Como fazer o cabelo crescer rápido: dicas e remédios naturais


Você sabe como fazer seu cabelo crescer mais rápido? Aqui vão algumas dicas e remédios naturais bem conhecidos e testados para você experimentar.

Tem uns truques que a gente até duvida, como o de colocar “titica de galinha” para fazer crescer a barba dos adolescentes – titica é cocô e essa frase, gente da minha época ouvia muito quando criança. Mas é brincadeira, claro, apesar da analogia com o processo de adubação da terra.

Na real, fundamental mesmo para que seu cabelo cresça forte e rápido é você ter uma alimentação saudável, tomar bastante água pura e usar o menos possível de produtos químicos para lavá-lo.

Tem gente que aconselha até a não se usar nem shampoo nem condicionador ou cremes industrializados – mas disso a gente pode falar de novo e mais adiante.

Dicas naturais para fazer o cabelo crescer rápido

Alimentação

Uma boa dica e, muitas vezes necessária, é você usar vitaminas para fortalecer o cabelo, quer dizer, comer alimentos que contenham as vitaminas necessárias ao fortalecimento do cabelo, que são as do tipo A e B (biotina):

A vitamina A é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos orgânicos e tem ação protetora para pele e mucosas. Só isso já fala diretamente ao cabelo, não? Mas, para além disso, é uma vitamina essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, a capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, o desenvolvimento normal dos dentes, a conservação do esmalte dentário e na prevenção da oxidação celular. Para este seu último efeito, com certeza você já ouviu falar dos carotenoides, não? Caroteno é o que dá a cor, do laranja ao vermelho, das cenouras, abóboras e outras frutas e tubérculos, que contêm pró-vitamina A, e que você deve ter sempre na sua alimentação.

A biotina, também conhecida como vitamina B7, B8 ou H, está ligada à formação da pele e sua falta aumenta a ocorrência de seborreia no couro cabeludo.

E mais, a biotina é essencial em tratamentos contra calvície, afinal o careca não tem cabelo e nós aqui estamos falando de cabelo mais forte.

Para você aumentar a ingestão de biotina na sua alimentação veja abaixo quais são as fontes dessa poderosa vitamina que vai ajudar o seu cabelo a crescer forte e saudável:

Fontes alimentares de biotina

  • pólen de flores;
  • gérmen de trigo;
  • levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae)
  • alfafa germinada;
  • nozes;
  • melão;
  • laranja;
  • arroz integral;
  • ovos, carnes e leite.

Mantendo uma alimentação saudável você já estará no caminho certo.

foto

Cuidados com os cabelos

Mas, cuide também da qualidade do seu sono, de driblar o estresse, de não usar água muito quente para lavar o cabelo, de manter os cabelos limpos e livres de contaminantes urbanos. Para isso você deve sim lavar os cabelos com frequência, mas com xampus suaves e não abusar do secador, nem dormir com os fios molhados, claro.

Remédios naturais para ajudar os cabelos a cresceram mais rápido

Vinagre

Já ouvi muito bom cabeleireiro afirmar que o melhor condicionador para o cabelo é mesmo o vinagre. Sim, o vinagre misturado com água. A gente acha esquisito, no começo é mesmo muito diferente mas, com o uso parece que o cabelo vai se limpando dos químicos, se acomodando a um novo equilíbrio de pH e ficando cada vez mais bonito.

Leia também: OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

Água pura

Para lavar os cabelos, uma dica naturalíssima é mesmo lavar só com água. Água pura, da fonte, claro, porque o cloro da nossa água tratada não ajuda em nada. Enfim, quando puder, lave seus cabelos só com água pura e, de tempos em tempos, se sentir necessidade, com um sabão neutro, para tirar o excesso de gordura. Por exemplo, você pode lavar uma vez por semana com sabão de coco, ou xampu neutro e, nas outras vezes, lavar com água pura. Já será muito bom para a saúde dos seus cabelos.

A influência da lua

Mas, não se pode esquecer de que tudo na nossa vida segue mesmo a relação da Lua com a Terra. Ou seja, tudo aqui neste planeta é diretamente afetado pela variação das forças de gravidade que é alterada enormemente conforme a fase da lua. Então, se você cortar seu cabelo na lua nova ou no começo da crescente, a tendência é de que ele cresça mais rápido pois, cabelos e plantas são impulsados para cima pela seiva, líquido que leva a vida, e que obedece à influência da Lua sobre a Terra.

Leia também: OS EFEITOS DA LUA CHEIA SOBRE O HOMEM, PLANTAS E ANIMAIS

Óleos para hidratar

E a hidratação dos fios? Sim, é fundamental que os seus cabelos estejam bem hidratados para que possam crescer saudáveis. Uma dica que eu dou, para a manutenção da hidratação dos cabelos, é você fazer uso de óleo vegetal uma vez por semana, pelo menos. Pode ser azeite de oliva, pode ser óleo de semente de uva, pode ser óleo de amêndoa, enfim, o óleo que você gostar mais e se adaptar porque, cada pessoa é diferente e todos os óleos vegetais são bons para isso. Ah, não posso esquecer de falar no óleo de coco, que é muito bom mesmo para alguns tipos de cabelo mais cacheados.

Então! Eu faço meus óleos assim: misturo o óleo vegetal escolhido, em um vidro, com alecrim, ou com sálvia (pode ser a essência, um chá de sálvia ou as folhas, como preferir) e deixo curtir em local escuro. Depois é só por na palma da mão e passar no cabelo todo, da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo, não deixando pedaço sem tratamento. Mas, só faça esse tratamento no cabelo limpo, por favor.

Você também pode usar óleo perfumado com essências aromáticas que mais gostar. O que importa é que o cabelo será massageado e nutrido, ficará suave e com um cheirinho maravilhoso. E, com o uso frequente você verá ele crescer mais rápido e bonito.

foto

Frutas e plantas

E, de vez em quando, lembre-se de fazer uma máscara caseira de abacate, ovo e mel, batida com azeite de oliva, por exemplo. Passe na cabeça, ponha um saco plástico em volta, uma toalha para manter aquecido o cabelo e, relaxe por um tempo (deixe a máscara atuar pelo tempo que quiser, depois lave naturalmente).

Ah, e não se esqueça dos poderes da babosa e do jaborandi para te ajudar a manter os cabelos saudáveis. A babosa dá uma ótima máscara que pode ser usada de tempos em tempos – você pega uma folha grande de babosa, descasca, reserva a gelatina, corta em cubinhos, põe para congelar em cubos para gelo. A congelação vai conservar a babosa por mais tempo. Uma vez por semana você pode bater um cubinho desses com um pouco de azeite de oliva e passar nos cabelos. A babosa é o melhor hidratante natural que existe. Já o jaborandi, o extrato da casca desta árvore, é um fortificante excelente para ser usado quando o cabelo está enfraquecido por estresse, doença ou poluição.

Talvez te interesse ler também:

CABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS

ALISANTES PARA CABELOS E FORMALDEÍDO, SUBSTÂNCIA CAUSADORA DE CÂNCER

A MODA É NÃO LAVAR OS CABELOS!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Mellhor Capsula Crescer Cabelo
    Publicado em 01/05/2021 às 7:24 pm [+]

    Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando a as dicas do blog. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho.


  2. SaraGoolo
    Publicado em 23/06/2022 às 11:06 pm [+]

    hi. i am from FINLAND but my english is ok, hehe

    what is a mmonkeypox? did you hear about it?

    i am scared …

    sara


  3. SaraGoolo
    Publicado em 23/03/2023 às 3:42 pm [+]

    thanks for approve my account 🙂

    deSara


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...