Receita de nhoque de batata da tia italiana


Você ama nhoque de batata? Eu também! E aquele nhoque feito em casa realmente não tem nada a ver com o nhoque comprado, pois são poucos os que têm realmente gosto de batata. A maioria é pura farinha.

Esta receita é da italianíssima Zia Assunta, a tia do meu marido. Para falar a verdade é meio trabalhosa, mas vale a pena porque o sabor é excepcional, de dar inveja a qualquer italiano.

Vamos lá:

Ingredientes:

* Batatas

* 1 ovo

* Sal a gosto

* Farinha de trigo a olho (melhor se for de sêmola, mas custa mais)

Modo de fazer:

* Calcule 2 batatas médias para cada pessoa que for comer

* Cozinhe as batatas em água fervendo e retire-as assim que o garfo entrar na batata. Se a batata ficar muito cozida, o nhoque não vai ficar bom porque vai precisar de muita farinha para dar o ponto de enrolar. Então fique de olho no ponto de cozimento da batata, ok?

* Assim que as batatas estiverem cozidas, retire-as imediatamente da água e descasque-as com o cuidado, claro, de não se queimar.

* Em uma tigela, esprema as batatas no espremedor de batatas para fazer a massa.

* Coloque as batatas espremidas e abra um buraco no meio delas, coloque sal a gosto e um ovo (apenas um ovo, independentemente da quantidade de batatas) e um pouco, tipo duas colheres de sopa, de farinha.

* Amasse as batatas com as mãos e vá colocando farinha devagar e até dar o ponto de enrolar. Não precisa ficar duro, faça a um ponto médio: nem mole, nem duro.

* Enrole a massa como uma cobra e corte-a em pedaços de 1 cm mais ou menos. Faça em cada nhoque uma leve pressão sobre ele ou com o garfo ou com o dedo polegar.

* Espalhe sempre farinha por cima dos nhoques já enrolados para que não grudem enquanto enrola o resto da massa.

nhoque-2

Super dicas

1. Para o nhoque ficar bom, ele deve ter gosto de batata e não de farinha de trigo, certo? Por isso, a dica acima do cozimento da batata é importante.

2. A quantidade de farinha por exemplo, indicativamente, é para cada quilo de batata, 200 gr de farinha. Mas isso claro vai depender do ponto que chegou a tua batata e isso depende também do tipo de batata, além do cozimento, mas a questão que quero deixar claro é a de usar o menos farinha possível.

3. O nhoque enrolado deve ser cozido imediatamente ainda que não venha a ser comido na hora. Portanto, cozinhe o nhoque e reserve se for comer mais tarde ou cozinhe e tempere com o molho de tua preferência (de tomate é o clássico) e sirva.

Como cozinhar o nhoque

Coloque água para ferver com uma pitada grande de sal grosso e quando a água estiver fervendo, jogue os nhoques, poucos de cada vez para que não embolem um no outro. Assim que os nhoques subirem à beira da àgua e boiarem, estão cozidos. Retire-os.

Tempere com o molho da tua preferência e sirva. Com o molho de tomate fica melhor pois é mais leve sendo um nhoque já bastante substancioso. Veja aqui uma receita de molho de tomate caseiro.

Especialmente indicado para você:

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

SALADAS NO POTE DE VIDRO: RECEITAS GRINGAS

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...