Como clarear os dentes de modo eficaz e natural

Como clarear os dentes

Muitas pessoas têm fixação por dentes brancos. Muitas pessoas fazem loucuras para branquear os dentes, comprando todas as ofertas disponíveis no mercado para obter aquela tão sonhada brancura total.

Só que, depois de tantas tentativas, sejam as práticas de consultório sejam os produtos que se compram em farmácias, acabam por causar uma sensibilidade bastante elevada nos dentes, provocando desconforto com a ingestão de alimentos quentes ou gelados.

Sendo assim, muitas pessoas se ligam que é melhor procurar alternativas naturais e menos agressivas. 

É possível usar algumas substâncias naturais e obter o efeito de um clareamento normal, atingindo uma coloração natural. Não totalmente branco, como se tivesse clareado os dentes artificialmente, mas sim uma tonalidade clara e limpa o suficiente para um sorriso aberto de alguém que cuida bem dos dentes.

Os dentes são compostos por uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada, contendo a polpa, a dentina e o esmalte. A dentina, que é a parte coberta pelo esmalte, é também onde os nervos estão localizados. O centro do dente é a polpa, que contém os vasos sanguíneos e o cimento que cobre a raiz do dente. O problema com o contágio da tonalidade de branco está no esmalte e na dentina. Alguns alimentos e bebidas provocam manchas no esmalte dentário e, com o tempo, causam fraturas e comprometem sua cor. Assim que o esmalte desaparece, expõe a coloração amarelada da dentina.

Por isso é que os produtos que agem no esmalte já comprometido provocam aquela sensibilidade desconfortável. Vale a pena enfatizarmos aqui que a prevenção é sempre a melhor alternativa.

Veja abaixo algumas sugestões para clarear os dentes de modo eficaz e natural:

1. Pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão

O bicarbonato de sódio é um abrasivo de baixo impacto. Ele pode trazer de volta aquela tonalidade mais clara dos dentes, quando usado com moderação.
Faça uma mistura de 1 ou 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, uma quantidade suficiente de suco de limão, até formar uma pasta. Você vai precisar também de uma escova de dente.
Use lenços de papel para deixar seus dentes secos, antes de aplicar uma generosa camada desta pasta. Faça movimentos de escovar os dentes normalmente, deixando a pasta por 1 minuto. Pronto, enxague bem até a completa remoção da pasta.

2. Pasta de morangos, sal e bicabornato de sódio

Os morangos são ricos em Vitamina C, ajudando muito na eliminação das placas dentárias que também provocam a cor amarelada nos dentes. O morango também tem uma enzima, o ácido málico, que clareia os dentes. O bicarbonato é um ingrediente opcional.
Faça uma mistura de 3 morangos grandes, uma boa pitada de sal de cozinha e meia colher de bicarbonato de sódio se quiser usá-lo. Você vai precisar também de uma escova de dente.
Após amassar os morangos em uma pasta cremosa, adicione o sal e o bicarbonato. Use um lenço de papel para secar os dentes e aplique generosamente a mistura, usando a escova. Deixe por 5 minutos. Enxague e pronto! Recomenda-se o uso antes de dormir.

3. Óleo de Coco

Enxaguar a boca com óleo de coco pode deixar seus dentes mais brancos também, O segredo está no ácido láurico que remove as bactérias que deixam os dentes amarelados, além de promover a saúde das gengivas.
Pela manhã, antes de escovar os dentes, enxague a boca com uma colher de óleo de coco por, no mínimo 10 minutos. Depois escove os dentes normalmente.
Estes remédios naturais vão deixar seus dentes brancos em uma semana? Não! Mas o uso regular, além de uma rotina de boa higiene bucal, mostrarão os efeitos de dentes mais brancos depois de algumas semanas.

4. Bicarbonato de sódio e Água oxigenada

Esta combinação é um alvejante natural dos dentes. Muitas pessoas usam a mistura e confirmam que os dentes ficam mais brancos. Use uma quantidade de água oxigenada e adicione bicarbonato de sódio até fazer uma pasta. Escove os dentes normalmente e veja a diferença.

5. Vinagre de maçã

O uso de vinagre de maçã pode remover as manchas nos dentes causadas pelo uso de café e cigarros. É um clareador natural e promove o bem-estar das gengivas também. Entretanto, como todo ácido, o uso de vinagre de maçã pode causar danos ao esmalte dos dentes. Após o uso do vinagre para clarear os dentes, enxágue bem a boca e escove novamente com pasta normal.

6. Cascas de limão ou laranja

Algumas pessoas comprovam que o uso de cascas de limão e laranja ajuda no branqueamento natural dos dentes. Esfregue as cascas nos dentes mas, lembre-se que sempre que usar alternativas como esta, não deixe de lavar e enxaguar bem a boca e os dentes após o uso, pois nunca sabemos os efeitos se os ácidos permanecerem nos dentes. Use o bom senso!

Mantendo os dentes brancos

 

Um grande número de pessoas hoje em dia faz questão de encobrir um sorriso aberto nas fotos que tiram, por receio de mostrar a cor dos seus dentes. É que o uso constante de substâncias como café e cigarros deixou seus dentes amarelados.

Se os olhos são considerados o espelho da alma, o sorriso amplo é a sua porta de entrada! É a primeira coisa que as pessoas notam quando você sorri. A cor dos seus dentes. Para muitas pessoas não importa o quanto escovam, os dentes continuam amarelos. Portanto, uma primeira impressão com sorriso amarelo é algo que compromete a autoestima de qualquer pessoa.

A boa notícia é que podemos conservar uma brancura total em nossos dentes seguindo algumas sugestões de ouro:

1. Escove sempre os dentes após as refeições e a ingestão de bebidas

Para manter a boa higiene e também a cor branca de limpeza, adote o hábito de escovar os dentes sempre que ingerir alimentos e bebidas. Muitos alimentos podem não manchar o esmalte dos dentes, entretanto outros são nocivos à sua brancura. Para os fumantes, além do café, o próprio cigarro provoca mudanças na coloração dentária. Por isso então, sem risco de errar, em primeiro lugar, se você preza mesmo por um sorriso iluminado, deixe o cigarro de lado e escove os dentes sempre que ingerir alimentos e bebidas.

2. Consultas periódicas ao dentista

É fundamental para manter a saúde bucal ir com periodicidade ao dentista. E, com relação às questões estéticas, infelizmente, existem tratamentos dentários que podem alterar a cor dos dentes: canais, obturações com amálgama ou mesmo com resina. Portanto, o ideal é mesmo evitar a cárie e por conseguinte os tratamentos.

E um lindo sorriso a todos :)

Leia também:

seta

10 PLANTAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR

seta

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

seta

MICROPLÁSTICOS EM ESFOLIANTES E PASTAS DE DENTES AMEAÇAM O MEIO AMBIENTE