10 eletrodomésticos que mais gastam energia ainda que desligados


Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que aparentemente estão desligados, mas que são capazes de consumir muito mais energia do quanto pensamos. Nossas casas estão cheias deles. No entanto, é possível economizar energia e reduzir seu impacto ambiental simplesmente desativando-os.

O consumo de energia ocorre mesmo que os aparelhos estejam em modalidade stand-by, ou seja, em modo de espera.

Neste caso, a energia vem a ser consumida seja pelos alimentadores que transformam a corrente elétrica de alternada em contínua, quanto pelos sensores que esperam por um sinal dos teclados ou dos displays para se ativarem, ou ainda pelos sensores que indicam o estado do aparelho, sem mencionar que um dispositivo em modo de espera consome energia, especialmente se se tratar de aparelhos conectados à rede e aos sistemas sempre ativos, como são os alarmes, por exemplo.

O consumo médio de dispositivos em stand-by é de cerca de 305 kWh por habitação a cada ano, o equivalente a 11% do consumo total de eletricidade de uma casa, conforme uma pesquisa feita na Europa. Praticamente, mediamente falando, um décimo da energia que consumimos, poderia ser economizada.

Entre os dispositivos que mais consomem energia estando “desligados”, ou em stand-by, estão:

Desktop

computador

Em nossas casas, bem como nos escritórios, os computadores ficam ligados o dia todo. No entanto, nem sempre estão sendo usados.

Cafeteira elétrica

Se você não estiver fazendo café, você deve tirar a cafeteira da tomada porque a máquina de café consome um pouco mais de 1 watt por hora quando não está em uso.

Console de jogo eletrônico

Consome cerca de 1 W se estiver desligado, mas conectado. E se estiver ligado, o consumo sobe para 23,3W.

Decodificador de TV

O decodificador de TV (set-top box) quando não está em uso, permanece em modo de espera. Este é um desses dispositivos que de fato sempre consome energia.

Microondas

foto

É um dos aparelhos que mais consomem energia, cerca de 3,08 W / hora, mas se deixarmos a sua porta aberta ele pode consumir até 25,79 W.

TV de projeção traseira

Esse tipo particular de TV (que produz as imagens em telas de grandes proporções) pode consumir muita energia.

Carregador de celular

carregador

Muita gente faz isso: coloca o celular pra carregar enquanto dorme, o celular fica carregando muito além do necessário e gastando energia idem.

Telefone sem fio

O telefone sem fio é um outro dispositivo que pode ficar ligado por toda a vida sem que percebamos esta inutilidade, e pode consumir até 2.9W / hora.

Equipamentos de áudio

Estes dispositivos podem atingir um consumo de 14.4W / hora. Eles quase nunca ficam desconectados.

Laptops

tablet

Eles estão quase sempre conectados à corrente e seu consumo de energia pode atingir até 8,9w / hora em modalidade repouso ou hibernação até 15,7 W.

Como reconhecer os produtos que mais consomem no stand-by?

Quase todos os produtos que possuem uma fonte de alimentação externa, um controle remoto, um display sempre ligado (ou uma LED acesa) ou carregando baterias, consomem energia de forma contínua.

O QUE FAZER?

Sempre retire os aparelhos da tomada ou compre um multiplicador de tomadas (tipo de benjamim com interruptor liga-desliga) para desligá-los todos de uma vez, sempre que você não os estiver usando.

Talvez te interesse ler também:

AR-CONDICIONADO: 7 ERROS A EVITAR PARA PODER ECONOMIZAR ENERGIA

ENERGIA: SAIBA COMO POUPAR NO BOLSO OS RECURSOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...