Planta-Chinesa-do-Dinheiro: Descubra a Prosperidade em Folhas


A Planta-Chinesa-do-Dinheiro, cientificamente chamada de Pilea peperomioides, é uma planta de origem chinesa que se tornou popular em todo o mundo não apenas por sua beleza única, mas também por sua associação com a sorte, boas vibrações e a prosperidade no Feng Shui.

Pilea peperomioides ©Tutto Green

Pilea peperomioides ©Tutto Green

Explore conosco a origem, a história, as características marcantes e os cuidados essenciais para cultivar essa planta que, segundo a tradição chinesa, pode trazer uma dose extra de energia positiva para o seu lar.

Origem

A Planta-Chinesa-do-Dinheiro é nativa do sul da China, onde cresce naturalmente em áreas de sombra sob a cobertura da floresta. Em 1945, a espécie foi encontrada pelo missionário norueguês Agnar Espegren, que retirou estacas da planta e a levou consigo para introduzi-la na Noruega. A partir daí, a planta foi compartilhada e propagada, tornando-se gradualmente uma presença comum em lares ao redor do mundo.

Embora a Planta-Chinesa-do-Dinheiro esteja ameaçada de extinção em seu habitat nativo, ela é uma das plantas domésticas mais populares atualmente. É muito procurada devido à sua facilidade de cultivo e propagação propagação por meio de brotos e folhas.

Características

Esta planta é reconhecida por suas folhas arredondadas e brilhantes, que crescem em caules longos e finos, apresentando uma aparência única com textura rugosa e nervuras marcadas.

Ela tende a crescer de maneira compacta e vertical, formando uma estrutura elegante e atraente. Sua facilidade de propagação por meio de mudas contribui para o preenchimento do espaço ao redor, criando uma exibição exuberante de folhagem.

Com os devidos cuidados, a Planta-Chinesa-do-Dinheiro pode alcançar uma aparência frondosa e saudável, tornando-a uma adição encantadora a qualquer ambiente.

Frequentemente chamada de “Pilea Amizade” ou “Planta da Amizade”, essa planta é símbolo de abundância e generosidade, sendo uma ótima escolha para presentear amigos.

Não é uma planta tóxica

Apesar de não ser comestível, a Planta-Chinesa-do-Dinheiro não é tóxica, portanto, não representa perigo para cães e gatos. Este é mais um motivo que faz dessa planta tão popular para ambientes internos.

Usos

Além do seu uso ornamental e paisagístico, a Pilea peperomioides é usada na medicina tradicional chinesa. Existem patentes para usos dessa planta que vão desde o tratamento de vasculite até a cura de fraturas ósseas, desnutrição infantil e gastrite.

Simbologia no Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, a Planta-Chinesa-do-Dinheiro é considerada símbolo de prosperidade, sorte e boa fortuna, trazendo energia positiva e atraindo riqueza. Suas folhas arredondadas são associadas ao conceito de moedas, por isso sua simbologia em atrair prosperidade financeira.

Como cuidar

Apesar de sua reputação como planta resistente, a Planta-Chinesa-do-Dinheiro requer alguns cuidados básicos:

Luz

Ela prefere luz indireta brilhante, mas pode sobreviver em condições de luz mais baixa.

Solo

O solo para o cultivo da Planta-Chinesa-do-Dinheiro precisa ser leve, fértil e drenável, Pode-se usar uma mistura de terra com perlita ou areia para melhorar a aeração (que permite a circulação adequada do ar ao redor das raízes).

Rega

A rega deve ser moderada, permitindo que o solo seque entre as regas para evitar o excesso de umidade.

Fertilização

É aconselhável adicionar fertilizante líquido na planta ocasionalmente durante a primavera e o verão para promover um crescimento saudável.

Propagação

A propagação pode ser feita por meio de mudas retiradas da planta mãe. As mudas podem ser plantadas em solo bem drenado e mantidas em condições de umidade moderada. Com o tempo, a planta se espalhará,  exibindo uma atraente folhagem.

Como é a Pilea Peperomioides

Veja neste vídeo compartilhado no TikTok Shorts do Youtube como é a Planta-Chinesa-do-Dinheiro e obtenha mais informações sobre ela:

@shorts433 Hoje te dar essa #dica super legal! Como cuidar da Pilea peperomioide! #dicadecasa #plantas #cultivar #jardinagem #dicadejardinagem #comofazer #pilea #pileas #mudadeplanta #pileapeperomioides ♬ Bora Bill, Bora Filho do Brill – Dj Allan Fialho

Votos Verdes de Prosperidade

À medida que nos despedimos deste ano, a Planta-Chinesa-do-Dinheiro não apenas encanta como uma adição encantadora à nossa decoração, mas também se destaca como um presente significativo para expressar votos de prosperidade no Ano Novo.

Que a presença da Planta-Chinesa-do-Dinheiro nos lares de entes queridos seja um lembrete constante de que, assim como suas folhas se multiplicam, também desejamos que o próximo ano seja repleto de crescimento, prosperidade e alegrias renovadas.

Um Próspero Ano Novo a todos, acompanhado do verde auspicioso da Planta-Chinesa-do-Dinheiro!

Fontes:

  1. Garden Betty
  2. Wikipedia
  3. Shorts do Youtube

Veja mais conteúdos sobre Plantas e suas Simbologias em:

Dente-de-leão: Todos os significados e simbologias místicas

Jiboia: Linda e fácil de cuidar. Veja dicas e simbologias

Dedaleira (Digitalis purpurea): Usos, benefícios e significados

Jasmim-dos-Poetas: Poema em forma de planta, versos em forma de flores

Girassol: Significado espiritual, lenda e dicas para cultivo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...