12 receitas de espetinho vegetariano para o churrasco

receitas de espetinho vegetariano

Cansada de ir a churrascos e acabar sem comer sequer um espetinho, não é verdade? Ahá, seus problemas acabaram! No próximo churrasco leve seus espetinhos vegetarianos já preparados e coloque-os na churrasqueira. Além de matar de inveja seus amigos carnívoros, eles vão querer COM CERTEZA experimentar a sua alternativa saudável, colorida e deliciosa. É capaz até de você convencer alguém a entrar para o grupo: be vegetarian!

Mostraremos como são preparados cada ingrediente separadamente. Você pode prepará-los, montar os espetinhos e levá-los para o churrasco em um recipiente tampado para quando chegar lá, colocá-los na grelha. Ou levar as frutas e verduras sem o espetinho e colocá-las na grelha montando os espetinhos depois. Talvez esta seja a melhor opção, se você não souber o tamanho da churrasqueira. Se fizer o churrasco vegetariano na sua própria casa, será mais fácil ainda se organizar. Sucesso garantido!

1. Pêssegos

Se você não está acostumado com receitas extravagantes, vai parecer absurdo, mas os pêssegos podem ser grelhados em poucos minutos na churrasqueira. Fica uma delícia, basta cortá-los em fatias grossas e colocar no espetinho. Podem ser saboreados como sobremesa, ou para dar um toque de requinte à sua salada ou ainda para ser colocado em um espetinho mix de frutas ou mesmo em um espetinho de frutas, verduras, tofu e cogumelos. Use a imaginação e o seu gosto para combinar os ingredientes do espetinho vegetariano.

2. Abacaxi

Abacaxi

Corte o abacaxi em fatias circulares com uma espessura de, pelo menos, meio centímetro. Unte a superfície de cada fatia com um pouco de azeite e cozinhe na grelha por alguns minutos de ambos os lados. Você vai descobrir que o abacaxi constitui um ótimo acompanhamento para o tofu, como ensina várias receitas orientais.

3. Cebola

As cebolas podem ser preparadas na grelha, mas com algumas dicas. Antes de colocá-las na churrasqueira, descasque, corte pela metade e ferva as cebolas até que fiquem macias. Depois disso, asse-as diretamente deitadas na grelha, pincelando azeite antes, por alguns minutos e virando com cuidado para que não se quebrem. Para fazer espetinhos, melhor usar cebolinhas inteiras e pequenas. Cozinhe antes em água fervendo por poucos minutos e coloque-as em espetinhos, regando com um pouco de azeite antes de grelhar.

4. Tomate

Tomates também ficam ótimos preparados na grelha. Além de colocá-los no espetinho, você pode também pode simplesmente cortá-los ao meio e colocá-los diretamente sobre a churrasqueira com a parte da casca para baixo. Depois de alguns minutos, vire-os para que fiquem bem assados. Tempere com as ervas (manjericão, orégano, salsinha e cebolinha) picadas e regue com um fio de óleo e sal. Mhmmmmmmm

5. Tofu

Antes de ser grelhado, o tofu deve ser deixado para descansar por pelo menos meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas, dependendo do seu gosto. É aconselhável usar sálvia, louro, alecrim ou orégano picados. Adicionar à marinada uma colher de chá de vinagre de maçã ou uma pitada de açúcar mascavo para deixar o tofu crocante. O tofu, cortado em fatias, pode ser colocado diretamente na grelha, ou cortados em pedaços pequenos para serem colocados em espetinhos, alternando com tomate, pimentão, abacaxi, cebola...

6. Seitan

seitan

O seitan, como o tofu, pode ser grelhado fatiado ou cortado em pedaços e combinado com legumes para preparar espetos. O primeiro passo para a sua preparação é, também como o tofu, marinar, o que pode ser feito com a combinação de vinho branco, vinagre de maçã, sumo de limão e uma pitada de pimenta-do-reino. O seitan terá que descansar na marinada por cerca de 45 minutos antes de ser grelhado.

7. Cogumelos

Os cogumelos são outro tipo de alimento adequado para ser cozido na churrasqueira, para propor uma variedade no menu carnívoro clássico do churrasco. Depois de lavados e limpos, os cogumelos (porcini são os mais adequados) devem ser deixados para descansarem em uma marinada de azeite, pimenta-do-reino, sal e salsa picada. Depois são colocados na grelha por alguns minutos e servidos quente. Podem ser cortados em pedaços e misturados com tofu ou seitan ou na preparação de espetos misturados com outros vegetais.

8. Batatas

Batatas

Para fazer deliciosas batatas grelhadas, corte-as em rodelas de cerca de meio centímetro de espessura e regue-as com azeite temperado com curry em pó, simplesmente misturando os dois ingredientes em um copo e mexendo. Coloque-as diretamente sobre a grelha. Ou colocadas longitudinalmente para que se fixem, se quiser fazer espetinho. Vire sempre, de um modo e do outro, para que se cozinhem bem. O fogo deve ser baixo se não, elas se queimam. Depois de prontas tempere com sal, alecrim, que é a especiaria que mais combina com batatas, e um fio de azeite.

9. Berinjela

Corte a berinjela em fatias finas, sem descascá-las e deixe-as descansarem dentro de um escorredor de macarrão por pelo menos uma hora cobertas com sal, para que eles percam o sabor amargo. Coloque o escorredor sobre uma bacia funda, pois as berinjelas irão perder água. Deixe-as marinarem em azeite temperado com hortelã e alho picado por pelo menos duas horas e coloque-as para grelharem no espetinho. Se colocadas diretamente na grelha elas podem grudar, neste caso vire-as com atenção para não desmancharem.

10. Abobrinha

Abobrinha

Não precisam de uma preparação especial antes de serem grelhadas na churrasqueira. Basta cortá-las circular ou longitudinalmente, untá-las levemente com azeite de ambos os lados e colocaá-las na grelha ou no espetinho por alguns minutos. Você pode fazer um espetinho misturando-as com berinjela, tofu e o que mais preferir.

IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS

11. Aspargos

Uma vez que os aspargos estiverem limpos e cortados (removidas as partes duras, cerca de um centímetro da parte de baixo), basta colocá-los na grelha por alguns minutos até que fiquem macios e crocantes. Em seguida, regue com azeite de oliva, sal e gotinhas de limão a gosto.

12. Pimentões

Até os pimentões na grelha ficam com um sabor especial. Comparado a outros vegetais, levam mais tempo para ficarem prontos. Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre até que casca fique marrom, quase queimada. Neste ponto, retire-os do fogo e deixe esfriar. Em seguida, despele-os com as mãos e remova todas as sementes. Com as mãos, corte-os em tiras, e misture-os no azeite com pimenta-do-reino, hortelã, sal e alho picado.

5 SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO

Leia também:

seta15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA

seta

BERINJELA À PARMEGIANA: A VERDADEIRA ITALIANA!

seta5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

seta10 RECEITAS DE BATATA RECHEADA AO FORNO

setaCHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA