receitas com farinha de coco
receitas com farinha de coco

7 receitas com farinha de coco low carb, fáceis e rápidas

Há algum tempo o coco foi elevado ao patamar de super alimento, graças às suas propriedades e versatilidade: além da água, da polpa e do óleo, é possível fazer ainda a farinha. E escolher essa versão de farinha ao invés das tradicionais, pode ser uma excelente ideia para quem quer cuidar melhor da saúde, pois além de rica em fibras – enquanto a farinha comum tem 3%, a de coco tem 42% – contém altas doses de proteína (cerca de 20%) e 8 aminoácidos essenciais, além de nutrientes, como ferro e vitaminas.

A sua utilização regular pode ajudar no controle do colesterol, protegendo o coração de doenças cardiovasculares, auxiliar no bom funcionamento intestinal, prevenir problemas de estômago, como prisão de ventre, além de ter potencial antioxidante e fortalecer o sistema imunológico. É ainda uma boa opção para os diabéticos, pois possui menor índice glicêmico.

Quer aprender como fazer e conhecer algumas receitas que usam farinha de coco?

Confira abaixo.

Receita de farinha de coco caseira

Quer fazer a farinha de coco em casa? Essa receita do canal SOS Intolerante é bem prática e econômica, pois utiliza os resíduos do leite de coco. A dica principal é pegar os resíduos, cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, mexendo sem parar para não queimar, e pronto! Para quem quiser uma versão mais fininha da farinha, basta bater no liquidificador. Vale lembrar que o tempo de cozimento vai depender de quantos cocos foram utilizados. Conte sempre 20 minutos para cada coco e bom apetite!

Segundo a autora da receita, na geladeira a farinha dura bastante, uns 6 meses: “a minha já ficou aqui numa boa. Você deve secá-la bem, tirar toda a umidade, aí pode conservar fora da geladeira em um pote bem vedado. Fique atenta para deixar a farinha bem sequinha, se não ela vai mofar rapidamente”, lê-se nos comentários do vídeo abaixo.

Confira o vídeo com a receita:

Panqueca

Dá para preparar uma panqueca saborosa com farinha de coco. Basta misturar 1 ovo, 2 colheres (sopa) de água, 2 colheres (chá) de farinha de coco e 1 pitada de sal. Misture bem os ingredientes, unte uma frigideira, coloque a mistura e vire para dourar os dois lados. Faça em fogo baixo para a panqueca não queimar.

O recheio? Da tua preferência!

Pão low carb

 

Um pãozinho vai muito bem a qualquer hora do dia, ainda mais se for uma versão saudável e nutritiva.

Confira essa receita de pão low carb feita com 6 ovos, ½ xícara de farinha de maracujá, 1 xícara de farinha de coco, 100 gramas de queijo parmesão, 2 colheres (sopa) de gergelim, erva doce, 1 colher (sopa) de fermento em pó e sal a gosto.

Misture tudo no liquidificador ou batedeira, lembrando de deixar o fermento por último, e leve ao forno por 40 ou 45 minutos.

Depois é só saborear!

Segue o vídeo:

Bolo nutritivo

Pessoas que estão evitando o glúten podem experimentar essa receita porque além de saudável, é deliciosa. Os intolerantes devem ficar mais atentos porque a aveia pode comer traços de glúten.

Para fazer esta receita separe 2 copos de farinha de coco, 3 ovos, 100 ml de óleo de milho, 200 ml de leite de coco, 1 colher (sopa) de castanha do Pará ralada, 200g de açúcar demerara (ou mascavo) 1 colher (sopa) de quinoa, 3 colheres de farinha de aveia, 1 colher (sopa) de fermento.

A castanha do Pará, a quinoa e a aveia são opcionais.

Bata os ingredientes no liquidificador e leve a massa para assar em uma forma untada por 40 minutos.

Confira a receita completa no vídeo:

Bolo com cacau

Uma receita deliciosa que vai agradar até os mais exigente dos paladares.

Para fazer esse bolo, separe 1 xícara de farinha de coco, 4 ovos, meia xícara de leite de coco, 2 colheres de óleo de coco, 1 colher (sopa) de fermento em pó e ½ xícara de açúcar mascavo e 2 colheres (sopa) de cacau.

Bata as claras em neve, depois misture os demais itens, com exceção do fermento e das claras. Em seguida, misture as claras e o fermento e leve ao forno por 30 minutos.

Confira a receita completa no vídeo:

Muffin fit low carb

Uma receita fit, que pode fazer toda diferença no lanchinho da tarde. O muffin com farinha de coco leva ovos, farinha de amêndoa, leite de coco, adoçante e coco sem açúcar. Pelos ingredientes dá para ver que coco é o que não falta nessa receita. Misture tudo, coloque em forminhas de silicone e leve para assar no micro-ondas por 3 minutos.

Confira o modo de fazer neste vídeo:

Bolo de banana e coco

A banana também é outro alimento bem nutritivo. Por isso cabe bem em uma receita com farinha de coco. Para fazer esse bolo, separe as bananas, farinha de coco, goma de linhaça, açúcar de coco, óleo de coco e fermento. Dá para colocar ainda damascos e nozes.

Misture os ingredientes secos, depois os líquidos e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Uma delícia! Confira!

Gostou das nossas receitas? Confira também:

10 RECEITAS COM AVEIA – FÁCEIS, DELICIOSAS E SIMPLES

MANTEIGA VEGANA: 8 RECEITAS SAUDÁVEIS, FUNCIONAIS E NUTRITIVAS!

RECEITAS COM QUINOA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É fundadora e redatora-chefe em GreenMe Brasil.

Veja Também

ciriguela

Receitas com seriguela super fáceis e deliciosas

Há quem chame de siriguela ou ceriguela, mas o correto é seriguela ou ciriguela, a Spondias …