Como clarear os dentes de modo eficaz e natural


Muitas pessoas têm fixação por dentes brancos. Muitas pessoas fazem loucuras para branquear os dentes, comprando todas as ofertas disponíveis no mercado para obter aquela tão sonhada brancura total.

Só que, depois de tantas tentativas, sejam as práticas de consultório sejam os produtos que se compram em farmácias, acabam por causar uma sensibilidade bastante elevada nos dentes, provocando desconforto com a ingestão de alimentos quentes ou gelados.

Sendo assim, muitas pessoas se ligam no fato de que é melhor procurar alternativas naturais e menos agressivas, mantendo a saúde e se aceitando como são, melhorando-se sem perder a cabeça por ideais antinaturais.

Sim, porque cada um é o que é. Não podemos, nem devemos querer, ser todos iguais: magros, altos, de cabelos lisos e dentes brancos como a neve.

Dito isso, é possível usar algumas substâncias naturais para obter o efeito de um clareamento normal, atingindo uma coloração natural. Não totalmente branco, como se tivesse clareado os dentes artificialmente, mas sim uma tonalidade clara e limpa o suficiente para um sorriso aberto de alguém que cuida bem dos dentes.

O que provoca o amarelamento dos dentes

Os dentes são compostos por uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada, contendo a polpa, a dentina e o esmalte. A dentina, que é a parte coberta pelo esmalte, é também onde os nervos estão localizados. O centro do dente é a polpa, que contém os vasos sanguíneos e o cimento que cobre a raiz do dente. O problema com o contágio da tonalidade de branco está no esmalte e na dentina.

Alguns alimentos e bebidas provocam manchas no esmalte dentário e, com o tempo, causam fraturas e comprometem sua cor. Assim que o esmalte desaparece, expõe a coloração amarelada da dentina.

Por isso é que os produtos que agem no esmalte já comprometido, provocam aquela sensibilidade desconfortável.

Vale a pena enfatizarmos aqui que a prevenção é sempre a melhor alternativa.

Veja abaixo algumas sugestões para clarear os dentes de modo eficaz e natural:

Mas antes de partir para os procedimentos, passe fio dental em todos os dentes e proceda com a limpeza utilizando as receitas que seguem.

Pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão

O bicarbonato de sódio é um abrasivo de baixo impacto. Ele pode trazer de volta aquela tonalidade mais clara dos dentes, quando usado com moderação.

Receita: faça uma mistura de 1 ou 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, uma quantidade suficiente de suco de limão, até formar uma pasta.

Você vai precisar também de uma escova de dente.

Use lenços de papel para deixar seus dentes secos, antes de aplicar uma generosa camada desta pasta.

Faça movimentos de escovar os dentes normalmente, da gengiva para cima, deixando a pasta por 1 minuto.

Pronto, enxague bem até a completa remoção da pasta.

Simplesmente bicarbonato com água

Além de abrasivo que ajuda a limpar e a remover as manchas, o bicarbonato tem propriedades clareadoras. Tanto é que é um dos ingredientes principais em cremes dentais branqueadores.

O bicarbonato de sódio também propicia um ambiente alcalino na boca, o que dificulta o crescimento de bactérias. Portanto, simplesmente bicarbonato com água pode ajudar bastante.

Receita: misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água e escove os dentes com essa pasta dental caseira.

Antes, passe o fio dental para que a paste penetre também entre os dentes.

Use essa pasta algumas vezes na semana, não todo dia.

Pasta de morangos, sal e bicabornato de sódio

Os morangos são ricos em Vitamina C, ajudando muito na eliminação das placas dentárias que também provocam a cor amarelada nos dentes. O morango também tem uma enzima, o ácido málico, que clareia os dentes. O bicarbonato é um ingrediente opcional.

Receita: faça uma mistura de 3 morangos grandes, uma boa pitada de sal de cozinha e meia colher de bicarbonato de sódio se quiser usá-lo. Você vai precisar também de uma escova de dente.

Após amassar os morangos em uma pasta cremosa, adicione o sal e o bicarbonato. Use um lenço de papel para secar os dentes e aplique generosamente a mistura, usando a escova. Deixe por 5 minutos. Enxague e pronto!

Recomenda-se o uso antes de dormir.

Oil pulling

Este é um remédio da medicina tradicional indiana, popularmente usado na higiene bucal, para remover toxinas do corpo.

A prática é simples e envolve passar óleo pela boca para remover as bactérias que podem formar placas. As placas podem provocar cáries e danos na gengiva mas, na melhor das hipóteses elas dão aquela aparência de amarelado  nos dentes.

Tradicionalmente, os indianos usam para fazer essa limpeza, o óleo de girassol ou o óleo de gergelim mas qualquer óleo tá valendo. Usa-se muito o óleo de coco por causa do seu sabor agradável, além das suas propriedades (logo mais descritas).

Infelizmente, não há comprovação científica de que esse método clareie os dentes, mas pela limpeza que promove, vale a pena fazer.  Ademais, é um remédio seguro porque não expõe os dentes ao ácido, ou a outros ingredientes que podem corroer o esmalte. 

Óleo de Coco

Enxaguar a boca com óleo de coco pode deixar seus dentes mais brancos, O segredo está no ácido láurico que remove as bactérias que deixam os dentes amarelados, além de promover a saúde das gengivas.

Pela manhã, antes de escovar os dentes, enxague a boca com uma colher de óleo de coco por, no mínimo 10 minutos. Depois escove os dentes normalmente.

Estes remédios naturais vão deixar seus dentes brancos em uma semana?

Não!

Mas o uso regular, além de uma rotina de boa higiene bucal, mostrarão os efeitos de dentes mais brancos depois de algumas semanas.

Bicarbonato de sódio e Água oxigenada

Esta combinação é um alvejante natural dos dentes. Muitas pessoas usam a mistura e confirmam que os dentes ficam mais brancos.

Receita: use uma quantidade de água oxigenada e adicione bicarbonato de sódio até fazer uma pasta.

Escove os dentes normalmente e veja a diferença.

Vinagre de maçã

O uso de vinagre de maçã pode remover as manchas nos dentes causadas pelo uso de café e cigarros.

É um clareador natural e promove o bem-estar das gengivas também. Entretanto, como todo ácido, o uso de vinagre de maçã pode causar danos ao esmalte dos dentes.

Após o uso do vinagre para clarear os dentes, enxágue bem a boca e escove novamente com pasta normal.

Cascas de limão ou laranja

Algumas pessoas comprovam que o uso de cascas de laranja e limão ajudam no branqueamento natural dos dentes.

Esfregue as cascas nos dentes mas, lembre-se que sempre que usar alternativas como esta, não deixe de lavar e enxaguar bem a boca e os dentes após o uso, pois nunca sabemos os efeitos se os ácidos permanecerem nos dentes. Use o bom senso!

Mantendo os dentes brancos

foto

Um grande número de pessoas hoje em dia faz questão de encobrir um sorriso aberto nas fotos que tiram, por receio de mostrar a cor dos seus dentes. É que o uso constante de substâncias como café e cigarros deixou seus dentes amarelados.

Se os olhos são considerados o espelho da alma, o sorriso amplo é a sua porta de entrada! É a primeira coisa que as pessoas notam quando você sorri.

A cor natural dos dentes

Para muitas pessoas, não importa o quanto escovam, seus dentes continuam amarelos.

Mas uma coisa é a coloração natural deles que não é branca neve, e outra coisa é o amarelo de descuido, cigarro, café etc.

Mas mesmo para aqueles cuja coloração natural não é aquele branco total, a boa notícia é que podemos conservar uma aparência linda e radiante em nossos dentes, seguindo algumas sugestões de ouro:

Escove sempre os dentes após as refeições e a ingestão de bebidas

Para manter a boa higiene e também a cor branca de limpeza, adote o hábito de escovar os dentes sempre que ingerir alimentos e bebidas.

Muitos alimentos podem não manchar o esmalte dos dentes, entretanto outros são nocivos à sua brancura. É o caso de alimentos super saudáveis como coloraucurry, cúrcuma que, por serem fortes corantes naturais, podem sim dar uma aparência amarelada.

Após comer estes alimentos, escove os dentes tão logo seja possível.

Para os fumantes, além do café, o próprio cigarro provoca mudanças na coloração dentária. Por isso então, sem risco de errar, em primeiro lugar, se você preza mesmo por um sorriso iluminado, deixe o cigarro de lado e escove os dentes sempre que ingerir alimentos e bebidas.

Consultas periódicas ao dentista

É fundamental para manter a saúde bucal ir com periodicidade ao dentista. E, com relação às questões estéticas, infelizmente, existem tratamentos dentários que podem alterar a cor dos dentes: canais, obturações com amálgama ou mesmo com resina.

Portanto, o ideal é mesmo evitar a cárie e por conseguinte os tratamentos.

E um lindo sorriso a todos 🙂

Talvez te interesse ler também:

REMÉDIOS CASEIROS PARA EVITAR CÁRIES 

10 PLANTAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

AZIA O QUE FAZER? 10 REMÉDIOS NATURAIS RÁPIDOS E EFICAZES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. zortilonrel
    Publicado em 27/06/2021 às 4:37 pm [+]

    I real lucky to find this site on bing, just what I was looking for : D also saved to bookmarks.


  2. Luciana
    Publicado em 28/06/2022 às 9:33 pm [+]

    Nunca vi tanta idiotice e falta de informação correta em um só site. Isso é um desserviço!! Quer dentes claros? Vá ao dentista. Receitas caseiras não funcionam e ainda estragam os dentes. “O barato sai caro” depois vão ter que pagar pra recuperar os dentes perdidos com essas receitas. Ps.: sou estudante de odontologia.


  3. Daia Florios
    Publicado em 29/06/2022 às 10:26 am [+]

    Oi Luciana, agradecemos teu comentário. O texto é muito sincero e não prometemos receitas milagrosas, ao contrário. Enfatizamos a limpeza e a consulta periódica ao dentista. Ficamos felizes que você seja estudante e acreditamos que será uma ótima dentista porque existem profissionais que apoiam tratamentos absurdos ignorando o fato de que não podemos todos ter dentes branco total, dado que a coloração da dentina é única e pessoal. Falamos sobre esses tipo de tratamento aqui -> https://www.greenme.com.br/consumir/moda/77715-moda-estilo-imagem/ Um abraço


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...