Eco-friendly: como ser amigo do meio ambiente?


A expressão em inglês, eco-friendly, significa amigo do meio ambiente. Em outras palavras, refere-se às práticas que visam amenizar o impacto do homem sobre o meio ambiente.

Desde que o homem criou a sociedade, suas atividades vêm impactando o meio ambiente de forma negativa, os resultados de todo esse processo a gente já conhece: o aquecimento global é uma dessas consequências.

Existem várias mudanças no dia a dia que podem fazer qualquer pessoa se tornar amigo do meio ambiente, são pequenas contribuições que você pode implementar na sua casa ou na sua empresa e que fazem toda a diferença.

Confira as principais maneiras de se tornar eco-friendly:

Faça você mesmo

Você provavelmente já se deparou com muitos tutoriais de faça você mesmo, mas não é à toa que cresceu muito, nos últimos anos, o interesse por fazer as coisas com as próprias mãos.

Essa é uma das maneiras, sem dúvida, de ser amigo do meio ambiente, principalmente porque a ideia é reutilizar objetos que poderiam facilmente ir para o lixo,como: garrafas de vidro, garrafas PET, potes de margarina ou manteiga e outros materiais que podem ter outra finalidade na sua casa ou no seu trabalho. Uma garrafa de azeite, por exemplo, pode se tornar um lindo vaso de flores ou, ainda, um pote de leite pode ser um lindo cofre ou um porta-objetos.

A ideia do faça você mesmo pode ter muita utilidade e você encontra diversos vídeos e posts de blogs ensinando a fazer coisas incríveis, use também a sua criatividade.

Invista em soluções digitais

Se você quer se tornar amigo do meio ambiente, não existe melhor alternativa do que usar ferramentas digitais a seu favor. Vamos tomar como exemplo você que costuma imprimir muitos papéis, seja em casa ou no trabalho, tem ideia o quanto pode economizar implementando alternativas digitais?

Se você tem uma empresa e gasta muito com isso, pode começar reduzindo custos e ajudando o meio ambiente utilizando apenas documentos/contratos digitais e, ainda, incluir assinaturas digitais para desburocratizar todo o processo.

Existem diversas ferramentas, atualmente, que contribuem para isso. A SmallPDF, por exemplo, é uma ferramenta digital em que você consegue fazer várias atividades com o PDF, um dos formatos mais populares de arquivos no mundo.

Com os programas de conversão de documentos online você consegue converter PDF em Word, assinar documentos digitais, transformar arquivos de PowerPoint para PDF e assim por diante. As possibilidades são muitas e você tem a chance de não só ser mais ágil no seu trabalho, como consegue reduzir custos e, claro, ser amigo do meio ambiente.

Esteja sempre atento às embalagens

As embalagens já são temas recorrentes quando se fala em ser amigo do ambiente, em ter uma atitude sustentável.

Existem várias formas de você contribuir para o meio ambiente através de embalagens, a primeira delas, é claro, é você optar ou preferir lojas que trabalhem com embalagens amigáveis e não plásticas.

Você também pode ficar atento aos rótulos dos produtos que você compra, por exemplo, se você compra um perfume, verifique se ele é amigável ao meio ambiente, se a marca testa em animais ou não, enfim, comece prestando atenção nas marcas e como que elas estão comprometidas em ajudar o meio ambiente.

Isso pode fazer você também ter a oportunidade de cobrar de grandes empresas ou até de marcas até menores uma nova atitude.

Evite o consumismo exagerado

Claro que a nossa sociedade prega o consumismo, estamos rodeados de propagandas e isso faz com que a nossa mente esteja propícia a comprar mais todos os dias.

Mas será que você sempre precisa comprar aquilo ou você se sente influenciado pela propaganda e pelo marketing? Uma blusinha nova, por exemplo, você pode encontrar em um brechó ou se você tem aquela blusinha que já está um pouco surrada, pode dar uma nova repaginada nela com uma algumas dicas de costureira ou dar outro destino.

Existem várias maneiras de você reutilizar o que tem, dar uma cara nova e, assim, evitar que haja desperdício ou que o meio ambiente seja impactado.

Como você percebeu, são pequenas atitudes que fazem a diferença no final das contas. Pequenas mudanças no dia a dia permitirão um meio ambiente um pouco melhor, não que isso em você já seja suficiente, mas é o início de uma era mais consciente e esse é objetivo de ser amigo do meio ambiente.

Talvez te interesse ler também:

O que fazer com sobras de leite, inclusive quando azeda?

FUNCIONA! Celular molhou, o que fazer? Coloca no arroz!

Bucha vegetal: resgate essa maravilha, ajude o meio ambiente. Veja benefícios e como usar




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...