Por que você não deve deixar o cachorro lamber seu rosto


Há quem goste e quem não suporte, mas não é questão de nojinho. Receber uma lambida de cachorro pode ser mais perigoso do que imaginamos, principalmente se for no rosto.

Muita gente acostumada a receber beijos calorosos de seus animais de estimação, não sabe que, embora na maioria das vezes essa brincadeira não provoque grandes consequências, existem casos em que sim, é deveras perigoso permitir que o cachorro lamba nosso rosto, principalmente a boca e o nariz.

Isso porque, a boca do cachorro é repleta de bactérias que têm o potencial de causar infecções perigosas.

Um estudo de caso

A história de uma mulher idosa do Reino Unido foi documentada em um artigo publicado no BMJ Case Report. Após ter tido uma conversa telefônica confusa com um parente, ela decidiu chamar a ambulância, pois não se sentia bem. Mas quando os paramédicos chegaram, a mulher estava desmaiada, inconsciente.

Mais tarde, no hospital, descobriu-se que ela havia desenvolvido uma infecção causada por uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus, que costuma proliferar na boca de cães e gatos.

O beijo da morte

O “beijo da morte” se deu graças à saliva de seu cachorro, um galgo italiano, do qual a paciente provavelmente recebia muitas lambidas molhadas de saliva.

A mulher não apresentava nenhum sinal de arranhões ou mordidas, mas relatou que recebia agrados frequentes de seu cão, incluindo lambidas no rosto. Além da confusão mental sentida, a mulher também relatou uma forte dor de cabeça da noite anterior do episódio.

Após uma melhora inicial, o quadro da mulher se agravou e, além da dor de cabeça, surgiram novos sintomas da infecção como diarreia, febre alta e insuficiência renal. Somaram-se à redução da função hepática e insuficiência respiratória que exigiu internação em terapia intensiva, onde foi detectada septicemia grave causada por Capnocytophaga canimorsus.

A septicemia é uma complicação muitas vezes fatal, que ocorre quando bactérias se espalham por todo o organismo causando uma infecção generalizada.

O caso mostra que infecções graves podem ocorrer sem arranhões ou mordidas, e que os idosos correm maiores riscos, por causa de disfunções imunológicas relacionadas à idade. No entanto, a mulher do caso descrito, apesar de ter aproximadamente  70 anos, estava com um sistema imunológico relativamente bom, e não tinha nenhuma condição subjacente de saúde.

Graças à sua força, a mulher sobreviveu depois de passar duas semanas na UTI até que a infecção fosse eliminada com o uso de antibióticos.

Quais são os riscos em deixar o cachorro lamber seu rosto?

Ainda que o risco de infecção bacteriana por Capnocytophaga seja baixo, se houver, pode gerar complicações graves em indivíduos imunossuprimidos, em pessoas que bebem álcool em excesso, que sofreram excisão do baço e ou em pacientes tratados com quimioterapia.

Esse tipo de infecção pode causar ataques cardíacos, insuficiência renal e gangrena.

Muito ocasionalmente, existe também o risco de amputação dos dedos das mãos, dos pés ou mesmo dos membros devido à infecção.

Cerca de três em cada dez pessoas que desenvolvem infecção grave por Capnocytophaga morrem.

O caso não é para alarmar de medo as pessoas, mas para que tenhamos um mínimo de cuidado, afinal, não apenas os animais podem passar doenças para a gente, como nós também podemos passar doenças a eles.

Fontes:

  1. CBS News
  2. BMJ Journals

Talvez te interesse ler também:

Cachorro na piscina: pode? É higiênico para humanos e seguro para os animais? Dicas e cuidados

Gato, cachorro na cama? Veja motivos a favor e contra

Cachorro na praia: veja os riscos à sua saúde e tome os cuidados

Chinesa compra filhote de mastim tibetano e descobre que o cachorro é um urso

Cachorro aparece na delegacia para “denunciar” seu desaparecimento

A História da Convivência Humana com os Cachorros




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...