Como revigorar suas plantas com esses ingredientes da cozinha


Plantas vistosas, verdes e vigorosas requerem um mínimo de cuidado, pois vira e mexe aparece um probleminha. Assim como usamos alguns remedinhos naturais que encontramos na cozinha (como o amido de milho para assadura e o açúcar para cicatrização), para as plantas também podemos pegar na cozinha alguns defensivos para elas crescerem melhor.

Vejamos alguns exemplos:

Açúcar

Essa dica vale para as plantas cultivadas diretamente na água. Colocar açúcar, ou água com açúcar, em vasos pode prejudicar a planta pois o açúcar alimenta microorganismos e favorece o aparecimento de doenças e pragas. Mas diferentemente é colocar açúcar na água das flores ou das plantas que estão crescendo diretamente na água. Isso porque, o açúcar pode servir de alimento direto absorvido pelo talo cortado da flor ou da planta imersa na água. Essa é uma dica da vovó, ou seja, baseada em conhecimento popular.

A quantidade ideal é de apenas uma colher de chá para cada litro de água.

Canela

A canela é mesmo uma especiaria poderosa! 2 colheres de chá de canela em pó na terra do vaso ajudam a espantar as pragas. A canela tem propriedades antifúngica, antibacteriana e antiparasitária, ajuda a enraizar as estacas, evita o surgimento de fungos e afasta insetos indesejados.

Você também pode pulverizar chá de canela nas plantas como rega.

Leia mais:

Chá

Reutilize os saquinho do chá (verde, preto, oolong) para nutrir suas plantas. Rica em nitrogênio, a planta do chá (Camellia sinensis) é um fertilizante natural, ajuda no crescimento da planta. Abra o saquinho e coloque o chá na superfície terra uma vez por mês.

Chá de casca de cebola

Zero desperdício, não jogue fora as cascas de cebola, Reutilize-as para fazer um chá levando água para ferver e deixando em infusão por duas horas. Pulverize as plantas com o chá da casca de cebola para combater parasitas das plantas.

Cascas de batata

Coloque as cascas das batata na água fervendo por 10 minutos. Deixe em repouso por 4 horas. Use o líquido obtido como adubo para irrigar as plantas. As cascas de batatas são ricas em potássio, fósforo e cálcio. Favorece a floração, fortalece e revigora as plantas.

Cebola e alho

Cebola e alho cru, bem triturados e filtrados. Coloque o liquido em um spray e pulverize as plantas para  espantar as pragas do jardim. Faça isso de noite.

Cascas de banana

Não jogue fora! As cascas de bananas podem servir como um poderoso fertilizante, rico em potássio e fósforo, nutrientes importantes para revigorar a planta. Deixe as cascas em solução com agua por uma semana. Depois é só usar na rega.

Leia mais:

Cascas de ovos

Quem joga fora casca de ovo é porque não tem planta em casa. Ricas em potássio, cálcio e magnésio, cascas de ovos são tudo de bom para as plantas. Veja aqui -> como fazer adubo de casca de ovo em 2 receitas fáceis. Praticamente, é só secar e moer as cascas até que virem pó, e adubar a planta a cada 40 dias.

O nosso alimento é remédio também para as plantas. Na natureza, tudo de recicla!

Gostou das ideias? Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

Como usar água oxigenada para tratar e cuidar de plantas

Curauá: o mini-abacaxi ornamental pra você ter em casa!

Como plantar Eremurus: plantas incríveis com espigões floridos enormes

13 fertilizantes e pesticidas orgânicos feitos em casa

Plantas resistentes que afastam lesmas e caracóis

Como e por que atrair Joaninhas para o seu jardim




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...