Cajun: o que é, onde usar e receita


Em se tratando de comida, algumas têm seu sabor característico, outras não tem gosto algum, pois o que dá sabor a elas é o tempero. Quem conhece um bom tempero e sabe utilizá-lo a seu favor, agrada a qualquer paladar. Por isso o assunto aqui é o tempero Cajun, você conhece?

Na realidade ele é a junção de vários outros condimentos e é possível prepará-lo em casa. Quer aprender?

Mas antes, vamos falar sobre a origem do Cajun, onde usar e qual a receita para deixá-lo no ponto!

{index}

O que é Cajun?

Cajun é o nome dado aos descendentes dos acadianos expulsos do Canadá e que se fixaram na Louisiana, um estado do Sul dos Estados Unidos. É de lá que surgiu a culinária cajun, marcada por influências francesas, africanas e caribenhas.

O tempero cajun possui algumas variações, mas é composto basicamente por páprica, tomilho e mostarda, levando em menor quantidade alho, cebola, pimenta caiena, pimenta calabresa e orégano. Tudo isso deixa o tempero cajun com sabor picante e aroma intenso, mas isso também depende da proporção que é utilizada de cada ingrediente.

Como usar?

Devido à mistura de especiarias que formam o tempero cajun, ele é bastante utilizado no preparo de diversos pratos salgados como: carnes, peixes, frango, camarão, molhos… Enfim, tudo o que for prato salgado pode ser temperado com cajun. Ainda mais se você gosta de um saborzinho marcante e picante.

Até mesmo na pipoca! Basta substituir o sal por um pouquinho de tempero cajun e você poderá se deliciar com uma pipoca levemente picante. Da mesma maneira, sugere-se temperar arroz, saladas e legumes. É só usar a criatividade!

Receita do tempero Cajun

A receita básica para preparar o tempero cajun leva os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de alho em flocos
  • 1 colher (chá) de cebola em flocos
  • 1 colher (chá) de cominho
  • 2 colheres (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de pimenta caiena
  • 1 colher (chá) de pimenta preta moída
  • 2 colheres (chá) de tomilho picado
  • 2 colheres (chá) de orégano

Para preparar é só colocar todos os temperos num processador e processar por cerca de um minuto até que fique bem moído. Em alguns lugares também é colocada a pimenta calabresa picada, mas fica a gosto do freguês!

Siga a receita no vídeo logo aqui abaixo:

Talvez te interesse ler também:

DUKKAH, UM CONDIMENTO ESPECIAL: ORIGEM E RECEITAS

BAHARAT, A MISTURA ÁRABE. VEJA A RECEITA AQUI!

FOLHAS DE PITANGA É UM TEMPERO BEM GOSTOSO – VEJA DICAS PARA CONSUMO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...