Pilea depressa (lágrima-de-bebê): Planta Ornamental Fácil de Cuidar


Você já ouviu falar da encantadora Pilea depressa? Essa planta é deslumbrante em qualquer espaço interno, por sua aura de serenidade e frescor. Descubra mais sobre esta maravilha botânica, desde sua origem até dicas de cultivo e cuidados.

Pilea depressa

Pilea depressa © The Watering Can

Origem

A Pilea depressa é nativa da América Central e, por ser uma planta versátil, vem sendo cultivada em outras áreas geográficas.

Características

Ela é uma planta perene, cujas folhas são pequenas, redondas e suculentas, exibindo uma tonalidade verde vibrante que adiciona um toque de frescor onde quer que seja colocada. Suas pequenas e delicadas flores brancas surgem em cachos nos meses de primavera e verão, proporcionando ainda mais charme à planta.

Uma das características mais marcantes da Pilea depressa é sua capacidade de se espalhar facilmente, criando uma cobertura exuberante quando cultivada em vasos suspensos ou em cestas. Seu crescimento rápido faz dela uma excelente opção para preencher espaços vazios em jardins internos ou terrários. Além disso, suas folhas brilhantes refletem a luz de forma encantadora, adicionando um brilho sutil aos ambientes.

Como É a Pilea depressa

Veja nesta postagem do seu TikTok ‘Um Jardim Para Cuidar‘, Rita May Petry mostrando a Pilea depressa e fornecendo mais informações sobre essa planta ornamental.

@umjardimparacuidar Oieee, já conhece a PILEA DEPRESSA? ##pileadepressa #plantarasteira #plantapendente ♬ som original – Rita May Petry

Cultivo e Cuidados

Cultivar e cuidar da Pilea depressa é uma tarefa simples e gratificante. Essa planta necessita das seguintes condições para prosperar:

  • Espaço: Escolha um espaço no jardim, canteiro ou vaso que seja ligeiramente maior que a planta, pois ela cresce rapidamente.
  • Solo: É recomendável um solo fértil e bem drenado, com adição de um substrato composto por duas partes de turfa e uma parte de perlita.
  • Local: Ela aprecia um ambiente úmido,
  • Rega: Mantenha a Pilea depressa bem hidratada, regando-a regularmente. Evite o excesso de água para evitar o apodrecimento das raízes.
  • Luminosidade: Coloque-a em um local ensolarado, mas evite exposição direta ao sol intenso.
  • Adubação: Adube a planta a cada 2 ou 3 meses, o que ajudará a promover um crescimento saudável e exuberante.
  • Limpeza: Ocasionalmente, remova folhas velhas ou danificadas para incentivar o crescimento de novas.
  • Propagação: Envolve o corte ou a divisão do caule.

Curiosidades

Algumas das curiosidades que envolvem essa planta são:

  • É frequentemente usada em arranjos de terrários e forrações devido à sua natureza compacta e capacidade de se espalhar.
  • É uma planta purificadora de ar, ajudando a remover toxinas do ambiente.
  • Seu crescimento rápido a torna uma excelente escolha para quem quer começar um jardim.
  • Existe uma outra espécie do gênero Pilea denominada Pilea microphylla, que além de ser ornamental, é utilizada para fins medicinais.
  • A Pilea depressa é conhecida pelo nome comum lágrima-de-bebê.
  • Existe outra espécie, a Soleirolia soleirolii, que lembra a Pilea depressa e também é conhecida pelo mesmo nome comum.

Beleza Ornamental, Promotora de Bem-Estar

A Pilea depressa é uma planta magnífica que adiciona beleza e frescor a qualquer ambiente. Com cuidados simples e sua capacidade de se espalhar rapidamente, é uma ótima opção para ambientes internos ou áreas paisagísticas. Essa maravilha botânica pode proporcionar um toque de verde e tranquilidade à nossa vida, promovendo mais bem-estar. Cultive-a com carinho e desfrute de seus benefícios!

Fontes:

  1. Guia de Proteção Ambiental do Brasil-GPA
  2. Flores e Folhagens
  3. Um Jardim Para Cuidar
  4. Gardening Collective
  5. Flora & Fauna Web
  6. Plantophiles Plant Care & Gardening

Veja outros artigos sobre Plantas em:

Alocasia: Gênero de plantas apaixonantes! Veja seu significado

Dinheiro-em-Penca: A planta da prosperidade, da fortuna e da fartura!

Celósia: A planta que, além de linda, serve como alimento e medicamento




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...