Holanda, o único país onde não existem cães de rua


A Holanda é o único país do mundo que não possui cães abandonados nas ruas. Isso se deve a um conjunto de políticas que o governo holandês implementou há muitas décadas. Uma dessas políticas é a castração gratuita de cães e também de gatos.

Outra política importante é a educação da população sobre a importância da adoção responsável de animais. O governo holandês oferece cursos e palestras sobre como cuidar de animais e também disponibiliza informações sobre como adotar animais de abrigos.

Além disso, o governo holandês tem uma série de medidas para punir o abandono de animais.  Hoje, quem maltratar ou negligenciar os animais naquele país, pode pegar até cinco anos de prisão e pagar uma multa de 90 mil euros, ou seja, quase meio milhão de reais.

A Holanda também tem um sistema de microchipagem de animais de estimação, o que ajuda a rastrear os animais perdidos ou roubados.

O governo holandês decidiu dar incentivos fiscais para pessoas que adotam animais de Ongs e abrigos, ao passo que criou altas taxas sobre a criação de animais de raça. Tal medida tem o objetivo de fazer as pessoas preferirem animais SRD em vez de comprarem animais com pedigree e alimentar a fábrica de filhotes e o comércio de animais.

Reportagem sobre a Holanda zero animais de rua

Esta reportagem dá detalhes sobre as medidas de Proteção Animal implementadas na Holanda:

Em suma, as ações implantadas na Holanda para reduzir o abandono de animais são:

  • Castração gratuita de cães e gatos
  • Educação da população sobre a adoção responsável de animais
  • Punição rígida aos maus-tratos contra os animais
  • Apoio a abrigos de animais
  • Campanhas de conscientização sobre adoção e cuidados com os  animais

Com todas essas medidas, a Holanda vem conseguido ter sucesso no combate ao abandono animal e fazer com que todos os cachorros de rua tenham um lar.

Fontes:

  1. Amor meu Pet
  2. Awebic
  3. Pembina Valley Humane
  4. Cuidado Animal

Para mais conteúdos sobre Proteção Animal veja:

Brasil desce de posição no ranking daproteção animal. O que fazer para mudar isso

México: milhares de pessoas marcham em defesa dos animais

Exploração de animais de serviço: conheça alternativas éticas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...