10 Dicas e Remédios Caseiros para Clarear as Axilas

  • atualizado: 
Clarear as Axilas

Axilas escurecidas é algo incômodo para todas aquelas mulheres que, por imposição da moda, as depilam com frequência. E, sim, as axilas ficam escurecidas justamente porque são depiladas - dependendo do método usado - e também quando se usa desodorantes que tingem a pele, ou entopem os poros, ou que contêm álcool e, também acontece em casos de lesões fúngicas que provocam aumento da melanização local.

A pele das axilas e virilhas é muito fininha e, com as agressões na depilação ou uso de produtos, pode desenvolver células mais grosseiras, mais rústicas (e mais melanizadas), para se proteger ficando escurecida.

Remédios caseiros para Clarear as Axilas

Alguns remédios caseiros são muito bons para se clarear as axilas (vale também para as virilhas, que sofrem o mesmo tipo de problema) e primeiro, claro, você deve saber se não há um componente genético para que você tenha axilas, ou virilhas, escurecidas, certo?

Também saiba que roupas apertadas, que deixam fiapinhos, podem manchar a pele das axilas (junto com acúmulo de suor ou desodorante), então, a primeira medida é:

1. Limpeza - cuidar da limpeza destas áreas com:

Lavagens periódicas, sempre que suar ou se sujar de poeira

Esfoliação suave, semanal, para retirar resíduos de produtos (desodorantes, cremes) ou células mortas que pode ser feita com pedra-pomes, sal, açúcar, fubá ou o seu creme esfoliante preferido (mas, recuse usar aqueles que contêm pellets plásticos que contaminam os mares, por favor)

2. Depilação

Se você depila suas axilas, mude o método (caso você raspe com gilete que tal experimentar a depilação com cera, que costuma ser mais aconselhada nestes casos?)

3. Manutenção

Cuide da hidratação da pele das axilas e virilhas com o mesmo cuidado que usa na pele do rosto. Um hidratante de uso diário, de boa qualidade, é fundamental e, em caso de processos irritativos da pele destes locais.

Os remédios caseiros para clareamento da pele são feitos com base em produtos como:

● mel

● limão

● bicarbonato de sódio

● vinagre

● amido de milho (farinha de Maizena, por exemplo)

● aveia

● leite ou iogurte

● suco de pepino

● suco de batata crua

● sândalo em pó

● água de rosas

calerar as axilas 2

E seu uso pode ser combinado (diversos ingredientes) ou puros, como você preferir.

4. Creme caseiro clareador e esfoliante

● mel (colher de sopa)

● limão (suco de meio limão)

● aveia (duas colheres, flocos finos)

Faça uma pasta com esses ingredientes. Passe nas axilas e virilha, em movimentos circulares. Retire com água abundante. Use 2 vezes na semana.

5. Clareador com limão

O limão é um clareador da pele mas, só deve ser usado à noite pois, é fotossensível também (manchará a pele se tiver contato com luz e, poderá até fazer queimaduras caso você saia ao sol).

Use o suco de limão, puro, para passar nas axilas e virilha. Deixe por meia hora e remova com água e sabonete (só a água não remove o óleo do limão). Observe se não ocorre irritação localizada (descontinue o uso caso ocorra) e, continue usando até clarear o tanto que você quer. Cuidado com o sol, já disse, frutas cítricas queimam e mancham!

6. Creme com leite, mel e amido de milho

Faça uma mistura com amido de milho - 1 colher de sopa, leite ou iogurte (1 xícara ou pouco mais) e mel (1 colher de sopa). Leve ao fogo baixo para fazer um mingau. Deixe amornar. Cubra as zonas escurecidas da sua pele com esse creme morno.

Deixe agir por 15 minutos. Retire com água e hidrate bem. Pode usar até 2 vezes por semana, se tiver manchas na pele e, basta 1 vez a cada 15 dias, para a manutenção.

Este mesmo creme pode ser feito com leite de soja também ou fubá fininho - os efeitos serão semelhantes. Cuidado para não colocar o creme muito quente na pele e se queimar

7. Águas clareadoras

São clareadoras da pele as águas de pepino, de batata crua e de rosas. Para obter esse efeito você deverá usar a que preferir, todas as noites - passe a água nas axilas e virilhas e só retire no dia seguinte.

8. Bicarbonato de sódio

Uso consagrado para axilas pois, equilibra o pH, retira as bactérias que dão cheiro forte e mantém a pele saudável. Faça uma pasta de bicarbonato de sodio com água (água de rosas, por exemplo), aplique durante a noite e retire na manhã seguinte.

9. Vinagre

Prefira usar um vinagre de maçã ou, pelo menos, um que seja branco (os vinagres tintos podem manchar sua pele) para lavar as axilas e virilhas caso você tenha odor acentuado e, uma vez por semana, embeba um algodão em vinagre, passe nos locais a clarear e retire na manhã seguinte.

10. Pasta de pó de sândalo (ou pó de casca de laranja) com água de rosas

Esta receita, de origem oriental, também é bastante eficiente para o clareamento da pele de axilas e virilha, pelos efeitos combinados do sândalo, da laranja e da água de rosas. Faça uma pasta bem suave com os ingredientes (escolha sândalo ou laranja, experimente, ou junte os dois), passe nos locais e deixe até 1 hora agindo. Depois lave bem com água.

Caso não ocorra irritação, você poderá deixar a pasta toda a noite e lavar no dia seguinte. Cuidado que tanto o pó de sândalo quanto o de casca de laranja são fotossensibilizantes ao sol.

Bom, essas receitinhas eu recomendo pois as conheço de usar mas, também recomendo que você repense a necessidade, e a frequência da depilação nesses locais de pele tão sensível. Afinal, o corpo é seu, certo?

Especialmente indicado para você:

setaDESCOBERTA A BACTÉRIA RESPONSÁVEL PELO MAU CHEIRO NAS AXILAS

setaALGUMAS ALTERNATIVAS NATURAIS AO DESODORANTE

setaSAIBA COMO SE PREVENIR DE MICOSES