Unhas Fracas → 9 Remédios Caseiros que Podem Ajudar a Resolver o Problema

  • atualizado: 
Unhas fracas

Unhas fracas, que descamam, quebram à toa. Unhas manchadas, com riscas verticais, horizontais ou pequenas manchinhas brancas, ou arroxeadas. Enfim, unhas que não estão fortes e bonitas podem querer dizer muito sobre a sua saúde.

O problema de ter as unhas enfraquecidas e, consequentemente, feias, é bem mais do que simples estética - as unhas são um reflexo da nossa condição interna, da carência de alguns elementos, da ocorrência de problemas cardíacos, pulmonares, renais ou hormonais e, através do diagnóstico pelas unhas (algumas ciências o usa) pode-se inferir da ocorrência de tumores e outras lesões internas e até indicar “episódios prévios de doenças”, como afirma o dermatologista e professor-adjunto de dermatologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Claudemir Aguilar.

Sintomas de doenças que se notam nas unhas

unhas quebradiças - hipo ou hipertireoidismo, carências vitamínicas, problemas circulatórios, uso excessivo de produtos químicos

ondulações na superfície das unhas - doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos

unhas com variação de cor (metade vermelha, metade branca) - problemas renais

unhas com manchas azuladas ou arroxeadas - problemas pulmonares

unhas grossas ou amareladas - fungos

unhas grossas - traumas na matriz, sapatos apertados ou distúrbios circulatórios

riscos marrons - é preciso investigar melanomas na sua pele

E mais uma série de aspectos que só um médico habilidoso no diagnóstico pela observação das unhas (uma prática da Medicina Tradicional Chinesa) poderá te orientar no tratamento.

Então, para os casos acima você deverá, urgentemente, consultar um bom médico mas, se o seu caso é leve, dê uma olhada nas dicas a seguir. Essas são para uso rotineiro, para uma melhor manutenção das suas unhas pois, como todo organismo, elas precisam de hidratação e alimentação, para além de um corte higienizante de vez em quando.

Leia também: SAÚDE: 5 INDICADORES DO NOSSO CORPO

10 remédios caseiros para ajudar nas unhas fracas

1. Máscara de azeite de oliva

Diariamente, aplique azeite de oliva nas unhas e deixe atuar por 20 minutos (ou aplique à noite, antes de dormir). O azeite de oliva vai te ajudar a manter as unhas alimentadas, hidratadas e, consequentemente, mais fortes.

2. Azeite de oliva com suco de limão

Se você juntar suco de limão ao azeite de oliva vai conseguir clarear um pouco as unhas. Mas, tenha o cuidado de não sair ao sol com essa máscara nas mãos pois o limão é fotossensibilizante e você vai é conseguir belas queimaduras na ponta dos dedos, ok?

Leia mais: VOCÊ SABIA QUE NO VERÃO FRUTAS PODEM QUEIMAR E CAUSAR MANCHAS?

3. Massagem com cebola

Unhas enfraquecidas pode ser falta de vitaminas (A e E, por exemplo), ou minerais como o ferro e o enxofre. A cebola é uma boa opção natural para resolver o problema.

Pique uma meia cebola e ponha em um pote que te permita mergulhar as mãos e cobrí-las com os pedaços. Ou faça buracos em meia cebola grande e coloque os dedos dentro. Essa máscara, massagem, com cebola, deve ser mantida por 20 minutos. Após esse tempo, deixe as mãos e unhas secarem naturalmente

4. Alho

Se você rói as unhas, experimente passar alho nelas antes da manicure - o alho vai ajudar a combater micoses e bactérias. Mas, o melhor mesmo será você deixar esse mau hábito de lado, não é?

5. Óleo de rícino

Para as unhas o óleo de rícino é excelente por sua riqueza em vitamina E. O ideal é você aplicar o óleo de rícino nas unhas, com um algodão, e deixar secar naturalmente. Também são adequados os óleos de jojoba, amêndoas, alecrim e argan.

6. Esmaltes são bons? Só se forem de ótima qualidade

Se você usa esmaltes, escolha sempre os que não contenham qualquer ingrediente corrosivo em sua composição (formaldeído ou tolueno, por exemplo). Pelo mesmo motivo, se você for alérgica só use esmaltes hipoalergênicos e, se for mexer com produtos químicos, por exemplo, use sempre luvas.

7. E as cutículas, para que servem?

Evite retirar as cutículas, elas são uma proteção natural às unhas que protegem contra fungos, bactérias e vírus. Mantenha-as hidratadas e, se precisar, empurre-as suavemente.

8. Uma receita de fortalecedor para as unhas?

Misture o conteúdo de um esmalte-base (considerando o que foi explicado acima, ou seja, uma base transparente e de boa qualidade) com 3 dentes de alho amassados, meio limão e uma cápsula de vitamina E. Você pode bater tudo com um mixer, ou amassar bem amassadinhos o limão e os alhos, coar em um pano e misturar o suquinho no esmalte com a ampola (assim usará o mesmo vidrinho com pincel, fica mais prático).

Pincele diariamente, à noite, todas as unhas e deixe secar naturalmente. Quando já estiverem fortalecidas (tenham ultrapassado a crise) passe a fazer uma manutenção semanal com esse esmalte fortalecedor, que também é controlador de infecções diversas, por conta do alho.

9. Alimentação saudável é essencial para ter unhas fortes

Diariamente, escolha alimentos ricos em vitamina B (peixe, frutos do mar, lácteos, carne, fígado ou cereais como o arroz e o trigo), vitamina E (azeite de oliva, vegetais de folha verde, ovo ou frutos secos), proteínas de boa qualidade. Mantenha uma dieta saudável que esta já é meio caminho andado.

Procure um médico

Mas, se os seus problemas de unhas não se resolvem com essas dicas caseiras, não hesite em procurar um médico bom que te acompanhe e indique os exames necessários para um diagnóstico completo pois, como vimos, unhas fracas podem sinalizar doenças.

Leia mais sobre cuidados com as unhas:

setaÓLEO DE ARGAN - PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO

setaMICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR

setaROER AS UNHAS...STOP! VEJA O QUE FAZER