Infusão de Sálvia, Louro, Canela e Limão – uma Receita Boa para Desintoxicar e Emagrecer


Já falamos várias vezes aqui sobre os benefícios da sálvia, do louro, da canela e do limão – cada uma dessas plantas, de per si, é curativa com diversas ações medicinais comprovadas. Esta receita que apresentamos aqui hoje é uma daquelas boas para um montão de situações, especialmente no âmbito da desintoxicação e limpeza interna.

Talvez te interesse ler também:

Claro que, para emagrecer, a gente precisa fazer mais do que tomar chá, por mais termogênicas que sejam as ervas que o compõem – limão e canela são termogênicos consagrados – e, também é preciso melhorar a função digestiva, para que os nutrientes que ingerimos sejam melhor aproveitados – função do louro – mas, fundamentalmente, para emagrecer, é preciso limpar o organismo de resíduos acumulados (toxinas, metais pesados, etc), função para a qual a sálvia é a mestra.

A infusão que indicamos aqui – sálvia, louro, canela e limão – também é bastante diurética, ação fundamental para a desintoxicação pois, com o aumento da eficiência da função renal e urinária e o deslocamento das águas residuais para sua excreção, limpamos o organismo e renovamos as células. Afinal, somos feitos de água e alguns sais combinados, não é verdade?

Leia também:

Os bons efeitos de uma infusão equilibrada

A composição de cada chá composto, ou infusão, que pretendemos tomar, tem que ser equilibrada em suas funções medicinais para que obtenhamos o efeito pretendido.

O consumo frequente da infusão de sálvia, louro, limão e canela vai agir diretamente na redução dos processos inflamatórios que são a base dos problemas digestivos, intestinais e de acúmulo de gordura, assim como origem de diversas doenças.

Funções medicinais desta infusão:

  • Antiinflamatória,
  • Anticatarral e mucolítica
  • Digestiva
  • Depurativa
  • Diurética
  • Carminativa (que previne o acúmulo de gases intestinais)

Qualquer das quatro plantas necessárias para esta infusão são habituais na culinária brasileira e você poderá tê-las frescas ou secas, lembrando que a dose de ervas secas é sempre a metade daquela recomendada para as ervas frescas, por unidade de água fervente.

Como fazer a infusão de sálvia, louro, canela e limão

Para preparar esta infusão curativa, use:

  • cinco folhas secas de louro,
  • um pau de canela,
  • um punhado de folhas de sálvia e
  • um limão inteiro para 1 litro de água.

As plantas são diferentes e você vai colocá-las na água, seguindo esta ordem:

  • canela (ferver 15 minutos),
  • folhas de louro (ferver 10 minutos),
  • folhas e flores de sálvia (5 minutos de fervura).

Desligue o fogo e coloque o limão cortado em pedaços, com casca e tudo (se preferir, use somente o suco do limão inteiro).

Deixe o recipiente tampado por mais 5 minutos, coe e tome quente, morno ou frio, como preferir.

Adoce se quiser mas, não há benefício no adoçamento, só adequando o sabor ao seu paladar acostumado com o doce.

Para melhores resultados, tome uma xícara em jejum. Esta quantidade é suficiente para 4 dias de tratamento. Guarde o chá na geladeira.

Durante os dias em que tomar esse chá desintoxicante faça também uma dieta baseada em vegetais, para ajudar no processo de limpeza interna.

Você pode repetir esse processo sempre que sentir que está com o organismo sobrecarregado mas, não tome este chá medicinal (ou qualquer outro) por mais de 3 semanas ininterruptas pois, nosso organismo se acostuma, se adapta e os benefícios se reduzem.

Leia também:

FOLHA DE LOURO → 8 USOS ALTERNATIVOS QUE VÃO TE SURPREENDER!

DESINTOXICAR O FÍGADO TOMANDO CHÁ À NOITE – 5 RECEITAS

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Veja outras receitas de chá

CHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?

CHÁS DETOX → QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

CHÁ DE CANELA AJUDA A PERDER PESO! BENEFÍCIOS E COMO FAZER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...