Como e por que atrair Joaninhas para o seu jardim


Ao contrário de outros insetos, esses são vistos, pela maioria das pessoas, como bichinhos fofos e inofensivos. As joaninhas, além de serem apreciadas pelo seu porte pequeno e sua aparência delicada, também são excelentes para o controle de pragas.

Atualmente, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas no mundo e elas podem ser muito úteis, não somente para deixar o jardim mais lindo, mas também mais saudável. Isso porque as joaninhas se alimentam de pragas danosas às plantas, como pulgões, ácaros, cochonilhas, moscas brancas, cigarrinhas e tripes.

Ao contrário dos pesticidas que poluem ar, água e solo, joaninhas são uma forma natural, segura e eficaz de controle de pragas. Além disso, elas comem o pólen de algumas plantas ou seja, são também insetos polarizadores.

Plantas que atarem joaninhas

Joaninhas são atraídas pelo pólen das seguintes plantas:

Lembre-se sempre de cortar suas extremidades para manter a floração pelo maior tempo possível.

Leia também:

Dicas para atrair joaninhas para seu jardim

Com todos esses predicados, quem não quer ter sempre joaninhas visitando sua horta e ou seu jardim?

Veja algumas dicas.

Deixe tigelas com água rasa

Para atrair joaninhas, uma boa dica é deixar tigelas com água rasa para que elas se hidratem. Coloque pedrinhas na tigela para garantir a água baixa e para que esses bichinhos não se afoguem.

Plantas que abrigam joaninhas

Plantar espécies de plantas de cobertura baixa (plantas rasteiras como as gramíneas) também é uma boa forma de atrair as joaninhas, já que, assim, elas conseguem um abrigo para ficar longe dos predadores, como pássaros e sapos.

Uma casinha para joaninhas

Uma casinha para as joaninhas é simplesmente uma pequena caixa de madeira com furos, para que se possa colocar iscas como uvas-passas ou água com açúcar dentro, no intuito de atrair joaninhas. A casinha também pode atrair outros insetos polinizadores.

Plantas chamarizes de pulgões

Pulgões são o alimento preferido das joaninhas. Mas são pragas do jardim. Uma boa maneira de atrair joaninhas com o alimento principal delas é plantar algumas plantas que são chamarizes de pulgões, como é o caso das capuchinhas, couves primitivas e rabanetes. Enquanto essas plantas atraem pulgões, esses insetos não atacarão suas plantas principais dado que não precisarão. Ao mesmo tempo, as joaninhas virão fazer o controle biológico natural da situação

Evite pesticidas

Uma outra dica é sempre que possível evitar pesticidas, pois esses ativos químicos matam, não somente as pragas, mas também o ecossistema local, como as joaninhas. Se puder, prefira fazer o controle de pragas utilizando formas naturais, como essa.

A natureza agradece.

Talvez te interesse ler também:

Como atrair beija-flores para o seu jardim (lista de plantas)

Plantas que atraem abelhas – A LISTA

Como atrair pássaros para a sua casa

Como e por que atrair morcegos para o seu jardim

Uma caixa de leite pode se transformar em hotel para abelhas solitárias

Cultive estas 7 ervas aromáticas para ajudar a crescer melhor outras plantas

13 plantas para atrair dinheiro e prosperidade na sua vida




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...