Vira-lata caramelo pode se tornar manifestação cultural imaterial do Brasil


Os vira-latas caramelo estão presentes em muitas ruas do Brasil e com certeza você já deve ter cruzado com um andando por aí.

Infelizmente, os caramelos (e claro, outros vira-latas) são os que mais estão em situação de abandono. Quando falamos de adoção, muitos ainda preferem cachorros de raça pura.

Com o intuito de incentivar a adoção dos cachorros vira-latas (sejam eles caramelo ou não), o deputado federal de São Paulo, Felipe Becari (União Brasil), apresentou um Projeto de Lei (PL 1897/2023) que visa transformar a expressão “vira-lata caramelo” em manifestação cultural imaterial do Brasil.

Acompanhe o caso:

Manifestação cultural: “vira-lata caramelo”

O vira-lata caramelo representa muito do nosso povo. Segundo Becari, na justificativa apresentada no PL, a expressão está arraigada na cultura brasileira e é “destinada a identificar um dos cachorros mais populares e amados do Brasil“.

No geral, na justificativa do PL, o parlamentar destacou que:

“….podemos dizer que os vira-latas caramelo são uma parte importante da cultura brasileira e representam muito mais do que apenas um tipo de cachorro.

…O que torna esses animais especiais é a sua mistura de raças, que resulta em uma grande variedade de características físicas e comportamentais”.

No Projeto de Lei, o deputado também ressalta a resistência desses cães a doenças, por terem menos propensão a problemas genéticos, comuns em cães de raça pura.

A justificativa ainda aponta que, apesar de muito amados, os vira-latas sofrem com o preconceito de pessoas que os consideram “menos nobres”, quando, na verdade, eles são tão inteligentes, leais e adoráveis quanto qualquer outro cachorro, seja de raça ou não.

A justificativa do PL 1897/2023, que pede apoio de outros parlamentares para que a expressão “vira-lata caramelo” se torne manifestação cultural imaterial do Brasil, completa:

“Superada a defesa da importância do reconhecimento da expressão para a cultura brasileira, urge salientar que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial ‘as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.’ Esta definição está de acordo com a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006”.

Depois de anos como símbolo informal do Brasil, chegou a hora do vira-lata caramelo mostrar seu potencial!

Você também acha que a mistura de raças, a desenvoltura, simplicidade e esperteza, que são comuns ao brasileiro, podem ser reconhecidos no nosso amiguinho caramelo?

Fonte: diariodonordeste

Talvez te interesse ler também:

“Cara de um, focinho do outro”: Bayley, a sósia do Snoopy

Fábricas de filhotes: cruzamento forçado, excesso de reprodução e sofrimento animal

As dificuldades em socorrer um animal abandonado. O que o governo precisa fazer para facilitar essa ação




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...