Na China 1000 gatos resgatados seriam vendidos como carne de porco


Aquele ditado “comer gato por lebre” é verdadeiro na China, mas em vez de lebre, come-se porco! Na China, uma operação policial resultou no resgate de aproximadamente 1.000 gatos de um caminhão que estava a caminho de um matadouro, expondo a parte mais obscura de um comércio ilegal que envolve a venda de carne felina como carne de porco ou carneiro.

Este incidente chocante para nós ocorreu após um alerta de ativistas dos direitos dos animais, que notaram a presença de muitas caixas de madeira pregadas contendo os gatos em um local próximo a um cemitério. As autoridades em Zhangjiagang, uma cidade na província chinesa de Jiangsu, agiram com rapidez e interceptaram o veículo que estava coletando e transportando os gatos capturados. Se não fosse essa intervenção, a triste realidade é que esses animais seriam submetidos ao abate e sua carne seria servida como carne de porco e cordeiro, além de ser transformada em salsichas.

Os gatos resgatados foram encaminhados para um abrigo nas proximidades, impedindo um esquema que poderia ter gerado lucros de até US$ 20.500. No entanto, o relatório não esclarece se houve prisões relacionadas a esta operação, nem se os gatos resgatados eram animais de estimação ou gatos vira-latas.

A notícia deste resgate dramático tem provocado um aumento nas preocupações relacionadas aos direitos dos animais e à segurança alimentar na China, um país que enfrentou vários escândalos de segurança alimentar no passado. Muitos defensores dos direitos dos animais e cidadãos comuns estão pedindo uma ação mais rigorosa e maior escrutínio por parte das autoridades.

O incidente reflete a necessidade premente de criar regulamentações e leis mais sólidas em relação ao tratamento de animais e à proteção dos direitos dos animais na China, especialmente em um momento em que a conscientização sobre essas questões está crescendo em todo o país.

Talvez te interesse ler também:

O que significa humanização de animais?

Governo da Coreia do Sul quer proibir o consumo da carne de cachorro

O que é especismo? Como evitar essa discriminação?

Carne de porco: pense bem antes de comê-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...