Anti-histamínicos naturais: 10 opções para aliviar sintomas de alergia


Você faz uso de anti-histamínicos? Sabia que existem alternativas naturais para eles? Falaremos mais sobre elas neste artigo, mas lembrando sempre que o acompanhamento médico é primordial.

Anti-histamínicos são substância utilizadas para combater os efeitos da histamina no organismo. Esta por sua vez, é uma substância liberada pelo nosso corpo quando entramos em contato com agentes alérgenos. Quem tem rinite, por exemplo, sofre com espirros, coceira no nariz, olhos e garganta. Esses sintomas são reações provocadas pelo excesso de histamina liberada no organismo e os anti-histamínicos são utilizados para aliviar esses sintomas (eles não curam, apenas amenizam os sintomas).

Geralmente, os anti-histamínicos são utilizados em forma de medicamentos, os quais em sua maioria causam sonolência e, dependendo da dosagem, afetam a cognição e a psicomotricidade, é o que afirma a Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia.

Pensando nisso, buscamos sempre informações que nos levem a usufruir cada vez mais do que a natureza pode nos oferecer de graça! Por isso selecionamos 10 opções naturais que fazem parte do nosso dia a dia e que, assim como os medicamentos anti-histamínicos, ajudam a aliviar os sintomas de alergias como rinite, urticária, conjuntivite, eczema, entre outros. Escolha seu ingrediente e faça o teste!

10 opções de anti-histamínicos naturais

De acordo com uma pesquisa feita pela coach em saúde holística Alison Vickery, existem alimentos considerados anti-histamínicos que combatem os efeitos da histamina em nosso organismo e aumentam as reservas naturais fortalecendo o sistema imunológico.

O melhor de tudo é que a maioria deles estão presentes em nossas receitas, sejam em forma de temperos, chás, sucos ou vitaminas! Dos 21 que aparecem na sua pesquisa, separamos 10 opções mais utilizadas em nosso cotidiano para conhecermos sobre seus benefícios:

1. Agrião (Nasturium officinale)

O agrião é um vegetal da família das plantas crucíferas (couve, nabo, rabanete, espinafre…) e possui um gosto amargo e picante. Segundo um estudo, ele inibe 60% das histaminas liberadas pelas células do nosso organismo, comprovando assim ser um ótimo ingrediente no combate às alergias. Normalmente o agrião é consumido em saladas, mas também pode ser utilizado na preparação de sucos e chás adoçados com mel.

2. Cebola (Allium cepa)

Além de ser muito nutritiva, a cebola é um excelente prebiotico. De acordo com esta pesquisa, a cebola inibe a liberação de histamina diminuindo o nível desta no sangue e regula os mastócitos (células do tecido conjuntivo que liberam a histamina no organismo). É mais utilizada como tempero, podendo ser consumida tanto crua em saladas ou pratos frios ou refogada nos preparo de pratos quentes.

3. Alho (Allium sativum)

Assim como as cebolas, o alho também é muito nutritivo, rico em antioxidantes e bastante eficiente na inibição das histaminas pelos mastócitos. Também é utilizado como tempero no preparo da maioria dos pratos, mas é bastante eficaz quando utilizado em forma de chá para a prevenção de doenças respiratórias.

4. Manjericão-Sagrado (Ocimum tenuiflorum)

Manjericão-Sagrado ou Manjericão-Santo é uma erva de sabor sutil, levemente floral, estabilizante, anti-anafiláticas e anti-histamínicas. Utilizado em forma de folhas secas para chás, mas recomenda-se utilizar as folhas frescas que são fáceis de cultivar. Usamos muito suas folhas frescas no preparo de pizzas, carnes, molhos e pratos específicos.

5. Tomilho (Thymus vulgaris)

O tomilho é uma erva muito nutritiva, rica em vitamina C e flavonóides, que também ajudam a estabilizar os mastócitos e possuem benefícios anti-microbianos. Pode ser consumido tanto em forma de chá como em temperos.

6. Camomila (Matricaria recutita)

A camomila é uma queridinha nossa para diversos tratamentos caseiros e uma pesquisa comprova que o uso de suas folhas secas em forma de chá ajudam a estabilizar a liberação de histamina em nosso organismo. Há ainda quem faça o uso do chá de camomila como infusão ou banhos nos casos de alergias de pele (devido ao seu efeito calmante).

7. Urtiga (Urtica dioica)

Assim como a camomila, a urtiga também é consumida em forma de chá e segundo esse outro estudo, é comprovada como uma erva eficiente para a estabilização dos mastócitos e inibição da liberação da histamina.

8. Hortelã-pimenta (Mentha x piperita)

De acordo com uma pesquisa, a hortelã-pimenta foi a que se mostrou mais eficaz no tratamento de rinite alérgica devido ao poder dos flavonóides na inibição da histamina. Podemos consumi-la em forma de chá, suco ou infusão (esta última é bem eficaz para desobstruir as vias respiratórias).

9. Gengibre (Zingiber officinale)

Falamos sobre o gengibre em nosso outro post sobre os 10 remédios caseiros eficazes para tratar a rinite e não foi à toa, pois mais uma vez ele é indicado nessa pesquisa como uma raiz bastante eficaz no tratamento de reações alérgicas, principalmente na inibição da histamina pelos mastócitos.

10. Cúrcuma (Curcuma Longa)

Particularmente a cúrcuma é a minha queridinha! Ela é um poderoso anti-inflamatório, antioxidante e, além disso, outro estudo comprova que ela inibe a ativação dos mastócitos na liberação da histamina. A cúrcuma está presente em outro condimento, o curry muito utilizado nas culinárias indiana e tailandesa. Além do curry, podemos utilizar a cúrcuma em forma de pó ou raiz para ser ralada ou picada no preparo de refeições, temperos de saladas, misturada em sucos e até mesmo na escovação dos dentes! Mas esse é assunto para outro artigo!

Consulte um Médico!

Esperamos que gostem dessas alternativas caseiras, mas vale lembrar que elas não substituem o diagnóstico preciso de um médico capacitado! Essas medidas são apenas preventivas e servem para amenizar os sintomas como um auxílio no tratamento de algumas doenças (alergias).




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Cora
    Publicado em 23/05/2022 às 5:32 am [+]

    Gostei. Eu estava á procura disso mesmo, eu não quero mais tomar os medicamentos antialérgicos porque me causam efeitos secundários, obstipação, dispepsia, etc. Eu prefiro os naturais que favoreçam o trânsito intestinal até.


  2. Daia Florios
    Publicado em 23/05/2022 às 8:17 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...