação dos outros, muitas vezes deixamos de fazer o que gostamos. Liberte-se das amarras dos olhares julgadores, pois o que importa é fazer o que lhe faz bem.

Leia mais: PARE DE SE PREOCUPAR COM O QUE OS OUTROS PENSAM SOBRE VOCÊ

8. Só faço coisas erradas

Outra forma de vitimismo é acreditar que você só faz coisas erradas o tempo todo. Assim como pensar que é vítima, isso servirá somente para que você não faça nada. Errar é mais recorrente do que acertar, mas com o erro também virá o conhecimento.

9. Tentar ser perfeito o tempo todo

Tentar ser perfeito o tempo todo é muito parecido com querer estar certo o tempo todo. A diferença aqui é que a perfeição não existe, portanto você está simulando a si mesmo algo que ninguém pode ser. Contemple as diferenças da existência e viva sem este autopoliciamento destrutivo.

10. Nunca vou encontrar o amor da minha vida

Há quem acredite que a felicidade depende de outra pessoa, afinal, esta ideia é constantemente lançada sobre nós. Precisamos definitivamente entender que somos seres humanos completos e precisamos primeiramente nos amar. Quando amamos a nós mesmos, encontramos o amor onde quer que ele esteja.

Leia mais sobre felicidade e bem-estar:

RESILIÊNCIA: 7 PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SUBIR NO BARCO VIRADO

ACEITAR-SE A SI MESMO: O PRIMEIRO PASSO PARA SER FELIZ

BAGUNCEIRO MAS FELIZ: LIVRO REVELA PORQUE A BAGUNÇA TRAZ FELICIDADE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...