10 desafios que farão você economizar dinheiro em um mês


Quantas vezes chegamos no final do mês sem um centavo no bolso? Aqui vão dez dicas para aqueles que querem economizar e melhorar a gestão de suas finanças.

Em um recente artigo publicado por Trent Hamm no The Simple Dollar, o jornalista conta sobre sua experiência mensal para economizar dinheiro. São 10 desafios de 30 dias que podem mudar a vida daqueles que não querem mais se encontrar com o vermelho da conta, todo final de mês.

Como funciona exatamente? Simples, você deve se desafiar. Hamm faz isso todos os meses, inventando sempre novos desafios. Todo mundo pode tentar, basta querer!

Então agora vejamos como mudar nossos hábitos e economizar dinheiro em apenas 30 dias.

Desafio n° 1 – durante 30 dias, prepare todas as refeições em casa

Cozinhar em casa é muito menos caro do que comer no restaurante ou no bar debaixo do escritório todos os dias. Aqueles que vivem nas grandes cidades são os que mais gastam. Uma simples salada, que você poderia tranquilamente fazer em casa, custa um absurdo. Você tem ideia de quantos produtos você compraria no supermercado com o dinheiro gasto com as refeições fora de casa? Faça as contas e comece este desafio. Serão apenas 30 dias de marmita, mais saúde e mais dinheiro no bolso. Abaixo veja algumas dicas de como preparar a marmita em casa.

Leia aqui: ECONOMIA E SAÚDE: MAIS MARMITAS E MENOS RESTAURANTES

Desafio n° 2 – por 30 dias, não compre nada de marca

Nem sempre a marca é sinônimo de qualidade, mas muitas vezes nos deixamos enganar pela publicidade. Saiba que no preço final do produto está embutida o valor gasto com a publicidade e propaganda do produto. Nem sempre o valor alto se refere à qualidade dos ingredientes ou dos materiais usados na fabricaão de qualquer coisa, desde os alimentos às roupas, passando pelos utensílios, móveis, cosméticos, etc.

Desafio n° 3 – por 30 dias, não use o cartão de crédito para compras

Os cartões de crédito são uma espécie de faca de dois gumes. É conveniente, economiza tempo, mas muitas vezes não nos dá o conhecimento do quanto dinheiro gastamos. Com o dinheiro em sua carteira, você pode realmente ver o quanto você gasta e dar mais valor às suas compras.

Desafio n° 4 – por 30 dias, não ligue a TV

Pode parecer uma ideia louca, já que estamos falando de finanças mas, de acordo com Hamm, a TV tem algo a ver com isso. Em geral, não assistir televisão impede que você veja todas as propagandas, mas não só. Desligar a TV economiza energia e ajuda você a cultivar algum outro hobby, como ler a noite ou ir dormir mais cedo para descansar melhor. Tudo isso melhora a qualidade da sua vida.

Desafio n° 5 – por 30 dias, livre-se de um item do teu armário

O seu guarda-roupas está cheio? Você tem certeza de que realmente precisa de todas essas coisas? Se a resposta for não, pense em tudo o que você possa vender de dentro do teu armário. Isso não só irá te ajudar a arrumar e organizar as coisas, como também fará você ganhar algum dinheirinho extra.

Desafio n° 6 – durante 30 dias, mantenha o ar-condicionado cinco graus menos frio do que o normal

Este é um grande desafio durante verão, mas certamente contribuirá para poupar muito e a ser mais sustentável com o meio ambiente. Use o ar-condicionado somente em caso de extrema necessidade e mesmo assim, por 30 dias, manere na temperatura. Isso também fará bem à saúde porque mudanças bruscas de temperatura (grandes diferenças entre ambiente climatizado e não climatizado), não fazem bem!

Desafio n° 7 – por 30 dias, prepare café em casa e leve-o com você em uma garrafa térmica

Uma ação muito fácil, mas se você pensar sobre isso, você economizará no final do mês. Quantos cafés você bebe na máquina do escritório todos os dias, e quantos outros no bar? Você notará a diferença imediatamente. Se no teu escritório o café for grátis, mude o desafio para o happy hour, um mês sem a cerveja do depois do expediente também ajudará a economizar. Aposte nisso que você vai sair ganhando!

Desafio n° 8 – por 30 dias, não compre itens inúteis

Experimente por 30 dias para não comprar algo que você realmente não precisa. Compre os alimentos que você precisa, compre itens domésticos somente se você precisar deles. Isso irá te ajudar a poupar o dinheiro que você pode usar para pagar algumas contas.

Desafio n° 9 – por 30 dias, faça uma lista de 10 ideias de presentes para uma pessoa especial

Este é um desafio incomum. Você pode dizer: mas fazer uma lista de compras não colocará ainda mais minhas finanças em risco? “Absolutamente não – diz Hamm – porque ter em mente todos os presentes que você precisará comprar para o aniversário de alguém ou em outras ocasiões, te ajudará a se organizar para aproveitar as promoções, ou porque não, a se preparar para fazer o presente à mão.

Desafio n° 10 – durante 30 dias, anote cada centavo que você gasta

Mantenha um pequeno caderno de bolso com o qual, toda vez que você gastar um centavo, você possa anotar a sua despesa por 30 dias completos. Seja como for, isso não só ajudará você a entender o quanto você gastou em um mês, mas se você comprou algo inútil e desnecessário.

Então, prontos para o desafio? Você pode se desafiar de qualquer outro modo, focando em se privar por um mês daquilo que você acredita que mais gasta. Outra solução é fazer a quaresma, uma tradição que pode ir muito além da religião e na verdade pode ser feita a qualquer momento. Leia mais sobre a quaresma aqui abaixo:

QUARESMA: O SACRIFÍCIO VALE A PENA INDEPENDENTEMENTE DA RELIGIÃO

Sobre economizar, leia também:

ANO NOVO COM DINHEIRO NO BOLSO: DICAS PARA ECONOMIZAR NO DIA A DIA

KAKEBO, O MÉTODO JAPONÊS PARA APRENDER A ECONOMIZAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...