Como fazer adubo de casca de ovo - 2 receitas fáceis

casca de ovo
Casca de ovo nós sabemos que são riquíssimas em cálcio, potássio e magnésio, e que é muito bom misturá-las ao composto, à terra dos vasos e da horta. Mas, tem receita que ajuda esses minerais a estarem mais disponíveis para as plantas, bem mais do que estão quando se usa a casca de ovo pura.

Claro que você pode colocar as cascas dos ovos que vai usando, quebradas na mão, diretamente nos seus vasos, ou na composteira mas, os minerais demorarão muito tempo para chegar até a planta.

ovo composto

Para melhorar a disponibilidade destes nutrientes, você deverá moer as cascas até fazer uma farinha fina (1ª receita), ou se aproveitar das reações químicas que os tornam mais disponíveis para as plantas, como mostro na segunda receita:

1° Receita - farinha de casca de ovo 

Um dos jeitos é você juntar as cascas de ovos, secar à sombra (para não perder o nitrogênio que contêm), moer tudo no liquidificador até obter uma farinha fininha. Só faça a moagem quando as cascas estiverem bem secas. Junte tudo em um pote de vidro, com tampa e guarde em local fresco.

Serve para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores. A maioria das plantas agradecerão esse adubo de casca de ovo moída. Use uma colher de sopa por canteiro, ou uma colherinha de café, por vaso. O ideal é não ultrapassar os 50 gramos de pó de casca de ovo por cada metro linear de solo, nas hortas e pomares. Espalhe sobre a terra. Faça essa adubação a cada 40 dias. Se preferir aplicar com maior frequência, divida a dose.

Você também deverá acrescentar casca de ovo, 50 gramos a cada 20 litros de terra, quando for preparar o substrato para fazer novos vasos e canteiros. Algumas plantas não gostam da alcalinização que a casca de ovo em pó vai operar no solo - evite usar em azaleias, prímulas, gardênias, plantas carnívoras, entre outras. Leia mais aqui e veja o video abaixo:

2° Receita - solução de cálcio com casca de ovo

Uma das melhores maneiras para se disponibilizar o cálcio das cascas de ovo para uso direto das plantas é fazendo uma Solução de Cálcio, pela reação química das cascas com o vinagre. Ao juntar cascas secas de ovo com vinagre “teremos uma reação química que irá liberar dióxido de carbono (CO2), restando um sal de Solução de Cálcio em água (H2O), o acetato de cálcio (Ca(C2H3O2)2). Este sal de cálcio liberado pela reação química é mais biodisponível do que em sua forma anterior (CaCO3), o que o torna de alto valor biológico, de fácil e rápida absorção pelas plantas”, como explica o blog MungoVerde.

Para esta preparação você vai precisar de cascas de ovos secas ao sol (vai perder o nitrogênio mas ganhar em rapidez), sem as películas internas, vinagre (de maçã, arroz ou vinho) e um pote de vidro com tampa.

Modo de fazer: seque as cascas ao sol durante 3 dias, remova as membranas e quebre as cascas, com pilão ou com as mãos, em pedaços pequenos. Coloque as cascas em uma panela e leve ao fogo baixo (15 a 20 minutos), mexendo sempre, para consumir qualquer resíduo orgânico que ainda esteja no material. Deixe as cascas esfriarem.

No vidro, coloque as cascas e junte o vinagre na proporção de 1:3, em volume (quer dizer, para 50 ml de cascas piladas junte 150 ml de vinagre). Se usar vinagre de vinho dilua-o com 50% de água.

Tampe o vidro com um pano, ou deixe a tampa frouxa, para que a mistura possa respirar e expelir os gases que se formarão. Guarde o vidro em local fresco, com luz indireta. Todo o processo de fabricação da Solução de Cálcio demorará uns 15 dias - estará terminado quando o líquido não soltar mais bolhas mas, se você acrescentar mais vinagre, a reação ainda continuará por um bom tempo então, quando estiver pronta a primeira reação, retire a solução e guarde-a em uma garrafa, para uso, e volte a acrescentar vinagre às cascas que restaram.

Este adubo deverá ser usado diluído em água, de 30 em 30 dias, como água de rega para as plantas que estão na fase reprodutiva ou que apresentam carência de cálcio.  Veja o vídeo abaixo:

Especialmente indicado para você:

setaADUBO ORGÂNICO: 9 FORMAS NATURAIS DE ADUBAR A TERRA DO JARDIM E VASO

seta11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

setaTUDO SOBRE COMPOSTAGEM CASEIRA