Óleos essenciais contra gripes e resfriados: quais e como usar

oleo-essencial-resfriado

O resfriado comum é um desses pequenos aborrecimentos que muitas vezes ocorrem principalmente durante o inverno ou durante as mudanças de estação, quando temos uma resposta imunológica diminuída.

Em vez de usar medicamentos, você pode aproveitar os benefícios oferecidos pelos óleos essenciais que também podem ser valiosos como remédios naturais contra gripes e resfriados. Alguns deles em particular, se destacam por suas qualidades expectorantes e antivirais, em outras palavras, são capazes de combater os vírus que causam os sintomas dos resfriados, e ao mesmo tempo ajudam a diluir o catarro para facilitar sua expulsão pelo próprio corpo.

O óleo essencial mais famoso para cuidar destes males do inverno é sem dúvidas o Eucalyptus melhor ainda se Radiata (uma variedade desta planta) bom porque ele libera as vias aéreas e tem perfume agradável.

Outros óleos essenciais adequados para resfriados são: o óleo da árvore do chá (melaleuca), o de pinho, o ravensara, o de canela, de tomilho e de lavanda, todos com ações antiviral, antibacteriana e fluidificante.

Vejamos como usá-los

Antes de tudo, é bom usar estes óleos no ambiente onde se vive e se trabalha não apenas porque têm odores agradáveis, mas também como prevenção de contaminação de gripes. Os óleos essenciais acima mencionados podem purificar o ambiente, evitando a propagação das infecções causadas pelos microrganismos.

Coloque no réchaud uma gota para cada metro quadrado de ambiente que pretende purificar.

Outro método eficaz na utilização dos óleos essenciais contra os resfriados é a massagem no peito antes de  dormir. Neste caso, use 3 gotas de óleo essencial de eucalipto diluído em uma colher de sopa de óleo de amêndoa doce ou de outro óleo vegetal,  espalhando bem e massageando suavemente o peito, respirando a essência exalada.

Outras maneiras de tirar proveito dos efeitos benéficos dos óleos essenciais são as fumigações (inalação úmida), que são feitas colocando-se 2/3 gotas de óleo essencial em água fervente e respirando os vapores liberados usando uma toalha sobre a cabeça para que os vapores não se dispersem tão rapidamente. Feche os olhos e cuidado para não se queimar; e a inalação seca que pode ser feita derramando a mesma quantidade de gotas em um lenço, e cheirando-o repetidamente.

Outras dicas úteis

Aos primeiros sinais de um resfriado é importante intervir rapidamente. De fato, este é o momento em que os vírus ainda estão em minoria e podem ser combatidos mais facilmente. Tome bastante vitamina C aumentando significativamente os alimentos que a contém.

Lavar as mucosas nasais com soro fisiológico pela manhã e à noite também é de grande ajuda para impedir que o muco formado pelo resfriado, cause inflamação dos seios nasais (sinusite), dores de ouvido e tosse pois o soro deixa o muco mais fluido e ajuda o corpo a eliminá-lo.

Umedecer um pouco os ambientes também ajuda pois um ambiente seco não ajuda em casos de resfriado, mas cubra-se bem.

Não se automedique e nunca tome antibióticos sem receita médica pois se o resfriado for sintoma de uma gripe (vírus) os antibióticos não servem para nada. Se suspeitar de gripe forte vá ao Pronto Socorro pois há surto de H1N1 em algumas regiões do país.

Por fim, evite beber leite e produtos lácteos que contribuem para o aumento da formação do muco.

ATENÇÃO

Não use óleos essenciais em crianças menores de 3 anos, pois os produtos naturais também podem ser muito fortes e podem causar reações!

Existem pessoas alérgicas ao eucalipto e aos odores em geral. Para estas pessoas, usem outros remédios naturais para curar gripes e resfriados ou para aliviar seus sintomas. As dicas estão nos links abaixo:

Leia também:

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM

XAROPE DE MEL - FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA