Quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia?


Poupar energia é uma das principais preocupações do cidadão comum nos dias de hoje. Se pretende diminuir o seu consumo, o simulador Comparamais descreve aqui quais são os eletrodomésticos que gastam mais.

Sabia que cerca de 55% da energia gasta nas nossas casas é da responsabilidade dos eletrodomésticos? Pois, muitas vezes estão a consumir eletricidade sem estarem a ser usados. A forma mais fácil de solucionar o problema seria comprar eletrodomésticos com classe energética mais elevada (a classe A+++), uma vez que o seu consumo energético é mais reduzido.

No entanto, se não tem condições financeiras para mudar o equipamento, saiba como reduzir o consumo de eletricidade dos eletrodomésticos. Apresentamos-lhe quatro dos seis eletrodomésticos que deve tomar especial atenção:

Frigorífico

É o eletrodoméstico que gasta mais energia. É o responsável de 25% a 30% dos gastos da conta da luz. Sabemos que é um equipamento insubstituível em qualquer lar e que fica ligado todo o dia porque é essencial. Por isso mesmo, damos-lhe algumas dicas para reduzir o consumo:

  • Evite abri-lo constantemente;
  • Não guarde alimentos quentes no frigorífico, pois a temperatura interior do frigorífico vai aumentar. O eletrodoméstico é assim obrigado a fazer um maior esforço para manter a temperatura e, portanto, originar um maior consumo de energia;
  • Instale o equipamento num local com boa ventilação e longe de fontes de calor;
  • Caso tenha um combinado com congelador, descongele o congelador periodicamente e mantenha sempre o frigorífico limpo e com as borrachas de vedação em bom estado.

Televisão

É responsável por 12% do consumo de energia em sua casa. Atualmente, é muito comum as pessoas terem várias televisões em várias partes da casa. Já imaginou o consumo feito caso tenha três televisões? Muitas vezes achamos que deixar a televisão em “stand-by” é o suficiente para poupar.

Contudo, isso é errado porque o equipamento continua a consumir energia mesmo que esteja a dormir ou fora de casa. Assim, sempre que não estiver a ver televisão, opte por desligar por completo o equipamento.

Caso tencione fazer um novo investimento, opte então por uma televisão com tecnologia LED. Esta televisão consome menos 25% do que as televisões LCD e chegam a consumir menos 40% do que as televisões plasma.

Máquina de lavar roupa

Com um consumo de aproximadamente 11% de energia, este eletrodoméstico pode representar cerca de 3% da sua conta de eletricidade. Além deste gasto, não se esqueça de que ainda apresenta outro gasto com o equipamento: a água.

Por isso mesmo, utilize sempre a máquina com capacidade máxima de roupas que é indicada e  limpe o filtro frequentemente. Outro dos fatores que o podem ajudar a reduzir o consumo de energia é utilizar também programas mais curtos e apostar em temperaturas mais baixas sempre que conseguir.

Forno

O consumo de energia faturada através do forno é cerca de 8%. O consumo não é tanto como os eletrodomésticos anteriores, mas existem na mesma opções para reduzir os gastos:

  • Mantenha sempre o forno limpo e sem gorduras. A limpeza é essencial para otimizar o funcionamento do eletrodoméstico de forma a não consumir tanto;
  • Evite abrir frequentemente a porta do forno, pois fechado consome menos: sempre que abre a porta é o equivalente a uma perda de energia de 25%;
  • De forma a aproveitar o máximo de calor residual do forno, desligue-o 5 a 10 minutos antes do fim da confeção.

Para conhecer os outros dois equipamentos que consomem muita energia, leia aqui o artigo completo.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...