Folha de limão – o bem que faz! A receita do chá


A gente sempre fala de chá de limão, chá de laranja, onde se usa a casca, o suco, os gomos mas, nos esquecemos de falar do chá das folhas. E acontece que as folhas dos cítricos têm uma enorme quantidade de óleos essenciais e outros componentes igualmente benéficos para seu organismo.

Leia mais: 10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO

Minha avó fazia chá de folha de laranjeira, e da flor, também. Aliás, a água da flor de laranjeira também é usada desde tempos imemoriais em rituais e na culinária assim como nas medicinas ancestrais, especialmente dos povos mediterrânicos.

E sobre a casca da laranja, leia aqui CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS

Bem, mas como eu dizia, minha avó fazia chá de folha de laranjeira quando tinha alguém nervoso em casa. Ela não fervia as folhas, usava só em infusão, e também não deixava a folha perdida dentro do bule – dizia que fermentava e ficava com gosto ruim.

O limão, a laranja, a mexerica, e todas suas variedades são todos primos da família Rutaceae e todos se chamam Citrus qualquer coisa. Citrus, em latim, quer dizer limão e assim, todas as frutas cítricas são parentes sendo o limão a mais cítrica de todas. Os frutos cítricos são originários do sudeste da Ásia – onde ainda é possível encontrar variedades silvestres – primitivas – de limoeiros. Também se usa, no Brasil, o limão-bravo (Siparuna apiosyce) que, apesar de ser de outra família botânica tem propriedades curativas semelhantes às dos limões.

Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas por nós, brasileiros, são: limão Tahiti (Citrus latifolia), Limão-Siciliano (Citrus limon) , Limão-Galego (Citrus aurantifolia), Limão-Cravo (Citrus limonia).

O limão Tahiti, que é um híbrido de lima-da-pérsia e limão-cravo, é o de maior expressão comercial. E o mais engraçado é que, de todos os tipos que nós, brasileiros chamamos de limão são, na verdade, limas. O único limão verdadeiro que temos por aqui é o Siciliano.

2407565

Fonte foto

Com sua riqueza em vitamina C e óleos essenciais, os cítricos são usados nas medicinas populares para tratamento de afecções respiratórias, enfraquecimentos do organismo, e até para afinamento do sangue pois, também são riquíssimos em antioxidantes. Mas, limões também são anti-inflamatórios e ajudam na redução da irritação do pulmão.

Encontrei, pesquisando pela internet, algumas receitas de chás com folhas e flores de limão e laranja.

Chá com folhas de limoeiro e mel para tratamento de pneumonia

cha limao folhas

Ingredientes

  • 15g de folhas de limoeiro
  • ½ litro de água
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

* Em uma panela, coloque as folhas de limoeiro e a água para ferver, durante aproximadamente 10 minutos. Após isso, deixe esfriar, coe e adicione o mel. Beba três xícaras deste chá ao dia.

* O mel, anti séptico, emoliente, é um poderoso diluidor de catarro. Veja aqui mais qualidades d’O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

* Chá de folha de laranjeira com mel tem ação calmante e relaxante, induzindo ao sono levemente. Este chá é ótimo nos casos de ansiedade, no combate às enxaquecas e no alívio do estresse.

Chá de folhas de laranja ou limoeiro

Ingredientes

  • 5 folhas de laranjeira ou limoeiro
  • 600ml de água
  • mel para adoçar

Modo de fazer

Siga o modo de preparo acima

* Para o mesmo efeito você pode fazer o chá só com flores, de limão ou de laranja, de mexerica ou de lima, enfim, flores de frutas cítricas são excelentes calmantes e suaves indutores do sono.

Chá de folha de limão para problemas digestivos

Tome uma xícara de chá após cada refeição, almoço e jantar, e terá grande alívio.

Chá de folha de limão-bravo

Este chá de folhas do limão-bravo é indicado para problemas gástricos e respiratórios. (bronquite, dispepsia, embaraço gástrico, gases, laringite, tosse seca).

Faça assim

* 2 colheres de sopa de folhas frescas para meio litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue.

* Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

* Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Esta receita também pode ser feita, para o mesmo fim, com folhas de limão-cravo.

cha de limao bravo beneficios e propriedades

Fonte foto

Bem, o importante é que você escolha bem as folhas de limão, lima ou laranja, para seu chá. Prefira sempre folhas intactas, sem enrugações (características de picadas de insetos que sugam a seiva) ou amarronzadas (indicam falta de algum micronutriente, portanto, uma planta não tão saudável).

Especialmente indicado para você:

LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE

XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

GENGIBRE E LIMÃO: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS OS DOIS JUNTOS TODOS OS DIAS?

Fonte foto capa: docelimao.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. SONIA REGINA DE SOUZA PAIVA
    Publicado em 15/07/2021 às 12:25 pm [+]

    pode ser usadas folhas secas? por ser difícil de conseguir verdes…


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/08/2021 às 10:41 am [+]

    Pode sim, claro!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...