Como fazer biofertilizante líquido. Uma receita fácil


Tem receita que a gente não pode perder, especialmente quando é daquelas com sabedoria camponesa do tempo dos nossos avós. Como fazer biofertilizante líquido é uma sabedoria antiga, que passa de boca para ouvido entre todos os que prezam a natureza. A receita de biofertilizante líquido, do Seu Valdivino da Comunidade Matinha, Guaraí – TO, chegou a nós pelo site Vivo Verde da Daiane Santana da Silva. Achei interessante, útil, e reproduzo aqui para os leitores do Greenme.

Segundo a definição, correta, da Wikipédia: “Biofertilizante é o subproduto da biodigestão (…). Substância que contém microrganismos vivos que, quando aplicados em sementes, superfície da planta, ou solo, coloniza a rizosfera ou o interior da planta e promove o crescimento da mesma pelo aumento da disponibilidade (P) e suprimento de nutrientes (N), ou aumentando o acesso aos nutrientes pela planta (maior superfície radicular).”

A receita de biofertilizante líquido

Então, vamos lá para a tal receita, que é bem fácil de se preparar:

INGREDIENTES:

Você vai precisar de alguns ingredientes que se podem encontrar na zona rural:

* 10 quilos de esterco de gado (de preferência fresco);

* 03 quilos de esterco de galinha;

* 1/2 quilo de açúcar (de preferência mascavo)

* Água

PARA PREPARAR, FAÇA ASSIM

* Juntar os ingredientes em um “baldão” de 20 litros, completar com água e misturar bem com um cabo de vassoura.

* Deixe um espaço para não derramar quando mexer (bastam 10 cm abaixo da borda do balde).

* Deixe curtir, aberto, por 5 dias, mexendo de vez em quando.

* Tudo deve ficar bem misturado, homogêneo. Engarrafe em garrafas pet, com tampa. Essa mistura dura até 40 dias. Como é uma mistura viva, aeróbica, não feche totalmente as garrafas.

Para usar na horta, vasos ou jardins

biofertilizante liquido

Fonte foto

* Misture 1 litro de biofertilizante em 20 litros de água, coe e pulverize nas plantas e no solo

Claro que, se você for fazer biofertilizante para seu jardim de vasos, use as proporções recomendadas prevendo a quantidade que vai precisar. Depois de 40 dias você deverá descartar as sobras.

A biofertilização pode ser usada como água de rega, em qualquer época e estação. Vai proporcionar nutrição rápida às suas plantas – matéria orgânica, nitratos e fósforo, principalmente e traços de outros minerais. Mas, o efeito principal é na estrutura do solo e na vida deste. As bactérias do biofertilizante enriquecerão o solo e promoverão melhor saúde às suas plantas todas.

Mas, lembre-se, nem toda planta gosta de que se lhes regue as folhas e, caso você tenha frutos, não jogue o biofertilizante sobre eles. Sempre é preferível fazer-se a rega ao solo, diretamente na zona de raízes.

Há diversas receitas de biofertilizante orgânico que você poderá experimentar: veja esta aqui, no Portal Orgânico, esta da Embrapa Hortaliças também é muito interessante e fácil. Neste nosso post falamos sobre vários adubos orgânicos e dos fertilizantes que toda planta precisa. E aqui, no CPT, encontrei todo um curso de produção de biofertilizante orgânico pela técnica de compostagem líquida contínua – Biogeo.

Especialmente indicado para você:

HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...