Suco de Banana, o bem que faz! Benefícios e Receitas


Banana é a nossa fruta! Barata e que se encontra em todo lugar, até no mercadinho da esquina. Além de ser uma das frutas mais famosas do mundo, é também uma das mais saudáveis, considerada um excelente alimento, pois mata a fome e alimenta de verdade pois é rica em vitaminas e minerais essenciais. É indicada para aumentar a energia e melhorar o desempenho nas atividades diárias.

E por incrível que pareça, a banana, além de poder ser consumida pura, ela fica ótima em forma de suco, uma coisa que pouca gente sabe! Dá para fazer suco de banana de várias formas, todas muito saborosas, cheias de vitaminas e minerais, altamente nutritivas!

O suco de banana é uma ótima opção para quando você está com fome e quer comer uma coisa saudável, gostosa, rápida e fácil de fazer. Ao saber os benefícios deste suco, você não vai pensar duas vezes em experimentá-lo.

Vejamos algumas vantagens que o suco de banana pode trazer:

BENEFÍCIOS DO SUCO DE BANANA

  1. Melhorar a digestão
  2. O melhor suplemento
  3. Prevenção de AVC
  4. Saúde cardiovascular
  5. Controle da pressão arterial
  6. Controle do colesterol
  7. Memória de elefante
  8. Energia instantânea
  9. Reduz cãibras
  10. Prevenção de úlceras estomacais
  11. Vitaminado
  12. Superbactérias do bem
  13. Bom humor
  14. Antioxidantes
  15. Menos retenção de líquidos
  16. Beleza

suco banana 1

1. Melhorar a digestão

Por causa de suas fibras, a banana ajuda na digestão. Elas absorvem a água do alimento e faz com que as fezes fiquem mais macias, portanto é um ótimo alimento para quem sofre de prisão de ventre, a chamada constipação. Se você não gosta de banana, deve experimentar o suco de banana poruqe pode ser que voce mude ideia.

2. O melhor suplemento

O suco de banana é um ótimo suplemento multivitamínico natural pois contém além das vitaminas, fibras e minerais como potássio e magnésio.

3. Prevenção de AVC

Dado o seu alto conteúdo de potássio, consumir com regularidade banana, ou seu suco, ajuda a diminuir o risco de sofrer um AVC.

4. Saúde cardiovascular

Altos níveis de potássio e baixo nível de sal fazem da banana um aliado da saúde cardiovascular, ou seja, do coração. O suco de banana é um alimento super indicado para aqueles que têm problemas cardíacos e também para aqueles que querem evitar tais problemas.

5. Controle da pressão arterial

O potássio regula os batimentos cardíacos e mantém a pressão arterial sob controle. Magnésio e cálcio também desempenham funções semelhantes e a banana é rica nesses três componentes.

6. Controle do colesterol

A pectina presente na banana é uma fibra solúvel que ajuda a manter equilibrados os níveis de colesterol no corpo. As fibras solúveis em água abaixam o colesterol ruim (LDL) e não afetam o colesterol bom (HDL).

7. Memória de elefante

O melhor café da manhã para estudantes e adultos que trabalham com o cérebro é a banana. Experimente o suco ou a banana amassada com aveia. A banana melhora absurdamente a memória porque é muito rica em potássio. Esse nutriente faz com que a gente fique alerta, com a atividade cerebral aguçada, ótimo para quem precisa estudar ou se concentrar no trabalho.

8. Energia instantânea

Os açúcares naturalmente encontrados no suco de banana – que aliás, não precisa adoçar – tais quais a glucose, a frutose e a sacarose, bem como a maltose, fornece ao organismo energia imediata, assim que se consome o suco. Este é o melhor alimento para quem vai se exercitar, como atletas, esportistas, bailarinos. E dependendo da quantidade de minutos que se pretende treinar, é bom consumir 2 bananas.

9. Reduz cãibras

Aliás, para atletas e esportistas, consumir o suco de banana, além de prover a energia necessária para encarar os treinos, reduz a probabilidade de ter cãibras, dada a sua riqueza em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento muscular.

10. Prevenção de úlceras estomacais

A banana tem componentes que estimulam as células que produzem o revestimento estomacal, diminuindo a possibilidade de ter uma digestão ácida, com azia e queimação. Ela ainda ajuda a eliminar as bactérias responsáveis pela formação das úlceras estomacais.

11. Vitaminado

Dependendo do que você colocar no suco de banana, você obterá um verdadeiro vitaminado. A banana contém vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E. As vitaminas são importantes para reforçar o sistema imunológico do corpo e para o desempenho das funções vitais.

12. Superbactérias do bem

O suco de banana pode ser uma fonte poderosa de fruto-oligossacarídeo, substância que intensifica a produção de bactérias probióticas, que são superbactérias do bem que habitam nosso cólon, ajudam na digestão e na ótima absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos pelo corpo, produzindo vitaminas e enzimas digestivas. Isso promove saúde geral, combate e evita doenças.

13. Bom humor

Triptofano é o nome do aminoácido naturalmente encontrado na banana que melhora o humor e combate o estresse.

14. Antioxidantes

Bananas são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem o corpo dos danos que estes nos causam (o envelhecimento precoce, o câncer, as doenças neurodegenerativas, etc).

15. Menos retenção de líquidos

Bananas contêm vitamina B6 e essa vitamina ajuda no metabolismo das proteínas e na sua utilização. Atua na atividade cerebral e na produção de hormônios, favorece a respiração celular e reduz a retenção de líquidos.

16. Beleza

e para finalizar, saiba que os componentes da banana são excelentes para a saúde da pele e dos cabelos.

RECEITAS PARA FAZER O SUCO DE BANANA

suco de banana receitas

Você pode preparar o suco de banana da forma que preferir, com leite, água ou outros sucos, em forma de vitamina ou smoothies, tanto faz. Aqui vão algumas boas ideias que encontramos no site Mamabee:

1° receita

  • Duas bananas congeladas
  • Uma colher de sopa de mel puro
  • Meio copo de leite de amêndoas

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo.

2° receita

  • Uma banana, congelada ou não
  • Dois terços de um copo de mirtilos
  • Meio copo de leite de soja, aromatizado ou não
  • Uma colher de sopa e meia de linhaça
  • Um copo de iogurte sem gordura
  • Uma colher de chá e meia de mel puro

Bata tudo no liquidificador, deixando os mirtilos para adicionar por último.

3° receita

  • Uma banana congelada
  • Meio copo de suco de laranja
  • Um quarto de copo de leite
  • Uma maçã descascada e sem semente.

Bata tudo no liquidificador até que a mistura fique lisa e homogênea.

4° receita

  • Uma banana
  • Um copo e meio de suco de laranja
  • Um copo de morangos
  • Uma colher de sopa de suco de limão

Bata tudo no liquidificador.

5° receita

  • Um copo de frutas vermelhas, congeladas
  • Uma banana madura, congelada
  • Meio copo de iogurte de baunilha
  • Um quarto de copo de suco de laranja

Bata tudo no liquidificador ou processador. Essa mistura vai ser mais consistente, como um Frozen Yogurt

6° receita

  • Uma banana
  • Seis cubos de leite de coco congelado
  • Seis cubos de leite desnatado congelado

Bata tudo no liquidificador.

7° receita

  • Um copo de leite
  • Um quarto de copo de iogurte grego
  • Uma colher de chá de extrato de baunilha
  • Uma banana pequena e madura
  • Meio mamão papaia

Bata tudo no liquidificador.

Você pode usar cada receita em um dia da semana, ou ainda misturar a banana com as frutas da sua preferência. Nunca vai ficar enjoativo!

Especialmente indicado para você:

BANANA: TODOS OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS E PARA A SAÚDE

CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...