Os gatos veem seus donos como a mãe deles, diz estudo


Os animais são realmente os melhores amigos do ser humano? Parece que sim, mas vai além disso. De acordo com um estudo recente, os gatos enxergam seus donos como suas verdadeiras mães. Isso foi confirmado por uma pesquisa que compara o relacionamento entre os felinos e as pessoas ao vínculo formado entre um bebê e seus pais, ou entre um cão e a família que o acolheu.

Se você convive com um gato, certamente reconhece o laço especial que os une, mesmo que às vezes eles pareçam um pouco desconfiados ou até superiores em suas atitudes.

Para o gato, você é como uma mãe, e esse estudo confirma essa percepção. Talvez para aqueles que têm um ou até mesmo vários gatos, os resultados da pesquisa da Oregon State University sejam óbvios, apenas reforçando algo que eles já sabiam: o relacionamento entre o felino e seu dono é realmente especial.

Segundo os pesquisadores, os gatos se apegam tanto aos humanos a ponto de considerá-los suas mães de verdade, e no caso de terem dois donos, como se ambos fossem seus pais.

A pesquisa, publicada na revista Current Biology, apresenta uma visão mais “real” dos gatos, que costumam ser vistos como animais independentes e pouco interessados em se relacionar com os humanos, a não ser por seus próprios interesses pessoais.

No entanto, os resultados são bastante diferentes. O estudo foi realizado com 60 gatinhos, colocados em uma sala por dois minutos junto de seus tutores, depois sozinhos pelo mesmo período de tempo, e por fim, reunidos novamente.

Os resultados foram divididos de acordo com as reações que bebês (e cães) têm quando ficam sozinhos: seguros, inseguros e ambivalentes. Aproximadamente 65% dos gatos mostraram um estilo de apego seguro, exibindo sinais de preocupação quando estavam sozinhos e demonstrando um apego saudável ao se reencontrarem com seus tutores. Esses resultados parecem estar alinhados com os comportamentos observados em crianças e cães.

Essa pesquisa é mais uma evidência de que os gatos são animais afetuosos, em contraste com a crença comum de que são distantes e pouco apegados aos humanos.

Fonte: Vitale KR, Behnke AC, Udell MAR. Attachment Bonds between Domestic Cats and Humans. Current Biology. 29(18):R864-R865. doi:10.1016/j.cub.2019.08.036

Talvez te interesse ler também:

O que o sucesso dos pets nos ensina sobre o amor

Pegar o gato pelo cangote é um erro. Veja o porquê

Símbolos e significados do gato: misticismo e lições de vida

O que significa sonhar com gatos?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...