Remédios naturais para as doenças mais comuns


Brasileiro adora remédio caseiro porque na nossa cultura tem índio, tem africano, tem candomblé, rezadeira, tem de tudo um pouco. E isso faz com que cada brasileiro que se preze, tenha em casa a sua farmácia natural onde determinadas ervas e plantas não podem faltar.

Mas se você não tem ainda a tua, chegou a hora de saber quais são os remédios naturais que podem ser usado para aliviar, ou às vezes curar, as doenças e os mal-estares mais comuns do nosso dia a dia.

Fizemos um apanhado dos nossos artigos, para montar um guia para você se orientar facilmente nas horas que mais precisar da tua farmácia natural. Primeiramente falamos das doenças e depois dos remédios naturais que não podem faltar. Dá uma olhada:

Dor de cabeça

Beber um chazinho de camomila, colocar rodelas de batata ou de pepino sobre os olhos, fazer inalação com água, bicarbonato de sódio e camomila se a dor for de sinusite, ou lavagem com soro fisiológico.

Náusea

Gengibre é o mais conhecido remédio para a náusea. Basta mastigar o gengibre fresco devagarzinho. As grávidas conhecem bem este remedinho, um dos poucos permitidos durante a gravidez.

Gripes e resfriados

Aqui cada família tem a sua receita, mas mel, limão, gengibre e alho são os principais ingredientes para os tantos remédios caseiros feitos com eles.

Leia mais: RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM

Tosse

Mel, malva, alcaçuz, tomilho, óleo essencial de eucalipto são os ingredientes mais comuns para curar a tosse de um modo natural. Precisa antes saber se a tosse é seca ou cheia. Veja no link abaixo:

TOSSE CHEIA OU SECA: DIFERENÇAS E REMÉDIOS NATURAIS

Hemorroidas

Fazer banhos de assento ou compressas com calêndula, camomila, folhas de amora são alguns dos remédios que aliviam a hemorroida. Leia mais no link abaixo e tenha sempre em casa um dos 10 remédios:

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

Dor de dente

Alho, cebola, gelo, água com sal, folhas de goiabeira são alguns dos remédios naturais para curar este mal comum. Mas o mais importante mesmo é ir regularmente ao dentista para evitar surpresas. De qualquer forma, tenha na tua farmácia alguns dos remédios listados no link abaixo:

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Dores de barriga (cólica, prisão de ventre ou diarreia)

Erva-doce, chá de folhas de goiabeira, chá de gengibre, de erva-doce, de camomila podem aliviar dores de barriga causadas por prisão de ventre, diarreia ou cólicas menstruais. Veja nos links abaixo mais dicas para se aprofundar em cada distúrbio.

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

REMÉDIOS PARA DIARREIA – NATURAIS E EFICAZES

DIARREIA: 10 ALIMENTOS BENÉFICOS

Infecção urinária

Sálvia, limão, mel são alguns dos ingredientes usados em tratamentos naturais contra a infecção urinária. Dá uma olhada no link abaixo com receitas de remédios naturais para este mal.

INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS

Estresse

100 em cada 100 pessoas estão estressadas e existem tantas ervas que podem nos ajudar a aliviar um pouco da tensão diária. Entre as mais conhecidas estão a camomila e a passiflora. Mas alfazema e alecrim, entre outras ervas, também nos dão sensação de bem-estar. Leia mais nos links abaixo:

OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS

PASSIFLORA CONTRA O ESTRESSE E DEPRESSÃO: ACALMA E RELAXA

Ervas, plantas e alimentos que não podem faltar na tua farmácia natural

farmacia natural

* Camomila (serve praticamente para tudo e as crianças também podem tomar. É um relaxante muscular que pode ser usado para aliviar a dor de cabeça, o estresse, a dor de barriga. Veja no link abaixo todas as indicações de uso):

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

* Aloe vera (a nossa querida babosa cura ou alivia praticamente qualquer problema da pele. No pronto socorro natural ela alivia imediatamente queimaduras e picadas de inseto. Veja no link abaixo tudo sobre a babosa):

TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

* Batata (alimento mas também um remédio que pode ser usado para aliviar dor de cabeça, insônia, estresse, verrugas, acnes, veja abaixo tantas indicações de uso):

BATATAS: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES

* Erva-doce (outra erva que todo brasileiro deveria ter em casa, seja para colocar no bolo de fubá, mas também porque pode aliviar vários probleminhas de saúde. Veja abaixo todas as suas indicações):

ERVA-DOCE: 10 INDICAÇÕES DE USO E BENEFÍCIOS COMPROVADOS

* Arnica (em casa que tem criança tem que ter arnica, qualquer batida, contusão, hematoma, pode ser aliviado com esta planta. Veja mais detalhes abaixo):

ARNICA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DE SEU USO PARA O NOSSO CORPO

* Gengibre (um verdadeiro antibiótico natural. Cura náuseas, dor de garganta, gripes e resfriados, infecções e muito mais. O gengibre realmente não pode faltar na tua farmácia natural).

GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

* Limão e hortela (em quase todas as receitas para curar gripes, resfriados e tosses, existem limão e hortelã. Não deixe de ter esses alimentos em casa, seja na farmácia, seja na cozinha. São tantos os seus usos e benefícios…)

HORTELÃ: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

* Mel (outro remédio natural super versátil, usado para curar dor de dente, tosse, insônia, garganta inflamada…)

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

* Cebola (um verdadeiro antibiótico natural e um alimento delicioso de muitas utilidades na cura. Não pode absolutamente faltar cebola em casa):

REMÉDIOS NATURAIS: 10 USOS ALTERNATIVOS DA CEBOLA

* Gelo (uma coisa tão simples mas nem todo mundo tem em casa. Compre já uma forminha de gelo se você não tiver pois o gelo é usado para muitos males, contusões, dores em geral. E sua eficácia é cientificamente comprovada):

REMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA

* Vinagre e sal (outros dois remédios que da cozinha vão facilmente parar na tua farmácia dos remédios naturais. A eficácia destes ingredientes é comprovada para a dor de garganta, no caso do gargarejo com água e sal, e na prevenção da dor de ouvido, no caso do vinagre).




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...