Por que os cães inclinam a cabeça quando falamos com eles?



Alguma vez você já tentou responder a esta pergunta? Muitos de nós achamos essa atitude canina muito adorável, mas poucas pessoas sabem como explicar o que faz com que os cães inclinem suas cabeças.

Na opinião de especialistas, os cães têm uma forte empatia com os seres humanos e são muito bons em decifrar nossos movimentos e mensagens verbais.

Os cães são capazes de reconhecer algumas palavras da nossa língua e é possível que inclinem a cabeça exatamente quando falamos deles ou com eles, para ouvirem bem as palavras faladas com inflexões particulares que possam estar ligadas à hora de brincar ou de comer.

Conforme relatado em um artigo de Mental Floss, publicada na Mirror, o fato do cachorro inclinar a cabeça pode ter a ver também com a conformação da sua orelha. Embora os cães possam ouvir frequências que os seres humanos não ouvem, a sua capacidade de localizar a fonte dos sons é menos precisa que a nossa. Alguns especialistas acreditam que, quando os cães inclinam suas cabeças, estão ajustando a posição dos seus ouvidos para melhor identificar a origem de um som ou de um ruído.

Além disso, fazendo esse gesto, os cães seriam capazes também de observar melhor e ler as nossas expressões faciais. Desta forma, os cães tentam obter uma melhor visão da nossa boca e dos sinais expressivos provenientes do nosso rosto.

A inclinação da cabeça é feita instintivamente, mas se os donos respondem ao gesto como uma coisa positiva, é provável que os cães passem a inclinar a cabeça com mais frequência em busca de elogios ou de recompensas.

Muita fofura!

Leia também:

NOVA PESQUISA CONFIRMA QUE OS CÃES ESCUTAM E ENTENDEM AS PALAVRAS

OS CÃES SABEM RECONHECER A FELICIDADE E A RAIVA DOS ROSTOS HUMANOS

LAMBIDA DE CACHORRO FAZ MAL À SAÚDE?

Fonte foto: huffpost