Como aliviar a dor de ouvido com remédios naturais

  • atualizado: 
Dor de ouvido

Quem nunca teve dor de ouvido quando criança? É um problema comum e geralmente causado por uma infecção leve que passa sozinha em poucos dias e sem tratamento.

Mas a dor é chata, aguda, martelante e no caso das crianças, coitadinhas, elas não merecem e não conseguem aguentar a dor.

Assim que a criança acusar a dor, não se desespere. Segundo o site inglês NHS, nem sempre é necessário correr ao pediatra, bastaria aliviar a dor pois, a infecção geralmente passa rápido e sozinha. O mesmo serve para os adultos.

Os casos onde é necessária uma consulta médica urgente são:

* se houver algum objeto no ouvido da criança vá ao pronto socorro;
* se a dor de ouvido for acompanhada de febre, vômitos e ou dor de garganta, consulte um médico com urgência;
* se houver inchaço ao redor da orelha ou corrimento do ouvido, idem;
* se a dor persistir por mais de 2 dias.

Remédios caseiros: o que você pode fazer em casa

A indicação médica mais comum é usar um analgésico como o paracetamol ou o ibrupofeno mas, quem evita remédios a todo o custo pode tentar os remédios naturais abaixo:

* Colocar um pano quente contra a orelha afetada ajuda a aliviar a dor.

* A infecção de ouvido pode ter várias causas e se for bacteriana, o alho pode ajudar a resolvê-la. Leve para ferver em pouca água 3 dentes de alho. Retire-os da água e coloque-os dentro de um lenço com uma piada de sal. Dê uma amassada nos alhos e deite a cabeça com o lado do ouvido dolorido, sobre o pano com os alhos dentro.

* Se a dor for causada por excesso de muco nos ouvidos (geralmente durante gripes e resfriados), uma inalação (fumigação) com camomila pode ajudar. Coloque água para ferver, junte 2 colheres de sopa de camomila. Leve a panela com a água fervendo para uma pia segura, do banheiro ou cozinha, e respire o vapor com a ajuda de uma toalha sobre a cabeça para que os vapores não dispersem tão rapidamente. Cuidado para não se queimar. Dá para fazer com crianças pequenas se dois adultos estiverem presentes. Os vapores ajudam a dissolver o muco.

* A mesma inalação pode ser feita por adultos, colocando na água 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou eucalipto, ou também 2 gotas de cada um deles, para respirar os vapores.

* O sal é bom para retirar o excesso de umidade do ouvido e nesse caso, faça uma meia de sal para colocar sobre o ouvido dolorido. A receita está no link logo abaixo, use a meia morna sobre o ouvido:

Leia aqui: MEIA DE SAL: A SOLUÇÃO NATURAL CONTRA A DOR DE OUVIDO

Leia também: TRAVESSEIRO DE ERVAS: OS DIVERSOS TIPOS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

* A cebola também pode ajudar a resolver a dor de ouvido usando-a externamente em um sachê. A cebola reforça o sistema imunológico e ajuda a combater a infecção. Faça um sachê de cebolas cortadas cozidas em água colocando-as dentro de um lenço e fazendo um saquinho para ser colocado morno sobre o ouvido dolorido.

Atenção

Não use absolutamente nada dentro do ouvido sem que um médico tenha visto e receitado antes. Esta prática de colocar óleos ou mesmo remédios em gotas no ouvido pode ser perigoso se houver perfuração do tímpano e somente um médico pode averiguar a situação. Procure um médico se a dor não passar em poucos dias.

Talvez te interesse ler também:

MICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR

NARIZ ENTUPIDO EM BEBÊS E ADULTOS: OS 15 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!