Aprenda a dizer não: como conseguir e as vantagens de uma recusa


Você é do tipo de pessoa que tende sempre a dizer sim? Você precisa aprender a estabelecer prioridades, ter um tempo para si mesmo até mesmo para poder recarregar as suas energias antes de poder ajudar os outros.

Estar sempre à disposição alheia, além de ser impossível, cansativo e muitas vezes chato, nem sempre é tão útil quanto parece. Não está escrito em nenhum lugar que você é obrigado a dizer sempre sim, ao contrário, você pode tranquilamente dizer não.

Mas, sabemos todos, que uma das coisas mais difíceis, para muitas pessoas, é aprender a dizer não, porque às vezes dizer sim é mais fácil e cria menos problemas, pelo menos na aparência.

Antes de decidirmos por dizer “sim” ou “não”, devemos estar conscientes de quais são as nossas prioridades, as nossas possibilidades para não criarmos problemas, seja a nós mesmos que aos outros.

Vejamos algumas dicas para aprender a dizer não, numa boa! Porque simplesmente dizer “não” é humano!

1. Seja gentil

Dizer não, não quer dizer ser descortês ou rude, na verdade, podemos aprender a dizer não de uma forma decidida mas suave. Vivemos em uma cultura onde estar sempre super-ocupado parece ser uma regra inevitável. Com um não, às vezes, podemos ter de volta um tempo para nós mesmos que não soubemos nos dedicar.

Diga frases fáceis de serem entendidas, tais como:

“Neste momento tenho prioridades sérias e não posso me dedicar a um novo compromisso.”

“Eu não me sinto a pessoa certa para esta tarefa e não poderia, de qualquer forma, te ajudar o tanto quanto eu gostaria.”

“Agora não é o momento justo para mim, mas podemos voltar a falar sobre isso em um futuro próximo.”

2. Siga a sua intuição

Seguir a nossa intuição nos ajuda a entender se é realmente o caso de dizer não. Basta pensar no pedido que te fizeram e, se você se sentir desconfortável apenas com o pensamento de ter de realizar uma determinada tarefa ou ter de assumir um determinado compromisso, provavelmente você não está a fim ou seguro de poder aceitar tal encargo. Aí é o caso de dizer não.

3. Existem sempre outras alternativas

Se você não se sentir a vontade em dizer um seco e categórico não, dê algumas alternativas que possam ajudar a quem estiver te pedindo algum trabalho ou favor.

4. Seja realista

As pessoas que tendem sempre a dizer sim, talvez nem sempre levam em consideração a realidade de seus compromissos já assumidos e correm contra o tempo para conseguirem fazer tudo. Isso obviamente causa estresse e tensão. Quando não estiver interessado em participar de uma determinada situação ou de assumir novo trabalho ou compromisso, grátis ou oneroso que seja, a melhor coisa a se fazer é dizer não sem criar mal-entendidos.

5. Não podemos agradar a todos

Acontentar todo mundo é impossível. Seus amigos, familiares e colegas vão entender, especialmente se eles souberem que você é o tipo de pessoa que sempre se desdobra para ajudar os outros. Então pode acontecer que em algumas situações você não esteja tão disponível – não por maldade, mas simplesmente por falta de tempo. Acontece com todo mundo, e, portanto, tudo bem!

6. Superar o medo

Podemos ter medo de dizer não porque temos medo de sermos excluídos, rejeitados, não-queridos, temos medo “do que vão pensar” etc, mas devemos entender que quando não temos muito tempo, temos de nos dedicar apenas às experiências que podem realmente nos trazer algum benefício. Se vale a pena o sacrifício dizemos sim, senão, dizemos não!

7. Respeitar os nossos desejos

Ter que decidir por aceitar ou rejeitar uma proposta nos permite compreender quais são os nossos verdadeiros desejos. Se nós não cuidarmos de nós mesmos, se nós não nos dermos a devida atenção, quem nos dará?

8. Sem pressão

Quando nos sentimos sob pressão por causa dos constantes pedidos, devemos aprender a dizer não. A pressão, o estresse são percebidos, a gente acaba por maltratar pessoas, por ficar de mau humor etc. Nestes casos não é melhor mesmo dizer não? Ninguém tampouco tem culpa de ter recebido um falso sim, porque o sim deveria ser leve, sem pressão, deveria ser um prazer, ajudar ou assumir um novo compromisso de trabalho porque estamos a fim porque acreditamos que damos conta e temos vontade de nos emprenhar o melhor possível. Nós sabemos, é fácil falar! Mas precisamos começar a separar um pouco as coisas, porque se dinheiro traz felicidade (motivo pelo qual muitos se sobrecarregam de trabalho e dizem sempre sim) ele não pode trazer saúde. Pressão é muito ruim, muito prejudicial, ninguém merece por dinheiro nenhum.

9. Dê uma chance à outra pessoa

Quando recusamos um trabalho porque não estamos interessados, porque não temos tempo ou por outros motivos, podemos dar a alguém a oportunidade de trabalhar passando à ela o trabalho por nós recusado. Neste caso, definitivamente, um não pode ajudar alguém que esteja precisando, que esteja mais motivado, enfim, uma nova chance que pode fazer bem à mais pessoas.

10. Estabelecer limites

Se você perceber que alguém sempre pede coisas com o intuito de se aproveitar ou de tirar vantagem sobre você, imediatamente estabeleça limites nesta relação e tente continuar este bom hábito também em outras ocasiões da vida. Isso não significa evitar sempre de ajudar os outros, mas de estar esperto para não se deixar passar de bobo.

11. Nem sempre dizer sim faz bem ao outro

E para finalizar, você já parou para pensar que dizer sempre sim e que “passar a mão na cabeça” das pessoas nem sempre é o melhor meio de ajudá-las? Uma mãe que sempre diz sim ao filho, não lhe estabelece os limites necessários para o crescimento saudável da criança; uma esposa que diz sempre sim não ajuda a estabelecer o espaço que a mulher precisa ter para dar um fim à cultura machista que predomina este mundo; um amigo que sempre diz sim não ajuda o outro amigo a se virar sozinho a buscar soluções para seus problemas a conseguir um pouco de independência etc. Dizer não pode ser, inclusive, um favor, em determinados casos.

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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