10 Remédios Caseiros Eficazes para Tratar Rinite


Alguns remédios caseiros podem ser eficazes para tratar rinite, pois são de uso popular consagrado. Vale a pena recorrer a eles antes de se medicar. Conheça 10 opções.

Atualmente, com a quantidade de medicamentos que devemos tomar, a busca por soluções caseiras e alternativas naturais, tanto para tratar doenças, como para se ter uma melhor qualidade de vida, aumentou consideravelmente.

É como se voltássemos para os tempos dos nossos avós, quando eles preparavam “poções mágicas” com ervas e especiarias que resolviam os problemas num piscar de olhos. É isso que queremos resgatar para nossas vidas e é isso que vamos aprender nesse artigo com alternativas simples que podem ser muito eficazes.

Mas antes de saber como curar rinite com remédios naturais e caseiros, é melhor entender antes o que é rinite e quais são as suas causas e sintomas.

O QUE É RINITE?

Rinite é uma inflamação da mucosa do nariz (parte interna do nariz por onde passa o ar que respiramos) e ela é causada por uma reação alérgica que desenvolvemos quando inalamos partículas tóxicas no ar que respiramos.

O nariz tem a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar que vai chegar aos pulmões e, quando o ar está com muitas impurezas e em condições impróprias para o nosso organismo, nosso mecanismo de defesa, que é nosso sistema imunológico, é acionado causando os sintomas incômodos da rinite. Isso porque o organismo tenta impedir a passagem do “agente agressor”, por isso que espirramos tanto e é formada tanta secreção e coriza, conforme explica o Dr. Dráuzio Varella.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA RINITE?

Geralmente a rinite é causada quando entramos em contato com poeira, animais peludos, ambientes que ficaram muito tempo fechados e não foram limpos, ambientes úmidos e com mofo, roupas de cama que não são trocadas e lavadas regularmente acumulando àcaros e fungos e até mesmo devido à ingestão de alguns alimentos considerados alérgenos como leite, ovos, chocolate e frutos do mar.

Quem sofre com rinite também tem muitos problemas com ar condicionado, principalmente se a manutenção deles é falha e se o deixam numa temperatura muito baixa (ambiente muito frio).

Segundo o Dr. Juliano Pimentel, as pessoas mais propensas a sofrerem com rinite são as que já possuem algumas patologias como asma, dermatite (doenças de pele) e conjuntivite (inflamação nos olhos), isso porque o organismo produz mais secreções devido às inflamações que obstruem os canais da visão e as vias respiratórias.

QUAIS OS SINTOMAS CAUSADOS PELA RINITE?

Quem sofre com rinite sabe como é ruim acordar pela manhã e espirrar umas 50 vezes seguidas; gostar de gatos e não poder brincar com eles, pois os olhos incham, o nariz coça insuportavelmente e as crises de espirro parecem não ter fim; não poder usar determinados perfumes ou chegar perto de quem os usa; e muito menos fumar ou ficar próximo de quem fuma.

Esses são só alguns sintomas de quem, assim como eu, sofreu a infância inteira e parte da adolescência com essa doença e ainda tem crises de rinite na idade adulta. Diferente da maioria das pessoas, eu não pude ter o tratamento adequado devido à falta de informação dos meus pais, mas hoje, mesmo sofrendo menos com a rinite, posso ir atrás das informações corretas e, melhor ainda, buscar alternativas naturais e caseiras para evitar e até mesmo remediar o problema.

Os sintomas da rinite vão além dos que já falamos anteriormente. Além dos espirros, olhos inchados e coceira no nariz, a rinite também causa:

  • Coriza
  • Tosse seca persistente
  • Congestão nasal
  • Olheiras
  • Sensação de ardência nos olhos, nariz e boca
  • Vômitos
  • Cansaço

A rinite também pode favorecer o aparecimento de outras doenças como otite (inflamação nos ouvidos) e conjuntivite (inflamação nos olhos), devido ao acúmulo de secreção nas vias aéreas, afirma Dr. Juliano Pimentel.

REMÉDIOS CASEIROS PARA TRATAR A RINITE

Para tratar a rinite existem diversos procedimentos, desde a remoção de carpetes, cortinas, cobertores, limpeza de ambientes, até a substituição de alguns alimentos alérgenos, mas além disso, falaremos sobre os tratamentos naturais onde destacamos 10 opções de remédios caseiros para serem utilizados.

1. Orégano

O orégano é um grande aliado no combate não só da rinite, como também de outros problemas respiratórios e é muito utilizado na medicina popular devido ao seu alto poder antisséptico limpando as vias aéreas; por ser anti-histamínico reduzindo os sintomas da rinite e sinusite; antiviral combatendo gripes e resfriados; anti-inflamatório amenizando dores e cólicas; por ser fonte de ômega-3 auxiliando no combate de doenças cardíacas; combate a asma, estimula o apetite e ainda reduz problemas de flatulência.

Para consumir o orégano podem ser utilizadas tanto as folhas frescas, quanto as secas, mas estas devem ser utilizadas em menor quantidade devido ao fato de ser mais concentrado. As proporções variam de acordo com as indicações e necessidades. Geralmente é utilizado no preparo de alimentos como pizzas, lanches e alguns pratos, mas é muito eficaz se consumido em forma de chá. No post logo abaixo falamos mais sobre o orégano, bem como os preparos dos chás e soluções para combater diversos problemas de saúde.

2. Sal

O sal também pode ajudar muito no combate dos sintomas da rinite e sinusite (inflamação das cavidades nasais e da face), mas atenção! É preciso ter cuidado, principalmente com pessoas hipertensas, cujas alternativas caseiras recomendadas são outras.

Para quem não tem problemas de pressão alta e quer melhorar o fluxo de ar nas vias respiratórias, é recomendado fazer uma solução com 1 litro de água fervida e cinco colheres (sopa) de sal.

Aproximar um pouco o rosto e inalar o vapor da solução por aproximadamente 5 minutos. Repetir esse processo de hora em hora até que se tenha uma melhora na respiração.

3. Gengibre

O gengibre é uma raíz forte, muito utilizada na culinária japonesa, mas atualmente vem ganhando cada vez mais espaço na medicina funcional. Ele é muito procurado por pessoas gripadas, resfriadas, com dores de garganta e tosse.

Por ser eficiente também no tratamento de doenças respiratórias, no caso da rinite e sinusite, a receita é a seguinte:

Ferva 2 xícaras de água com um pedaço de gengibre (aproximadamente 5 cm), deixe fervendo por 5 minutos e depois coloque 1 folha de eucalipto.

Desligue o fogo, tampe e espere amornar.

Essa mistura é para ser ingerida como um chá, então para que seja possível tomar, adicione o suco de 1 limão e 2 colheres (sopa) de mel puro.

4. Camomila

Normalmente a camomila é utilizada como forma de chá para a ingestão mas, para que o tratamento da rinite seja feito com esse ingrediente, é necessário fazer a inalação. Por isso o chá deve ser mais forte e o procedimento para inalação é o mesmo que é feito com a solução de sal que falamos antes (aproxima o rosto do chá e respira o vapor por alguns minutos).

Para ajudar a concentrar o vapor na direção do rosto, aconselha-se colocar uma toalha na cabeça para não deixar a fumaça escapar e tornar a inalação mais eficaz. Consulte um pediatra para fazer prática em crianças menores de 7 anos. E cuidado para não se queimar!

5. Eucalipto

Falamos do eucalipto para ser usado no chá de gengibre, mas ele também pode ser usado tanto em inalações na forma de óleo essencial, que é vendido em lojas de produtos naturais, como em chás com a própria folha de eucalipto em combinação com outras folhas e ervas.

Se for utilizar o óleo essencial de eucalipto, coloque 5 gotinhas do óleo em 1 litro de água fervente e inale o vapor por 5 minutos. Mas atenção,seu cheiro é forte e existem pessoas alérgicas ao eucalipto.

6. Chá de eucalipto e amora

Outra sugestão de chá com a folha de eucalipto é ferver 1 litro de água pela manhã, adicionar 1 folha fininha de eucalipto e 2 folhas de amora. Deve-se tomar 1 xícara desse chá em jejum e o restante no decorrer do dia quando surgirem as crises de rinite.

7. Água oxigenada

Uma ótima alternativa para aliviar o ressecamento das vias aéreas são os sprays nasais. Melhor ainda quando temos a opção de não gastar dinheiro comprando aqueles sprays prontos com mais de um componente na fórmula que podem causar vício pelo fato de ter uma ação imediata. Por isso é indicado o uso da água oxigenada como spray nasal, mas cuidado! A água oxigenada é a de 10 volumes e não as que se utiliza para descoloração de pêlos e cabelos.

Para preparar o spray basta misturar 1 colher (sopa) de água oxigenada 10 volumes em um copo de água não clorada (filtrada / sem cloro) e colocar num frasco de spray limpo e higienizado para aplicar nas narinas sempre que for necessário.

8. Sal e Água oxigenada

Ainda como alternativa de spray ao convencional comprado na farmácia, sugere-se o uso de sal marinho (meia colher de chá) e água oxigenada 10 volumes (também meia colher de chá) em um copo com água não clorada (filtrada / sem cloro). Misture e coloque num frasco de spray ou numa seringa limpa e higienizada. Essa mistura não pode ser usadas por pessoas hipertensas devido ao sal como um dos ingredientes.

9. Suco de Manga com Laranja

Esta receita não pode nem ser considerada um “remédio”, pois o ingrediente principal é delicioso: manga!

A manga possui propriedades antioxidantes, purifica o sangue e tem ação expectorante que ajuda a eliminar as secreções acumuladas, excelente no combate de doenças como rinite, sinusite e asma. Para preparar esse nutritivo remédio caseiro para rinite alérgica você vai precisar de:

  • 1 manga
  • ½ copo de suco puro de laranja
  • Água se necessário

Bata a manga e o suco de laranja no liquidificador adicionando água aos poucos para facilitar a mistura. O suco fica bem cremosinho devido à consistência da manga! Beba 400 ml desse suco por dia até desaparecerem os sintomas.

10. Buchinha-do-Norte

Você já tinha ouvido falar dessa planta? A Buchinha-do-Norte ou Cabacinha, dependendo da região do Brasil, é uma plantinha pequena, redondinha, com alguns “espinhos” por fora (parecendo uma Mamona) e por dentro ela parece aquelas buchas vegetais que se utiliza para tomar banho, daí a origem do nome.

Ela é uma planta nativa do Brasil e seu fruto seco é muito utilizado para o tratamento de doenças respiratórias como rinite e sinusite, porém é necessário muito cuidado em sua utilização devido ao fato de ser uma planta tóxica, sendo recomendado o seu manuseio por pessoas experientes.

Existem diversas maneiras de utilizá-la, mas ela nunca deve ser fervida inteira, pois pode liberar componentes que causam irritação e hemorragia na mucosa nasal.

Assim como as outras alternativas caseiras citadas anteriormente, pode-se fazer solução nasal ou chá para inalação. Para saber mais como utilizar essa plantinha, veja essa outra postagem: Buchinha-do-norte – Perfeita para tua sinusite! (e rinite também!).

CONSULTE UM MÉDICO!

Esperamos que gostem dessas alternativas caseiras, mas vale lembrar que elas não substituem o diagnóstico preciso de um médico capacitado!

Essas medidas são apenas preventivas e servem para amenizar os sintomas como um auxílio no tratamento da doença.

Um médico deve ser consultado também para tentar encontrar as causas do problema, o que é importante para um tratamento duradouro e eficaz.

Talvez te interesse ler também:

Anti-histamínicos naturais: 10 opções para aliviar sintomas de alergia

Extrato de folhas de dente-de-leão: o que é, para que serve

Saiba quais são os melhores chás de ervas anti-inflamatórios

Prunella vulgaris: uma planta de linda flor que CURA TUDO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. cristina
    Publicado em 27/12/2020 às 12:50 am [+]

    cristinamoreira.motos@hotmail.com


  2. Wilson
    Publicado em 31/12/2020 às 9:38 pm [+]

    Muito bom as opções para remedios caseiros para rinite


  3. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:52 am [+]

    🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...