Tumbérgia-Azul (Thunbergia grandiflora): Conheça Essa Joia Botânica


Conhecer a tumbérgia-azul  é adentrar na riqueza da diversidade do reino vegetal. Esta planta exótica não apenas deslumbra com suas flores vibrantes e folhagem exuberante, mas também oferece uma variedade de utilidades que transcendem o mero aspecto ornamental. Ao compreender as origens, características botânicas, usos ornamentais e até mesmo culinários dessa espécie única, você abrirá as portas para um mundo de possibilidades no cultivo e no design de jardins.

Vamos explorar juntos o encanto e a versatilidade da tumbérgia-azul, descobrindo como essa planta se torna uma verdadeira aliada na criação de ambientes visualmente deslumbrantes.

Origem

A tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora) pertence à família Acanthaceae. Esta planta exuberante e fascinante é originária das regiões tropicais do Sudeste Asiático, tendo suas raízes em países como Índia, Malásia e Tailândia, onde cresce abundantemente em condições climáticas quentes. Sua beleza única tornou-a uma escolha popular em jardins ornamentais em todo o mundo.

Outros Nomes

De acordo com a região, a thumbérgia-azul é conhecida por outros nomes, tais como:

  • azulzinha
  • videira-trombeta-azul
  • flor-do-céu
  • videira-relógio

Características

Essa planta é uma trepadeira vigorosa, capaz de alcançar alturas impressionantes. Suas folhas são grandes, em formato de coração, e sua floração é espetacular, com flores em forma de trombeta que podem chegar a 8 cm de diâmetro.

A tumbérgia-azul é perene em climas mais quentes, mas pode ser cultivada como anual em áreas com invernos rigorosos.

Imagem deste Encanto Botânico

Confira, nesta postagem do Instagram do Jardim de Sandra, a imagem dessa linda espécie de planta repleta de cachos pendentes e floridos. Um verdadeiro encanto!

Usos Ornamentais e Comestíveis

Os principais usos da tumbérgia-azul são ornamental e comestível:

Ornamental

Além de suas flores deslumbrantes, a tumbérgia-azul apresenta características notáveis. Seu crescimento rápido e abundante a torna ideal para cobrir cercas, treliças e pergolados; também se adapta a muros, grades e cercas, proporcionando uma exibição impressionante. As folhas verdes escuras contrastam lindamente com as flores azuis vibrantes, criando um visual cativante em qualquer jardim.

Comestível

Em algumas culturas, as flores são utilizadas como ingrediente em saladas ou como decoração comestível em pratos especiais. É importante mencionar que o consumo deve ser moderado, pois partes da planta podem ser tóxicas em grandes quantidades.

Vale destacar que as flores da tumbérgia-azul também são atrativas às abelhas mamangavas.

Cultivo e Cuidados

Para cultivar a tumbérgia-azul, é recomendável as seguintes condições:

Solo

Plantá-la em solo fértil e bem drenado.

Suporte para Trepadeira

Por ser uma trepadeira, necessita de suporte adequado para suas gavinhas (órgão capaz de se prender, presente nas plantas trepadeiras).

Iluminação

Ela prospera sob luz solar plena, mas também tolera sombra parcial.

Rega

Regas regulares são necessárias, especialmente durante períodos secos.

Poda

A poda ocasional pode ser realizada para controlar seu crescimento e manter uma forma desejada.

Propagação

A propagação da tumbérgia-azul pode ser feita por estacas. Basta selecionar estacas saudáveis, plantá-las em um solo bem drenado, manter a umidade adequada, proporcionar luz solar indireta e proteção contra ventos fortes. Após algumas semanas, as estacas desenvolverão raízes, indicando que estão prontas para o transplante para seus locais definitivos. O sucesso na propagação pode variar, sendo importante ajustar o processo conforme necessário.

Tumbérgia-Azul; Uma Joia Botânica

A tumbérgia-azul é uma presença encantadora e exótica a qualquer jardim, proporcionando não apenas beleza visual, mas também uma opção única para aqueles que desejam explorar o lado comestível de suas flores. Seu cultivo relativamente fácil a torna uma escolha popular entre jardineiros e entusiastas da jardinagem, que desejam agregar um toque de elegância tropical aos seus espaços verdes.

A tumbérgia-azul é verdadeiramente uma joia botânica!

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Gardenia Creating Gardens
  3. Jardineiro. Net
  4. Jardim de Sandra

Confira outras Maravilhas Botânicas em:

Alocasia: Gênero de plantas apaixonantes! Veja seu significado

Episcia, planta-tapete de lindas flores e folhas: Como plantar

Zínia: Fácil de plantar, tem flores lindas e comestíveis




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...