Lambida de cachorro faz mal à saúde?


Já ouviu dizer que lambida de cachorro cura ferida? E que lambida de cachorro faz bem? Pois é, em breve pedir uma bela lambida a um cão amigo, poderá dar aquela força para o nosso sistema imunológico, tal qual a ingestão diária de probióticos o faz. Sim, porque parece que as bactérias intestinais de nossos amigos de quatro patas podem trazer benefícios para a nossa saúde.

Uma boa lambida de cachorro nas bochechas e nas mãos, mesmo nas crianças pequenas, não deve ser evitada como se estivéssemos contraindo uma doença. Muito pelo contrário!

A hipótese vem de um estudo da Universidade do Arizona, segundo o qual o “beijo” clássico e úmido com que o cão demonstra o seu amor e dedicação a nós, seria excelente para o nosso sistema imunológico.

Até agora porém, isso é ainda pura especulação. Para verificar a veracidade desta afirmação, os pesquisadores norte-americanos estão recrutando voluntários com mais de 50 anos de idade. Na primeira fase da pesquisa irão se concentrar principalmente sobre os efeitos que os cães têm sobre os idosos.

“Ao longo dos milênios, nós co-evoluímos com os cães – explicou Kim Kelly, pesquisador em antropologia, que faz parte deste estudo -, mas ninguém entende em que constitui esta relação cão-homem que nos faz sentir bem em torno dos cães. Seria somente porque eles são macios e nós gostamos de acariciá-los ou há algo mais nisso?”.

Nos próximos meses, a equipe irá analisar como a vida dos voluntários pode ser favorecida com o crescimento de microorganismos positivos em seus intestinos. Os participantes serão submetidos a três controles com métodos não-invasivos para avaliar mudanças na flora intestinal e outros indicadores de bem-estar mental. Para participar, no entanto, os voluntários não devem ter tomado antibióticos nos últimos seis meses e não devem ter vivido com outro cão.

“Nós pensamos que os cães podem funcionar como probióticos para melhorar a saúde das bactérias que vivem em nosso intestino. À essas bactérias, conhecidas como microbiotas, é atribuído um papel cada vez mais importante para a nossa saúde mental e física, especialmente com o avançar da idade, disse o médico e pesquisador Charles Raison.

Resumindo, além de ser o melhor amigo, o cão acaba por ser, muito provavelmente, até mesmo o melhor remédio para a saúde do homem. E nós sempre soubemos, no fundo, que esses focinhos úmido nos dão saúde e que não era somente mimos, o que eles poderiam nos oferecer!

Atualizamos

Um estudo de caso reportado no BMJ Case Reports conta a história de uma mulher que teve septicemia grave causada por uma bactéria (Capnocytophaga canimorsus) presente na saliva de cachorro. O caso é raro, mas existe.

Leia aqui -> Por que você não deve deixar o cachorro lamber seu rosto

Talvez te interesse ler também:

POR QUE OS CÃES INCLINAM A CABEÇA QUANDO FALAMOS COM ELES?

O SEU GATO OU CACHORRO ENCOSTA A CABEÇA CONTRA A PAREDE? CORRA PARA O VETERINÁRIO!

GATOS NO TRABALHO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...