Casca de maçã: receitas gostosas e fáceis


Dias atrás publiquei aqui um artigo sobre as propriedades curativas da casca de maçã, lembram? E prometi umas receitas gostosas para se fazer com as cascas, também.

Bom, continue lendo e, se você conhecer alguma outra, diferente, me conte, vou gostar de saber.

Com casca de maçã se faz chá, geleia, doce, bolo e mais o que você inventar. Também se faz chips (com a maçã cortada ou só com as cascas).

Também se pode comer picadinha, fresca, na salada, juntar na sopa, misturar aos molhos, enfim. E se você tiver muita casca de maçã, também pode secar (no forno lento), moer (no liquidificador ou processador) e fazer farinha para comer com iogurte.

A farinha de maçã é um alimento funcional de ótima qualidade e que preserva grande parte dos benefícios da casca crua.

Chá de casca de maçã e canela

foto

Ingredientes:

Cascas de 2 maçãs orgânicas, bem higienizadas

6 xícaras de chá de água

2 pedaços de canela em pau

Açúcar ou mel

Modo de preparo: Coloque as cascas e a canela numa panela com as seis xícaras de água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos para poder coar. Adicione açúcar ou mel para adoçar, prefira a segunda opção, pois é mais saudável. Espere esfriar ou tome morno.

Bolo de casca de maçã

foto

Fica uma delícia e, ao mesmo tempo, você se beneficia de parte das propriedades curativas da casca da maçã, especificamente da pectina que não se deteriora com o calor.

Ingredientes:

Cascas de 2 maçãs

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

2 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de óleo

3 ovos

Modo de preparo: Bata num liquidificador os três ovos, o açúcar e a casca de maçã. Depois de batidos, junte a farinha de trigo e o fermento em pó à mistura. Pique as maçãs, as polpas, e misture com duas colheres de sopa de açúcar, juntamente com a canela em pó. Essa mistura deverá se juntar àquela que está no liquidificador e os demais ingredientes. Bata mais uma vez até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com canela e açúcar. Deixe assar em forno médio já preaquecido. Ao desenformar, coloque mais canela e açúcar por cima, então é só servir a sobremesa.

Chips de maçã

foto

Ingredientes:

2 maçãs

Suco de limão

Modo de fazer: Lave as maçãs. Se forem orgânicas, deixe as cascas. Corte em fatias finas, regue com suco de limão e deixe escorrer o suco. Disponha as fatias de maçã em uma assadeira, de preferência de vidro. Cozinhe-as por cerca de 1 hora e meia a 130° C.

Doce de casca de maçã

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cascas de maçã passada no liquidificador

1 xícara de açúcar

2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo cozinhando e mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Sirva com torradinhas, pães ou use para rechear bolo. Esta receita é da Mavi Rose da Tudo Gostoso.

Geleia de casca de maçã

foto

Ingredientes (para mais ou menos 250 gramas de geleia)

Cascas de 4 maçãs

1/2 xícara (de chá) de açúcar

2 colheres (de sopa) de suco de limão

1 e 1/2 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo: Coloque as cascas das maçãs em uma panela acrescente a água e o limão e leve ao fogo. Deixe ferver em fogo baixo com a panela tampada até as cascas ficarem macias (só uns minutinhos). Depois bata no liquidificador (eu não passo na peneira, acho que não precisa). Coloque as cascas batidas em uma panela, acrescente o açúcar e volte ao fogo. Deixe ferver e cozinhar. À medida que cozinha vai subindo uma espuma que você tira com uma colher e joga fora (isso vai deixar a geleia mais transparente). Assim que apurar (ela vai mudar de cor), já está boa. Coloque em um recipiente de vidro e leve para a geladeira. O vidro deve ter tampa.

Sirva fria. Essa receita é do blog Aqui na Cozinha que eu acho bem legal.

Leia também:

CASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

RECEITA DE ROSA DE MAÇÃ COM MASSA FOLHADA: MUITO FÁCIL FAZER

GELEIAS CASEIRAS: DELICIOSAS E FÁCEIS DE FAZER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...