Plantas e alimentos para fazer a dor de cabeça passar


Dor de cabeça, argh! Esse mal tão comum, tão difuso, tão chato e tão difícil de curar. Sim, porque a gente toma remédio para passar porque precisa trabalhar, porque precisa viver, mas os remédios a gente sabe, são paliativos, não resolvem o problema pela raiz.

E qual seria a raiz da dor de cabeça?

Aí é que está o problema. Se não for diagnosticada uma dor de origem física (sinusite: inflamação das fossas nasais, dor nas costas, dentes e outras que podem refletir na cabeça, falta de sono, etc) fica difícil saber a origem da dor, até porque ela pode vir de questões emocionais, sobretudo estresse, tensão, preocupação. Pensamentos que martelam e causam dor física.

Leia mais: 20 DORES FÍSICAS LIGADAS A UM ESTADO EMOCIONAL ESPECÍFICO

Seria ideal se pudéssemos encontrar a origem da dor através de tratamentos ou práticas que pudessem nos colocar no caminho do autoconhecimento: shiatsu, psicoterapia, meditação. Mas nem mesmo tais métodos garantem a cura total do problema.

Fato é que, quem tem dor de cabeça recorrente, se chateia em ter de tomar remédios sempre pois sabe que além de não curarem, não fazem bem. Então vamos recorrer à natureza e pedir uma ajuda a mais para nos livrarmos deste mal.

Vejamos 11 remédios naturais para curar dor de cabeça:

1) Juniperus

Também conhecida por zimbro, zimbreiro, junípero e sabina, é usada como especiaria na culinária e na fabricação de bebidas alcoólicas (gin, licor). Para Paola Irene Longo, especialista em cura natural, esta planta pode ser útil para aqueles que não conseguem relaxar e ficam ruminando pensamentos na cabeça. Ela indica o uso da tintura de juniperus em massagem nas têmporas ou onde doer, ou via oral, 10/15 gotas por dia.

2) Hipérico

Também conhecida como erva-de-são-joão, é usada em tratamentos de depressão pois ajuda a ter pensamento positivo, ajuda a relaxar e a dormir, dá energia, principalmente mental. A especialista aconselha a usar 2 ou 3 gotas da tintura-mãe antes das refeições ou para massagear a cabeça.

3) Valeriana

Ideal para acalmar pessoas com ânsia, pânico, crises nervosas. Pode ser usada de 10 a 20 gotas de sua tintura repetindo a dose depois de duas horas para curar a dor de cabeça. Pode-se usar como prevenção à dor usando 5 gotas por dia durante 3 semanas.

Leia mais: VALERIANA – USOS, EFEITOS E CONTRAINDICAÇÕES

4) Batata

Rodelas de batata sobre os olhos é um remédio clássico, você já experimentou? A batata é realmente um medicamento muito além de um dos alimentos mais consumidos no mundo.

Leia mais: BATATAS: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES

5) Lavanda

A rainha da aromaterapia. O óleo essencial de lavanda pode ser usado simplesmente sentindo esse aroma. Para uso interno, use de 10 a 15 gotas de tintura de lavanda 3 vezes por dia ou beba o chá de lavanda antes das refeições. Esta flor maravilhosa pode ajudar na cura da dor de cabeça das pessoas que martelam o passado, que têm a sensação de que poderiam ter feito mais ou melhor do que fizeram.

6) Vara-dourada

Solidago virgaurea, pode ser útil para curar dor de cabeça ligada ao ciclo menstrual. Pode ser usada 10 a 15 gotas de sua tintura 2 ou 3 vezes por dia por um ciclo de 3 semanas.

7) Hortelã-pimenta

Mentha piperita pode ser útil para curar dor de cabeça de origem digestiva ou quando a gente não digere bem um acontecimento, um fato da vida. A especialista aconselha beber uma xícara de chá de hortelã-pimenta meia hora antes das refeições para melhorar a funcionalidade do estômago.

8) Alho

Desintoxicante geral, o alho pode ser usado em tratamentos de dores frequentes, obstinadas, que nunca passam. Pode ser usado seja diretamente amassado e colocado sobre a cabeça, têmporas, onde doer, seja em tintura, 10/15 gotas por dia. Também pode-se beber a água onde o alho ficou em repouso por algumas horas ou em saladas e outros alimentos mas sempre cru.

9) Melissa

Também conhecida como erva-cidreira pode ser útil para dores de cabeça de origem emocional, tristeza, desânimo, depressão. Use de 10 a 15 gotas de sua tintura por dia.

10) Urtiga

Também chamada urtica ou ortiga, a tintura desta planta pode ajudar àqueles que têm dores de cabeça recorrentes de bebedeiras e vida intensa. A especialista aconselha o seu uso intenso (15 a 20 gotas, 2 ou 3 vezes por dia) mas POR APENAS UMA SEMANA.

11) Camomila

È cientificamente comprovado que a camomila ajuda a aliviar dores de cabeça. Experimente o chá quando estiver no comecinho da dor ou o seu óleo essencial para uso tópico nas áreas doloridas.

Leia mais: CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

Consulte sempre um médico

Todos os conselhos, obviamente, não dispensam uma consulta médica. Se a dor de cabeça for realmente recorrente, vale a pena tentar encontrar sua causa para eliminar os remédios do dia a dia e também para viver bem. Dor de cabeça é muito ruim e pode reduzir nossa produtividade no trabalho, nossas horas de sono e causar um mal-estar enorme. Cuide-se!

Leia mais sobre dores de cabeça:

AS SEIS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR DE CABEÇA, INCLUINDO A ENXAQUECA

DOR DE CABEÇA: 4 TIPOS DIFERENTES E TRATAMENTOS NATURAIS

DA YOGA UM SIMPLES EXERCÍCIO PARA ALIVIAR DOR DE CABEÇA E CANSAÇO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...