Nova pesquisa confirma que os cães escutam e entendem as palavras


Os cães ouvem as nossas palavras, não só as nossas vozes. Os donos afirmam que seus animais de estimação entendem tudo o que eles falam. Agora, um novo estudo da Universidade de Sussex, publicado na revista Current Biology, confirma que o melhor amigo do homem elabora a informação da linguagem humana de uma forma muito semelhante à nossa, como pesquisas anteriores já haviam sugerido.

Depois de estudar mais de 250 cães, tentando entender suas respostas a uma série de comandos de voz, a equipe de pesquisadores, liderada por Victoria Ratcliffe e David Reby, descobriu que, como os humanos, os cães usam diferentes partes do cérebro para processar os componentes verbais de uma frase familiar, bem como as emoções ou a entonação.

“Embora nós não podemos dizer em que medida eles entendem a complexidade do conteúdo verbal, nosso estudo sugere que os cães prestam atenção a essa informação da linguagem humana e percebe o conteúdo de uma forma semelhante à percepção humana. Nós queremos verificar se os cães mostram estas semelhanças com os seres humanos, pelo fato fato de terem sido selecionados para responder a comandos verbais durante a domesticação humana”, diz a pesquisadora.

Os seres humanos usam principalmente o hemisfério esquerdo de seu cérebro para processar o conteúdo verbal da fala e o hemisfério direito para processar as características da voz – se é familiar, homem ou mulher – e o seu conteúdo emocional. Estudos anteriores mostraram que outros mamíferos usam áreas específicas do cérebro durante o processamento das vocalizações da sua própria espécie, mas agora se indaga as reações dos animais de estimação em resposta aos vários componentes da linguagem humana.

Em suma, se você acha que seu cachorro te entende, provavelmente é verdade. Ainda bem, pois um outro estudo ainda, sugeria que os cães entendem mais carinhos que palavras. Em ambos os casos, palavras de amor e carinho físico, não faltarão ao teu peludo 🙂

Leia também: Cães treinados para detectarem câncer podem salvar vidas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...