Quer ter muita saúde? Tenha amigos!


A felicidade (que anda junto com a saúde), geralmente, está tão perto da gente que nem a notamos. Quais são as coisas mais importantes da vida? Ter amigos certamente é uma delas. Afinal, o que adianta ter um iate se não tiver ninguém dentro dele?

Nós somos seres sociais, o que significa que precisamos estar cercados de pessoas para desenvolver as mais diversas habilidades, sendo a mais importante delas as afetivas. Conviver com pessoas que nos fazem bem e nos motivam nos torna mais fortes e felizes.

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young (EUA) descobriu que quem tem boa rede social pode viver até 50% mais do que quem vive só.

A investigação, que foi publicada na revista especializada PLoS Medicine, analisou dados de cerca de 150 estudos sobre a influência dos círculos sociais sobre a saúde. Os pesquisadores concluíram que ter poucos amigos pode fazer tão mal a uma pessoa quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.

Parece que ser solitário nos faz cuidarmos menos de nós mesmos. Uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, Julianne Holt-Lunstad, afirma que, quando alguém se sente pertencente a um grupo, sente-se responsável pelas outras pessoas, o que faz com que ela tome conta de si e tenha ações de menos riscos.

O estudo foi feito com pessoas de todas as idades e não levou em conta o estado de saúde inicial delas. Outro pesquisador do estudo, Timothy Smith, alerta que a tecnologia pode induzir as pessoas a acharem que as redes sociais virtuais dispensam as redes sociais face a face. O importante é que a interação ocorra de qualquer forma, seja off line, seja on line, pois ela é um benefício não apenas psicológico, mas interfere, também, na saúde física e mental.

A perda de apoio social diminui as chances de sobrevivência, mais do que a obesidade e o sedentarismo.

Amizades fortes

A amizade se cria e se fortalece com a convivência. Os laços de amizade mais duradouros costumam ser os da adolescência, fase em que passamos por muitas transformações e inquietações. Ter o apoio dos amigos nesse momento da vida é essencial.

A psicóloga Marina Vasconcellos explica que: “A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas e conjunto, diferente do que acontece o ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre”.

Amizade é tudo!

Hoje em dia, parece que as redes sociais nos aproximam das pessoas enquanto na verdade elas nos afastam. Já falamos várias vezes sobre isso aqui em GreenMe. Portanto, que tal investir mais do seu tempo com os seus amigos? Sair para o cinema, convidá-los para um jantar ou para uma viagem são atitudes que nos aproximam mais dos outros e com certeza nos deixam mais felizes!

Especialmente indicado para você:

MENOS FACEBOOK = MAIS FELICIDADE: UM ESTUDO REVELA A LIGAÇÃO

UM BELÍSSIMO CURTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EMOÇÃO E DA AMIZADE

OS AMIGOS SÃO ESCOLHIDOS COM A AJUDA DO DNA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...