farinha de coco
farinha de coco

Farinha de coco – Todos os benefícios para tua saúde!

Sabemos que o coco é um fruto saboroso, que o seu óleo tem muitas propriedades e utilizações, que a sua água é muito hidratante e que a sua polpa ralada vai muito bem em doces. Agora é a vez da farinha de coco, que não podia faltar nesta lista, atestando que tudo que vem do coco é versátil e nutritivo. Esta farinha é produzida a partir hidratação e posterior secagem da polpa do coco.

A farinha de coco pode ser uma alternativa para estarmos em dia com o consumo de fibras na alimentação. Conheça mais sobre esta farinha através dos seguintes assuntos:

{index}

O que é produzida a farinha de coco?

Esse alimento é produzido a partir da polpa da fruta, que é a parte branca e gordurosa. Parte da gordura é retirada antes do processo de desidratação.

A produção da farinha de coco passa pelas seguintes etapas:

  • Primeiro a polpa é secada
  • Depois é removida sua gordura por pressão
  • E por último, é triturada para virar a farinha

As propriedades

A farinha de coco contém os seguintes nutrientes:

Valores nutricionais da farinha de coco

  • Porção de 14 g = 1 colher de sopa
  • Valor energético = 62 kcal
  • Carboidratos = 8.5 g
  • Fibra alimentar = 5.5 g
  • Proteínas = 2.5 g
  • Gorduras totais = 2 g
  • Gorduras saturadas = 1.9 g
  • Gordura trans = 0 g
  • Colesterol = 0 mg
  • Sódio = 25 mg

Fonte Dados

A lista abaixo mostra a comparação da concentração de fibras entre a farinha de coco e outras farinhas.

Lista de farinhas e o percentual de fibras:

  • coco 42%
  • linhaça 28%
  • trigo 27%
  • aveia 16%
  • centeio 15%
  • soja 14%
  • trigo integral 13%
  • milho 11%
  • trigo refinada 3%

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz

Benefícios da farinha de coco

A farinha de coco apresenta vários benefícios para a saúde, confiram quais são eles:

  • melhora o funcionamento do intestino
  • diminui os níveis de colesterol
  • acelera o metabolismo, queimando de gordura estocada no corpo, ajudando na perda de peso
  • os lipídios desta farinha são de digestão mais rápida
  • aumenta a saciedade
  • não causa picos na glicose sanguínea, impedindo as variações de açúcar no sangue
  • evita o colesterol alto
  • possui um índice glicêmico (IG) menor que o das farinhas à base de cereais, tornando-a uma boa opção para quem tem diabetes
  • previne a prisão de ventre, promovendo o bom funcionamento do intestino
  • protege o coração, por ser um alimento livre de colesterol, além de reduzir o colesterol “ruim” que prejudica o órgão cardíaco, contribuindo para que seja mais saudável
  • é uma ótima alternativa de farinha sem glúten para os celíacos
  • tem ação antioxidante, sendo por isso um alimento capaz de prevenir o envelhecimento precoce
  • não contém ácido fítico favorecendo a absorção de diversos minerais pelo organismo
  • é uma boa pedida para alimentação vegana por conter 20% de proteínas, e 8 aminoácidos essenciais
  • possui alto índice de fibra, tem maior quantidade ue a farinha de trigo integral, os grãos de chia, os grãos de linhaça, a aveia e as ameixas passas
  • é rica em selênio, um oligoelemento antioxidante e rejuvenescedor, para se ter uma ideia 10 gramas de farinha de coco possui 21% da quantidade diária recomendada para um adulto
  • tem bom teor de magnésio e vitaminas B8, C, B1 reforçado sua ação contra os radicais livres
  • contém minerais como ferro e vitaminas, que contribuem para o bom funcionamento do organismo, para a formação das células e fortalecendo o sistema imunológico.

ÁGUA DE COCO: PAIXÃO NACIONAL DE 1001 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

101 MANEIRAS DE USAR O ÓLEO DE COCO

Utilizações

A farinha de coco pode ser utilizada de diversas maneiras:

  • consumida com frutas
  • misturada ao suco ou vitamina
  • como ingrediente em receitas de pães, bolo, tortas, muffins, cookies, biscoitos, pudim, cuscuz, massas, tapiocas, pães, etc…
  • misturada no mingau, como o de aveia por exemplo
  • como acompanhamento de sorvetes

A farinha de coco emagrece?

A farinha de coco é alternativa natural que pode ser utilizada em dietas alimentares para perda de peso, por ser um alimento com gordura saudável, rico em fibras e promotor de saciedade, proporcionando um processo de digestão mais lento e por consequência contribuindo para se ficar mais tempo sem fome.

O ácido láurico presente ma farinha de coco, um ácidos graxos saturados, possui a função de acelerar o metabolismo das células, o que acentua o consumo de calorias pelo organismo contribuindo para a perda de peso.

Mesmo sendo um alimento funcional, o recomendável é não abusar, pois seu consumo em demasia pode ter efeito reverso, devido aos carboidratos, as calorias e a gordura que, mesmo sendo benéfica e não se apresentar em alta quantidade, com o consumo excessivo pode provocar aumento de peso.

Além do mais, o consumo da farinha de coco costuma ocorrer com outros alimentos, por isso é bom balancear as refeições que serão consumidas em conjunto.

O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sopa de farinha de coco por dia.

Onde comprar a farinha de coco?

Uma opção é comprar pela Internet. Há sites que vendem para todo o Brasil.

A farinha de coco pode ser encontrada tanto na versão embalada quanto a granel, é um produto com preço acessível e diante dos benefícios apresentados tem um ótimo custo-benefício.

Outros lugares para compra tanto físicos como virtuais são os empórios, mercearias, lojas de produtos naturais e até mesmo alguns supermercados.

Efeitos do consumo excessivo

Devido ao alto índice de fibras, o consumo excessivo de farinha de coco pode gerar gases e problemas abdominais.

Outro fator é que se a pessoa tem o hábito de consumir farinha de coco, mas bebe pouca água pode ocorrer constipação (prisão de ventre).

Como fazer a farinha de coco caseira

Neste vídeo do canal S.O.S. Intolerante é ensinado como fazer a farinha de coco caseira, vejam como se faz aproveitando o resíduo do leite coco. Esta receita tem a vantagem de aproveitar duplamente a polpa do coco de forma econômica e simples se produz o leite e a farinha.

Agora, com a farinha de coco temos mais um ingrediente para enriquecer as nossas receitinhas!

About Deise Aur

Avatar
Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.
Previous Como fazer as crianças gostarem de ler
Next Água de alho em jejum: quais são os benefícios para a saúde?

Check Also

Taro, Inhame, Cará, Taioba-mansa, Taioba-brava e Tinhorão – você sabe reconhecer quem é quem?

Gostou da foto de capa? Vai dizer que é taioba-brava? Não, é folha de taro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *