Você é feliz? Dez sinais que demostram felicidade

Dez sinais que demostram felicidade

É muito fácil reconhecer quando uma uma pessoa é feliz. Estar perto dela nos faz sentirmos melhor. Falar com ela é uma imediata fonte de inspiração e de bem-estar. As pessoas felizes transmitem serenidade e calor. São equilibradas, estão bem sozinhas ou em companhia de outros, e não estão vinculadas a determinadas restrições ou condicionamentos. Em suma, são livres e, o mais importante, sorriem. Você realmente é feliz?

Aqui estão alguns sinais em que você pode se reconhecer.

1. Essencial

Simplicidade e minimalismo são as palavras de ordem de muitas pessoas felizes. De fato, os mais sortudos descobriram que a felicidade não se encontra nos objetos que possuímos nem nos bens que acumulamos. Comprar algo novo, mas não propriamente útil, nos dá apenas uma alegria passageira. No caso de pessoas felizes, a acumulação por si só de bens materiais, se bloca para dar espaço à busca de novas emoções e laços afetivos.

2. Amigos

As pessoas sorridentes e que inspiram serenidade, geralmente não têm dificuldade em fazer novas amizades. São abertas às outras pessoas e a pontos de vistas diferentes. Alegram-se com o sucesso daqueles ao seu redor, sem inveja. Não subestimam a rede de ligações que construíram ao longo da vida e tentam manter vivas as relações com as pessoas que, por várias razões, não veem há muito tempo. A sua rede de amigos está sempre pronta para ser enriquecida de novos contatos.

3. Pequenas coisas

Poucas pessoas sabem apreciar plenamente os pequenos momentos felizes de cada dia, e os detalhes que nos fazem ter esperança de um futuro positivo para o mundo e para a humanidade. Isso ocorre porque as preocupações da vida parecem sempre mais importantes do que o desejo de se sentir feliz e alegre. Lamentar-se e reclamar dos problemas não melhora a situação. As pequenas coisas para se alegrar existem para nos ajudar a viver melhor. Basta observá-las para se maravilhar.

4. Sorriso

O sorriso é o traço instintivo mais imediato das pessoas felizes. É um lampejo de alegria que se desenha no rosto e que está pronto para ser doado a outros, até mesmo a estranhos que nos passam por acaso. Sorrir, ainda que sem um motivo aparente, gera energia positiva, contagia e sucinta o riso em outros. Os sorrisos além de serem gratuitos, oferecem um momento de positividade tanto para nós mesmos quanto para os outros.

5. Sem julgamentos

Quem é feliz não perde tempo julgando os outros, não quebra a cabeça para expressar sua opinião sobre a existência e as escolhas das pessoas que conhece bem ou mal. Diante daqueles que o cercam, busca apenas os aspectos positivos. Tem sempre algo bonito e divertido para contar aos outros. Sabe ouvir, discutir e deixar os outros em total liberdade de se expressarem. Como apontado em A Pirâmide da Felicidade, julgar pelo simples gosto do julgamento, é um gesto ilusório, que não traz qualquer benefício.

6. Compartilhamento

Quem é realmente feliz sabe que a alegria não é completa se não for compartilhada. Por esta razão, é capaz de construir momentos de paz para si e para os outros. Não se desespera nunca, nem mesmo nas situações mais difíceis, sabendo enfrentar os obstáculos da vida. Compartilha com os outros os momentos de prazer bem como os momentos de perda, mas os momentos positivos são sempre os melhores. Porque quem está realmente feliz encara o futuro sem medo e nunca desiste.

7. A ajuda mútua

Mesmo as pessoas felizes precisam de ajuda de vez em quando. Pedir e oferecer ajuda por sua vez, é a base para uma troca positiva entre as pessoas. Talvez não tenhamos total consciência, mas nossas vidas, de alguma forma, estão cada vez mais interligadas à vida de outros. Em todas as relações de ajuda, fazer algo de positivo a quem nos rodeia tem um efeito benéfico sobre nós mesmos, e vice- versa.

8. Dormir bem

Quem vive serenamente normalmente não tem problemas para dormir, não fica fritando de um lado para o outro remoendo os problemas e as preocupações do dia. Isso não significa absolutamente que as pessoas felizes não tenham problemas, mas que sabem dedicar seus tempos a um justo repouso. Sabem que o sono também traz conselhos e que provavelmente na manhã seguinte, quando estarão mais lúcidas e descansadas, encontrarão soluções para seus problemas.

9. Pensamento positivo

Somos o que pensamos, esta é a verdade. E seremos aquilo que os nossos pensamentos moldam todos os dias. É por isso que as pessoas felizes tentam sempre dar espaço para os pensamentos positivos. Desta forma, a mente relaxa e tudo parece fluir mais facilmente. Pensar positivo não significa viver desconectado da realidade, mas saber que para cada problema, há uma solução. Portanto, não há motivos para se abater.

10. O que há de novo?

As pessoas felizes são abertas a novas ideias e constroem passo a passo uma mudança concreta para atingir um objetivo. Não têm medo do futuro porque vivem no presente, e não são excessivamente amarradas ao passado. A felicidade, se realmente queremos encontrá-la, só pode estar no aqui e agora. Nós não sabemos o que vai acontecer no futuro, e não temos a oportunidade de voltar no tempo. Somo nós que devemos fazer a escolha de sermos felizes e, apesar dos pesares, podemos iniciar a sermos a partir de agora.

E você? Conseguiu se identificar em algum ponto?

Leia também:

setaAFINAL, DE QUE SE TRATA A FELICIDADE?

setaO SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NA NOSSO CÉREBRO

setaA EQUAÇÃO MATEMÁTICA DA FELICIDADE

setaA FELICIDADE É MAIS CONTAGIOSA QUE A NEGATIVIDADE