Os melhores métodos para regar as plantas quando você sai de férias


Sempre tem gente inventando um jeito melhor de fornecer água às plantas de vaso quando a gente vai estar fora por alguns dias. Aqui, neste artigo, escolhi para vocês algumas das boas dicas. Dê uma olhadinha.

Se a sua saída vai durar uma semana, até 10 dias, não há problema. Basta você regar bem suas plantas antes de viajar e deixá-las em um lugar mais protegido do vento. Sim, porque o vento direto seca a terra e ajuda a aumentar o índice de evaporação.

Se as férias vão ser longas, e no inverno, deixe suas plantas de vaso dentro de casa, próximo a uma janela ensolarada e dentro de uma bacia de água. As raízes das plantas se encarregarão de obterem a água que cada uma delas necessita.

vasos dentro bacia de água

No verão não use essa técnica pois, bacia de água atrai mosquito, pernilongo, e você é bem capaz de chegar de volta e ter um criadeiro de dengue ou outra febre tropical na sala.

Outra boa ideia é juntar todas as plantas no banheiro, desde que este não seja muito escuro pois planta, mesmo de férias, precisa de luz. Fincar garrafas cheias de água, nos vasos, viradas de boca para baixo – a terra chupará o que precisar para reequilibrar sua umidade.

garaffa em vaso

Teste, antes, se a boca da garrafa deverá ficar aberta, ou uma tampa com furinhos, ou uma tampa de pano – isso vai depender do tipo de terra que tenha nos seus vasos, se mais arenosa ou mais argilosa. Isso de deixar as plantas de vasos todas juntas, em um local pequeno, ajudará a formar um microclima mais úmido para as plantas todas, que respiram, transpiram, evaporam e reabsorvem a água do ambiente também.

Também é uma boa colocar todos os vasos sobre uma toalha encharcada e, uma ponta da toalha, dentro de um recipiente com água. A toalha chupará a água que as raízes chuparão para a terra dos vasos. Nesse caso, cubra tudo com um mosquiteiro, pela questão dos Aedes e Culex, que adoram uma superfície úmida.

vasos sobre toalha

Um método mais moderno e prático é o uso de um temporizador para gotejamento. Aí você terá de ter um sistema gota-a-gota instalado sobre os seus vasos e um relógio que ligue o sistema, de tempos em tempos.

No verão, quando chove sempre, deixe seus vasos no jardim, debaixo de árvores que os protegerão do sol direto. A chuva diária regará suas plantas. Mas, se alguma delas for muito suscetível ao excesso das chuvas de verão, deixe esta dentro de casa com algum dos truques que mencionei acima.

Especialmente escolhidos para você:

CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS

12 TRUQUES ENGENHOSOS PARA VOCÊ USAR NO SEU JARDIM

CONHEÇA LIVI, UM JARDIM NATURAL INOVADOR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...